#SALMO 2 – parte 3

Estudos em Salmos
Salmo 2 – “O TRIUNFO FINAL DE JESUS CRISTO” – Parte 3

3. TERCEIRA CENA: A PALAVRA DE DEUS SOBRE O MESSIAS (vv. 7-9)
7 Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: "Tu és meu filho; eu hoje te gerei. 8 Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade. 9 Tu as quebrarás com vara de ferro e as despedaçarás como a um vaso de barro".

Vimos as duas primeiras partes, sobre a rebeldia dos homens e a Soberania de Deus. Agora o texto encaminha o assunto para o Messias. O governo divino. Eis as primeiras palavras no livro dos Salmos sobre Cristo. Assunto: O decreto de Iahweh. "Tu és meu filho; eu hoje te gerei”. Duas expressões importantes que se aplicam a Jesus: 1. “Tu és meu filho”, 2Sm 7.8-16: referencia a aliança do Senhor com Davi – v.16 Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre”; 2. “Te gerei”. Criado pelo Pai, tem a mesma substância de Deus. Jesus é o unigênito de Deus.

Essa expressão é citada no NT em referencia ao nascimento de Jesus (Hb 1.5-6), Batismo (Mc 1.11; Lc 3.22) e também à sua ressurreição (At 13.33-34). Sua divindade no AT. Salmo 2.8 mostra o Seu domínio universal, Jesus "o Nome sobre todo nome" (Fp 2.9-11).

Salmo 2.9: “Vara de ferro” e “vasos de barro”, Jesus é poderoso, Ele é a vara de ferro que destrói com facilidade os vasos de barro, eis "o juízo sobre os rebeldes". Ele os aniquilará. No Juízo final, o Messias triunfará (1Co 15.24-25). Jesus vai separar os que são Seus, dos que não são. Então chegará o grande dia em que todos nós estaremos frente a frente com o Senhor e Ele julgará as nossas obras. Em João 3.18 diz: “Quem Nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”.

Perceba que você só tem uma opção, a de crer, pois se não crê, já está condenado, e a razão é por não crer no nome do unigênito Filho de Deus. Você crê no Messias? Você crê em Jesus? Creia em Jesus, o Messias, o Cristo.

No amor de Cristo Pr Paulo Berberth

Já vimos:
1. PRIMEIRA CENA: A FÚRIA E REBELIÃO CONTRA DEUS (vv. 1-3)
2.  SEGUNDA CENA: A SOBERANIA DE DEUS (vv. 4-6)
3. TERCEIRA CENA: A PALAVRA DE DEUS SOBRE O MESSIAS (vv. 7-9)
Ainda falta...

4. QUARTA CENA: O APELO DO MESSIAS (vv. 10-12)

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...