#SALMO 2 – parte 1

Estudos em Salmos
Salmo 2 – “O TRIUNFO FINAL DE JESUS CRISTO” – Parte 1

Introdução
Este é um salmo Messiânico (anuncia a Cristo). O tema central é a Vitória do Messias. O salmo 1 fala dos dois caminhos: dos justos e dos injustos. E o Salmo 2 fala como Deus julga e trata os quem andam em ambos os caminhos. O caminho dos justos, “os que confiam Nele” (v.12c). E o dos ímpios, "os rebeldes que tramam contra o Senhor" (vv.1-2). A vitória do Messias (Jesus Cristo), é certa!

O Salmo 2 progressivamente, dirige seu foco poético sobre 4 CENAS relacionadas ao motim da humanidade contra Deus.

1. PRIMEIRA CENA: A FÚRIA E REBELIÃO CONTRA DEUS (vv. 1-3)
2.  SEGUNDA CENA: A SOBERANIA DE DEUS (vv. 4-6)
3. TERCEIRA CENA: A PALAVRA DE DEUS SOBRE O MESSIAS (vv. 7-9)
4. QUARTA CENA: O APELO DO MESSIAS (vv. 10-12)

Vamos analisar este Salmo e cada uma destas cenas, "O Triunfo Final De Jesus Cristo".

1. PRIMEIRA CENA: A FÚRIA E REBELIÃO CONTRA DEUS (vv. 1-3)
1 Por que se amotinam as nações e os povos tramam em vão? 2Os reis da terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido, e dizem: 3 "Façamos em pedaços as suas correntes, lancemos de nós as suas algemas!".

A rebelião humana. "Por que se juntam e tramam em vão?". Os verbos dão uma ênfase importante ao texto: “amotinar”, “tramar”, “levantar” e “conspirar”. Eles se juntam, se reúnem, para fazer um motim contra Deus. Muitos não querem aceitar o propósito divino, se acham autônomos e autossuficientes. A história humana é feita de desastres e violências. Sem Deus, o homem fica desorientado, se corrompe e faz muitas besteiras.

Há homens que não querem Deus, isso acontece quando a rebeldia, a prepotência, o ódio, a ganância, a soberba e o orgulho tomam seus corações e os dominam, tornam-se escravos e cegos, por isso, preferem...
1. Barrabás a Cristo: "Soltem Barrabás... crucifica-o! crucifica-o!..." (Mt 27.20-23).
2. César a Cristo: "Não temos um rei a não ser César..." (Jo 19.15).
3. Dinheiro a Cristo: Judas disse - "O que me darão se eu o entregar? E eles lhe fixaram o preço: trinta moedas de prata" (Mt 26.15).

Interessante, ainda hoje há muitas pessoas “revoltadas com Deus”. Será mesmo que é com Deus? O mais irônico é que quando você conversa com algumas dessas pessoas, conseguimos chegar à conclusão de que na verdade elas estão decepcionadas com pessoas, com instituições, com situações que aconteceram no passado e Deus não tem culpa disso. Na igreja percebemos pessoas apegadas às formas de culto (liturgia), gostos pessoais (se não for do jeito que elas gostam, ficam chateadas e ameaçam sair da igreja). Mas saiba que Deus está olhando para isso e Ele não deseja crentes assim. Isso não agrada a Deus. E pessoas assim apenas atrapalham a obra e não contribuem com nada. Fazem os motins, se reúnem, e se unem (mesmo que sejam adversários), por conta de coisas que não concordam, se unem pelo mal. E historicamente, foi assim que várias igrejas foram divididas.

  • Portanto, escolha a obediência, não a rebelião. Escolha a edificação não a desconstrução.

No amor de Cristo Pr Paulo Berberth

Comentários

  1. Parabens por esses estudos. Estou aproveitando-os nos estudos com pequenos grupos.
    abraço.
    Pr. Paulo Avots

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pr Paulo Avots, fico muito feliz por de alguma maneira poder contribuir com o seu ministério. Deus continue abençoando a sua vida, seu ministério e família.
      Abraços, no amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

      Excluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...