#Salmo 1 - parte 2

 Estudos em Salmos
Salmo 1 – “OS DOIS CAMINHOS” – Parte 2

2. O CAMINHO QUE CONDUZ À REALIZAÇÃO
Nós vimos que o caminho do ímpio é bem triste, lastimável. Mas o caminho do justo conduz à realização. Bem-estar crescente. Bênçãos do Senhor espera por ele. Vamos ver 5 aspectos deste caminho.

Versículos 2-3: 2pelo contrário, seu prazer está na lei do Senhor e na sua lei medita dia e noite. 3 Ele será como a árvore plantada junto às correntes de água, que dá fruto no tempo certo e cuja folhagem não murcha. Tudo que ele fizer prosperará”.

1 – O justo tem Prazer na lei do SenhorEle “não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. O prazer do justo está na lei do Senhor e na sua lei medita, estuda, busca as respostas e as orientações para todas as situações de sua vida. A Palavra de Deus é quem rege sua vida. O Justo será feliz. Que rege nossas vidas? Outras fontes ou Deus é quem nos guia através de Sua Santa Palavra?

2 - O justo tem ProvisãoEle é como árvore junto ao rio. Ali ele encontra tudo o que precisa para sua provisão. O outro está no deserto. Terra boa ou ruim. Onde você vive?

3 - O justo tem Estabilidade, Constância Ele dá o fruto na estação própria. O que plantamos nós colhemos, o justo terá seu fruto e seu fruto além de vir no tempo certo sempre, será frutos bons. O justo é estável, é constante, mas há crentes que tem uma vida como a “montanha russa", sobe e desce, vive muitas emoções e quando acaba não se tem nada além de um suspiro, UHH acabou! Ora está bem, ora não. Nunca sabe se terá fruto, pois não tem estabilidade de vida.

4 - O justo tem Vitalidade Ele tem boa saúde, tem vida, uma vida boa e saudável. Suas folhas não caem, não enfraquecem, não murcham. Infelizmente nós encontramos muitos crentes murchos, Deus não deseja isso para seus filhos. Isaías 40.29-31: 29 Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. 30 Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; 31 mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”. O justo, no Senhor é fortalecido dia após dia.

5 - O justo tem Prosperidade - “Tudo que ele fizer prosperará”. Uma certeza, Tudo! Não é metade e não existe um “será” e nem um “se”, ou “talvez”. É promessa de Deus. As portas se abrem para o Justo porque ele está com DEUS e Deus com ele. Temos o exemplo de José, Gênesis 39. 2-3,21-23: 2 O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio (Potifar). 3 Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava”... Depois quando foi preso: 21 mas o Senhor estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro. 22 Por isso o carcereiro encarregou José de todos os que estavam na prisão, e ele se tornou responsável por tudo o que lá sucedia. 23 O carcereiro não se preocupava com nada do que estava a cargo de José, porque o Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava”. A verdadeira prosperidade é espiritual. E só podemos prosperar se Deus estiver conosco.

·         Você anda com Deus? As pessoas notam isso na sua vida? Que caminho tem trilhado?

CONCLUSÃO
“Bem-aventurado aquele...” (v.1). Como ser feliz não apenas hoje, mas por toda vida? A felicidade é subproduto da santidade. Santifique-se no Senhor. O Saltério começa exaltando a Palavra de Deus. Obedecendo-a, o homem se realiza, ele será feliz. No fim, Iahweh conhece seu caminho. O caminho do Justo é muito bom e o aproxima mais e mais de Deus. Dois caminhos. Ebal e Gerizim, vida e morte, luz e trevas, Cristo e sem Cristo.

Há o caminho errado (Pv 14.12). Há um caminho bom (Jo 14.6). Escolha o caminho correto. Ande por ele. Você nunca se arrependerá, e terá um bom futuro, mas lembre-se “a escolha é totalmente sua”. Que caminho irá trilhar?


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...