Qual a tua esperança?


2ª Timóteo 4 – Qual a tua esperança?
Mensagens em 2 Timóteo – Igreja Batista Central de Cascavel 
(16/08/2015 – Domingo/Manhã)

v.8.: “Já agora a coroa da justiça me está reservada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele DIA; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda”

Introdução
Qual tua esperança? O que vocês esperam de Deus e na Eternidade? Vocês pensam na eternidade? Há uma grande realidade, nós invertemos as coisas: “Vivemos o passageiro como se fosse eterno”.

O apóstolo Paulo noutra ocasiçao disse que nós não somos daqui, “nossa pátria, nossa cidadania está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo”. E disse ainda que se a nossa esperança está somente direcionada para esta vida, estes homens são os mais dignos de compaixão (1 Coríntios 15.19)

Você já se perguntou porque o apóstolo Paulo tinha tanta convicção de que receberia tal coroa? A coroa da justiça! Ah... com certeza Paulo conhecia a parábola dos talentos, ensinada por Jesus, e as palavras àquele que multiplicou seus talentos foram: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu Senhor!’ (Mateus 25.21).

Paulo tinha esta convicção porque para ele “o viver é Cristo”.  Tinha convicção, pois vivia de maneira coerente, em Atos 20.24 disse: “Em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus”. O que ele mais desejava era completar a sua carreira e o ministério pelo qual foi chamado para realizar e por ser coerente, anos depois no final da sua vida afirmou: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”. E assim Paulo resume seu ministério...

·         Combati o bom combate (Competi, Lutei, me esforcei, fiz o máximo, dei o melhor de mim mesmo, fiz de tudo pelo Evangelho). Muitos querem receber a coroa, mas nem todos querem combater o bom combate. Como tem lutado? – Sem dedicação e esforço não lutamos.

·         Completei a carreira (Terminei, Finalizei, Levei ao fim, Cheguei no alvo). Há aqueles que possuem uma “Ótima iniciativa, mas uma péssima acabativa”. Começam empolgados, mas desistem logo. Não chegam ao final de nada. Não termina o que começou. Não é perseverante. Quando Deus lhe dá oportunidade de realizar alguma obra, você vai até o final?

·         Guardei a fé (Perseverei, Mantive a fé, Me Mantive vigilante, não vacilei, não troquei a fé por vãs filosofias). A Bíblia diz que o amor de muitos se esfriará, Jesus mesmo perguntou: “acaso quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?” (Lucas 18.8). Por várias ocasiões Paulo traz à memória de Timóteo os ensinos da verdade da qual ele não deveria se desviar e abandonar, mas ser fiel e manter-se firme.

Então no v.8, o apóstolo Paulo mostra toda sua esperança, sua convicção diz ele: “Já agora a coroa da justiça me está reservada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele DIA; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda”

Não sei vocês, mas eu quero receber esta coroa, este será o mais excelente galardão. Um dia estaremos frente à frente ao Justo juiz, penso: O que lhe ofereceremos? Quais frutos estamos gerando hoje para entregar ao Senhor na eternidade? Você, deseja receber a coroa da Justiça?


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...