Filipe e o Eunuco


EVIDÊNCIAS DE UM CORAÇÃO COM SEDE DE DEUS
Mensagem do dia 28/03/2015 (Sábado/Noite) 
Aniversário da Igreja Batista Monte Moriá Cascavel
Texto: Atos 8.26-40 “Filipe e a conversão do eunuco etíope”

INTRODUÇÃO
O Evangelho estava avançando. Primeiro os judeus, depois os Samaritanos, que eram de sangue mestiço, e agora os Gentios. O etíope e Cornélio são representantes deste 3º grupo. Eram gentios que se simpatizavam e estudavam o judaísmo, mas que ainda não tinham se tornado prosélitos. O quarto grupo eram os pagãos, aqueles sem qualquer experiência com Deus, estes deveriam ser alcançados também pelo Evangelho.

É interessante pensar sobre as pessoas que se denominam “filhos de Deus”. Há aqueles que dizem conhecer a Jesus Cristo, são meio que simpatizantes ao cristianismo, mas não o vivem e se perguntarmos algo um pouco mais profundo, percebemos claramente que seu conhecimento é raso e insuficiente até mesmo para compreenderem o propósito da Salvação.

É a mesma coisa dizer que conhecemos a presidenta “Dilma”, todos nós a conhecemos, mas quem de nós poderia afirmar ter intimidade com ela? Quem poderia dizer que é amigo(a) dela? Acredito que ninguém de nós. Nós a conhecemos da televisão, do jornal, da internet, contudo não temos intimidade com ela. Assim acontece com Jesus, muitos o conhecem de ouvir falar, até admira seus ensinos, mas não o tem em sua vida, não são íntimos de Cristo. Ele deseja ter intimidade conosco, Ele deseja ser o nosso Amigo, o melhor amigo. Então, você conhece a Jesus Cristo de verdade? Você poderia dizer com toda convicção: Sou amigo de Jesus! Poderia?

Gosto de dizer que na obra de Deus “Tudo começa no dispor”. E Filipe se dispôs para contribuir com a obra de Deus. v. 26:  “Levanta e vai...”. De Jerusalém para Hebrom e depois para o oeste, para o litoral de Gaza (Pouca gente passava por aquele caminho). O que fez Filipe? v. 27: “Ele se levantou e foi”. Obediência. Uma pessoa que não conhece a Jesus em intimidade só poderá conhecÊ-lo se o seu coração estiver aberto para a mensagem do Evangelho. E como esta pessoa ouvirá a mensagem se  alguém não se dispor para falar? Alguém precisa responder ao chamado, se levantar e ir. Filipe se dispôs. Nós vamos ver 4 EVIDÊNCIAS DE UM CORAÇÃO COM SEDE DE DEUS.

1ª Evidência: Um coração com sede de Deus
BUSCA POR DEUS (v. 27):
“27 No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes”.

O Etíope Eunuco: Eunuco pode se referir a um homem emasculado (castrado); Pela lei judaica, tais pessoas eram proibidas de entrarem no templo (Dt 23.1), embora Isaías 56.3-8 oferecesse para eles uma situação melhor no futuro. Eunuco pode tratar-se também de um “oficial”, um “tesoureiro”, um “secretário” ou “camareiro”. Os eunucos eram empregados pelos reis orientais para tomarem conta dos aposentos dos príncipes e das princesas e até mesmo de seus tesouros.

Aqui, este homem como o próprio texto nos revela era “... um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes”. Candace, provavelmente não era seu nome, era um título dado à rainha, como Faraó e César. A Etiópia nesta época era um grande reino localizado no sul do Egito, hoje conhecido como Sudão e não a Etiópia moderna. Então este homem era oficial da rainha.

“Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus”. Um coração com sede de Deus, busca a Deus. Vai até Deus. Deus sempre vai às pessoas, Deus toca as pessoas. O desejo de Deus é que todos sejam salvos. O grande problema é que boa parte das pessoas que não tem sede por Deus, estão com um coração duro, obstinado, cético e não querem saber de Deus. Não O reconhecem como Deus. Este etíope era no mínimo temente a Deus, fora à Jerusalém para adorar a Deus.

Mas como adorar a Deus em Jerusalém se por ser eunuco não poderia sequer entrar no templo?

Aqui aprendemos uma lição importante: “Deus não quer robôs que o adorem, muito menos falsidade na adoração, Ele está em busca de adoradores que o adorem em Espírito e em Verdade” (Jo 4.24).  Ele não está preso nem na cidade (Jerusalém), nem no templo. Sua morada é o coração de todos aqueles que o aceitam como Senhor e Salvador.

Outro problema comum é que há milhares de pessoas que BUSCAM A DEUS noutras fontes, mas não existe outras fontes, assim como não existem outros deuses. Jesus Cristo disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6). Meus queridos, Jesus um dia voltará para buscar aqueles que são teus, Creia...
  • Jesus é o Caminho à “sem o Caminho não há para onde ir”.
  • Jesus é a Verdade à “sem a Verdade não há como saber”. 
  • Jesu é a Vida.... à“sem a Vida não há motivos para viver”.

Não há vida longe do autor da vida. Não há vida sem Jesus! Mas posso dizer com certeza que existem muitos caminhos que conduz o homem à morte, mas apenas um que conduz à vida. Por isso, um coração com sede de Deus, busca a Deus para adorá-lo.
þ  Você tem buscado a Deus? Ou tem buscado outras fontes? Busque a Deus!

2ª Evidência: Um coração com sede de Deus
APEGA-SE A PALAVRA DE DEUS (vv. 28-33)
“28 de volta para casa, sentado em sua carruagem, lia o livro do profeta Isaías. 29 E o Espírito disse a Filipe: "Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a". 30 Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: "O senhor entende o que está lendo?" 31 Ele respondeu: "Como posso entender se alguém não me explicar?" Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado. 32 O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura:
"Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca. 33 Em sua humilhação foi privado de justiça. Quem pode falar dos seus descendentes? Pois a sua vida foi tirada da terra".

Deus falou através do profeta Jeremias: 13 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.  14 Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte (Jr 29.13-12a).

Depois que a pessoa busca por Deus, ela o encontra, e passa a se interessar por SUA Palavra (A Bíblia). O v. 28 diz que o eunuco estava sentado em sua carruagem e lia o profeta Isaías. E o Espírito Santo dá a ordem (vv. 29-30) “Vai até lá”. E Filipe correu atrás da carruagem e ouviu que o homem lia o profeta Isaías e perguntou-lhe: Entende o que estás lendo?”

Quando me converti, li a Bíblia em menos de um ano, estava com muita sede e aprender, mas no inicio nós temos muitas dificuldades para compreender a mensagem da Palavra de Deus e por isso precisamos de ajuda. O eunuco não pensou duas vezes e disse: “Como vou entender, preciso de alguém para me ensinar” (v.31). E pediu que Filipe subisse e se sentasse ao seu lado. A passagem que o eunuco estava lendo era a de Isaias 53.7-8. Bela passagem que os judeus desprezam, porque no fundo sabem que o servo sofredor de Isaías 53 é Jesus, o Cristo, o Messias prometido.

Qual a importância da Bíblia em sua vida? Quanto tempo você gasta Lendo e estudando ela? Não ler a Bíblia é decidir não ouvir a voz de Deus. A Bíblia é viva e eficaz. Ela é poderosa para salvar, para educar, para corrigir, para aconselhar, para instruir, para dar direção, para mostrar quem nós somos e como nós estamos diante de Deus e das pessoas. Ela nos exorta, nos anima, nos traz paz, alegria, esperança, convicção e vida. Como diz o salmista: “É lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos” (Salmo 119.105).

Eu amo a Bíblia e você? Devemos valorizar a Bíblia e a liberdade que temos. Muitos países não tem sequer uma só palavra traduzida em sua língua. Muitos irmãos são proibidos de ler, de estudar e ainda mais de pregar a Bíblia publicamente. Nós temos esta liberdade e este privilégio. Nós valorizamos isso? O Brasil é um dos países que mais literaturas produzem sobre Jesus e muitas versões bíblicas, mas também podemos considerar um pais analfabeto biblicamente falando.

Um coração com sede de Deus apega-se a palavra de Deus
þ  Você tem se apegado a Palavra de Deus? Ou lê ela lá... de vez em quando

3ª Evidência: Um coração com sede de Deus
ABRE A MENTE PARA CRISTO (vv. 34-35)
“34 O eunuco perguntou a Filipe: "Diga-me, por favor: de quem o profeta está falando? De si próprio ou de outro?" 35 Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus”.

O etíope buscou por Deus, se interessou pela Palavra de Deus, mas agora ao ler Isaías veio uma dúvida sincera, sincera porque há pessoas que perguntam para nos provar, testar, mas não por querer saber de fato – como disse, o etíope buscou por Deus, se interessou pela Palavra de Deus e agora está abrindo sua mente para a resposta, v. 34: “Por favor, de quem o profeta está falando isso? De si mesmo ou de outro?”.

A Mensagem da obra de Cristo vai se encaixando aos poucos em nossa mente e neste momento ainda o etíope não havia compreendido ela plenamente. Lembro-me de quando comecei a ter contato com a Palavra de Deus e com o Evangelho, algumas coisas não me faziam sentido algum. A mensagem da Cruz era de fato loucura, “COMO ACREDITAR QUE POR CAUSA DE UM HOMEM QUE VIVEU SEI LÁ QUANTOS ANOS ATRÁS, QUE FOI FEITO DO BARRO E PECOU, NASCI CONDENADO POR ISSO, E A MORTE DE JESUS PODE ME SALVAR DA CONDENAÇÃO ETERNA”. Todavia aos poucos, e em um belo dia eu compreendi o propósito da Salvação e para isso além da ação do Espírito Santo, tiveram algumas pessoas importantes em minha vida que me explicaram a mensagem do evangelho.

Filipe fez a parte dele: “... passou a falar ao eunuco começando por essa passagem, anunciou-lhe o evangelho de Jesus” (v.35). Aquele homem estava com a mente aberta para ouvir as explicações de Filipe. O grande erro das pessoas que ainda não se renderam a Cristo é ter uma postura cética, arrogante e presunçosa em relação ao Evangelho. Estão ainda, com os corações endurecidos e a mente fechada para experimentar a vontade de Deus para suas vidas.

Um coração com sede de Deus abre a mente para Cristo
þ  Sua mente está aberta para essa mensagem? Ou você continua duvidando, continua com o coração e mente endurecida. Abra sua mente e coração para a Palavra de Deus e para Cristo.

4ª Evidência: Um coração com sede de Deus
COMPROMETE-SE COM CRISTO ATRAVÉS DO BATISMO (vv. 36-38)
“36 Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: "Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado?" 37 Disse Filipe: "Você pode, se crê de todo o coração". O eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou”.

O eunuco buscou por Deus, interessou-se pela Palavra de Deus, abriu sua mente e coração para Cristo e para a sua mensagem. Qual o próximo passo? O compromisso. Muitos não querem se comprometer, querem apenas ser expectadores. É como aquela história da galinha e do porco, para fazer um X TUDO a galinha participou, mas o porco comprometeu-se. A Galinha deu o ovo, o porco a própria vida, bacon.

O primeiro passo depois da conversão para demonstrar publicamente a nossa fé e compromisso com Cristo é através do Batismo. O Batismo é uma Ordenança do Senhor JESUS. Ordenança é aquilo que Jesus ordenou que nós fizéssemos e serve como simbolismo (Batismo), ou memorial (Ceia), de determinadas verdades espirituais. Por isso o cristão obedece.

O Batismo não salva nem perdoa pecados é apenas um símbolo. O que muda é que você passa a ser um “pecador molhado”, continuará (infelizmente) pecando. Contudo é um símbolo muito importante para todo cristão, pois é um ato de obediência à Palavra de Deus tanto daquele que é batizado como da parte da Igreja que através dos seus oficiais (Pastores) realiza o batismo.

Qual o significado do batismo? O Batismo significa literalmente “IMERGIR”, “MERGULHAR”, este é o significado da Palavra batismo. O seu símbolo é importante, pois ao passar pelas águas, estamos dizendo publicamente com este ato:

     Que morremos para o mundo, para nossos desejos pessoais;
     E ao se levantar estamos dizendo que teremos uma vida nova, viveremos daquele momento em diante em Cristo e para Cristo, procurando agradá-lo, honrar e glorificar seu Nome;
      E por último, estamos dizendo que serviremos a Cristo naquela igreja local, a igreja que você escolheu para servir ao Senhor de todo o coração, pondo à disposição os seus dons e talentos.

Mas só é batizado quem já compreendeu a mensagem do Evangelho e se converteu a Cristo. Quando existe alguma pendencia na vida, antes é preciso acertar, resolver. Por isso que nas igrejas batistas existem os cursos para batismos, ou de doutrinas, para que a pessoa compreenda de fato o que é o batismo as outras doutrinas e como deve ser a vida cristã em sua prática, comportamento, pensamento, ação, fala enfim... como deve ser a vida do cristão à LUZ da Bíblia.

O eunuco compreendeu o evangelho tanto é que ao passarem por um local onde havia água perguntou a Filipe: "... Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado?" Disse Filipe: "Você pode, se crê de todo o coração". O eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Parando a carruagem “Filipe o batizou” (vv. 36-38).

Um coração com sede de Deus compromete-se com Cristo através do batismo.
þ  Você crê em Jesus como seu único e suficiente Salvador? Você já fez este compromisso?
þ  Morrer para o Mundo, Viver em Cristo, para Cristo e Servir na Igreja Local.

CONCLUSÃO
Um coração com sede de Deus...
1. Busca por Deus;
2. Apega-se a Palavra de Deus;
3. Abre a mente para Cristo; e
4. Compromete-se com Cristo através do batismo. 

“Após o batismo, o eunuco não viu mais Filipe e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho” (v.39).

O evangelho de Jesus Cristo trás alegria, trás satisfação e Vida Nova. O Evangelho transforma vidas. Transformou a minha e a de alguns que estão aqui nesta noite e pode transformar a sua também. Jesus morreu na Cruz por você e por mim também. Ele deseja ser seu amigo e Não existe nada melhor do que ser amigo de Deus.  Após ouvir esta mensagem, você compreendeu o propósito de Deus para sua vida? Quero saber se você quer ser um coração com sede de Deus? Você deseja entregar sua vida para Jesus? Quero Orar por sua vida.

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...