É Irrelevante, Atrapalha ou Edifica?


É Irrelevante, Atrapalha ou Edifica?

"O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos... Assim, há muitos membros, mas um só corpo" (1 Coríntios 12.14,20)

O chuveiro lá em casa está com um pequeno defeitinho, cai dele uma gota gelada. É muito interessante, o chuveiro tem vários furos e sai um boa quantidade de água, mas aquela única gota gelada é sentida e incomoda a gente, como pode isso? Pensando nisso, comecei a refletir a respeito de como é o corpo de Cristo, a Igreja do Senhor.

Somos muitos membros, mas um só corpo. Assim como uma única gota se destaca em meio a muitas de um chuveiro, uma única pessoa pode ser notada também de várias formas dentro do corpo de Cristo, de maneira positiva ou negativa. Ela pode ser Irrelevante, tanto faz como tanto fez! Ela pode atrapalhar ou pode edificar o corpo.

Claro que há vários fatores para isso, personalidade, caráter, temperamento, dons, talentos, qualidades ou defeitos. Há pessoas que são bênçãos e outras que causam problemas. Assim é a igreja, feita de pessoas, pessoas imperfeitas que Deus resgatou para transformá-las dia após dia em pessoas melhores.

Tem gente que é fraca na fé e muitas vezes não tem forças para lutar e superar suas dificuldades e crises pessoais, precisa de ajuda, de apoio e suporte para ser fortalecida. Há pessoas que são imaturas, suas atitudes, comportamentos e pensamentos muitas vezes não são as mais adequadas, elas são como crianças na fé, muitas vezes não tem estrutura espiritual para compreender certas coisas, ainda precisa do leite e não consegue digerir o alimento sólido (cf. 1Co 3.1-2; Hb 5.12-13;  1Pe 2.2), o amadurecimento depende de cada um na medida em que permite a ação de Deus, por isso, precisa haver paciência e tolerância no corpo de Cristo, uns com os outros.

Há também no corpo de Cristo muitas pessoas machucadas, decepcionadas. Elas precisam de carinho, de compreensão, de amor e atenção, mas precisam de ajuda também. Assim como as pessoas melindrosas, que qualquer coisinha a deixa chateada, emburrada e muitas vezes, abandona as poucas coisas que fazem na igreja. Com essas pessoas, precisamos ter muita sabedoria para saber o que falar e como falar e muitas das vezes, nem falar nada.

Há mais tipos de pessoas, os orgulhosos, os soberbos, os hipócritas, os fofoqueiros, assim como também os íntegros, os que dão bons frutos, os que edificam o corpo, os que trabalham muito. Há os que ajuntam e os que espalham. A igreja é de Jesus.  Nela não há melhores e nem piores aos olhos Dele, há apenas pessoas diferentes. Todos são necessários e um precisa do outro. Todos são importantes para o Reino do Senhor. Cada um com seu dom e talento, cada um no ministério que Deus o chamou. Incrível que muitos formam um só corpo, muitos que são um em Cristo.

Portanto, independente de quem seja, precisa haver no seio da Igreja, a compreensão que o apóstolo Paulo ensinou aos corintos: “Há muitos membros, mas um só corpo, um precisa do outro. Deus uniu a todos e não faz acepção de pessoas, sejam fortes ou fracos e os uniu a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros. Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele. Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo” (Cf. 1Co 12.20-27). É assim que as coisas deveriam acontecer.

Como aquela única gota é sentida, no corpo um só membro pode ser totalmente irrelevante, ele pode atrapalhar, mas também pode edificar sendo bênção, nós somos como essa gota, quais efeitos causaremos no corpo? Pense nisso!


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

  1. Acho muita viagem essa idéia do pingo gelado(chato) kkkkk
    Mas entristece quando esse pingo prejudica o corpo dando mancada, porque se eu sou o dedinho do pé no corpo e estou vacilando
    A caminha que foi proposta é retardada por minha culpa

    ResponderExcluir
  2. O pingo d'agua é chato
    (Não me interprete mau)
    Kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...