Olhando para Jesus e Celebrando o Natal

Olhando para Jesus e Celebrando o Natal

Mensagem do dia 21/12/2014 (Domingo/Noite) 
Igreja Batista Monte Sião – Londrina PR
“A Cruz de Cristo” – Gálatas 2.20

 

INTRODUÇÃO

“Olhando para Jesus e Celebrando o Natal”. Eu quero propor uma mensagem que não vamos falar sobre o Natal especificamente, iremos falar sobre a CRUZ de Cristo, sobre o significado real de ser cristão, a implicância do Natal na vida do cristão. Porque o cristão celebra o Natal? Que tipo de cristianismo existe hoje? Que cristianismo a Bíblia propõe que vivamos?

 

Jesus nasceu, cresceu, vivenciou e desenvolveu seu ministério terreno, foi perseguido, rejeitado, crucificado, morreu, foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia e um dia, um dia ELE voltará para buscar a sua igreja. Disse Jesus: "Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver” (João 14.1-3).

 

Jesus fora rejeitado João diz que ELE... “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam” (João 1.11). Ainda hoje o mundo rejeita a Jesus e não celebra a Jesus, celebra uma festa comercial, celebra o Natal do “Papai Noel”, dos presentes, das bebidas e comidas. O Natal de sorriso amarelo e corações sem esperança e paz real no coração.

Eu acredito que Natal só faz sentido por causa da cruz (sem a cruz o Natal não tem valor), por causa da Páscoa (sem a morte e ressurreição de Cristo o Natal não tem valor). Pois de que adiantaria Jesus ter nascido se ELE não tivesse morrido por nós e ressuscitado? Por isso podemos Olhar para Jesus e celebrar o Natal. Isto nos remete ao nosso texto base, Gálatas 2.20. Então podemos compreender o puro e verdadeiro cristianismo. O apóstolo Paulo, a meu entender, resumiu o Cristianismo neste versículo e nos ensina 3 VERDADES sobre como devemos viver para Cristo, consequentemente, como celebrar o Natal no dia a dia.

“Já estou Crucificado com Cristo. Portanto, não sou mais eu quem vive, mas é Cristo quem vive em mim. E essa vida que vivo agora no corpo, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gálatas 2.20)

Contexto: O teor da Carta aos Gálatas é de exortação. Os ouvintes da igreja em Galácia haviam se desviado do evangelho, Paulo lhes escreveu: “Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho” (Gl. 1.6). Isto por causa de alguns mestres judaizantes que pregavam a circuncisão e a observância da lei para obter a Salvação. Porém o Evangelho ensina que a Salvação vem “somente pela Graça, por intermédio exclusivo da fé em Jesus Cristo” (Ef 2.8-9). A lei serve apenas para condenar. A graça de Jesus Cristo não pode ser vã em nossas vidas. Por isso, Como é o Cristianismo que você vive? Como é o Natal que você comemora todos os anos? Ou como você tem vivido o Natal? É um Natal vazio, sem sentido?

Para o viver com Cristo celebrando o Natal...
VERDADE - O Apóstolo Paulo ensina que ao seguir Cristo, você não será mais dono de si mesmo.

a: “... Já estou Crucificado com Cristo. Portanto, não sou mais eu quem vive, mas é Cristo quem vive em mim...” Usamos a expressão: “Dei minha vida para Cristo”. Os Gálatas não sabiam e muitos hoje em dia não sabem o real significado desta expressão. “Dar a vida para Jesus” virou um “jargão crentês”. É por isso que o cristianismo é também pouco compreendido e vivido de qualquer forma. Com uma espiritualidade vazia, ou extremamente moralista e legalista, hiper religiosos pensam viver o cristianismo de Jesus, mas vivem suas próprias regras dentro de um sistema religioso proveniente dos homens, não de Deus. O que o apóstolo Paulo queria dizer?

1. “Já estou Crucificado com Cristo...”: Paulo se remete para a Cruz de Cristo. Sugere uma crucificação espiritual do “eu”, do ego, das próprias vontades para obedecer a Jesus Cristo. O problema é que muitos O querem como Salvador, mas não como Senhor. Querem os benefícios da cruz, mas não querem as responsabilidades dela. Gostam de bênçãos, gostam de receber, mas não de ser questionados, confrontados pela Palavra. Cobram em demasia, mas não vivem!

& Romanos 6.6-8: 6 sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;  7 porquanto quem morreu está justificado do pecado. 8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos

2. “... não sou mais eu quem vive”: Paulo diz - “Morri, não vivo mais Eu”. Minha Vida não é Minha. É de Jesus. Ele é meu dono. Ele me comprou por um alto preço. Eu sou dele. Saulo o perseguidor da Igreja de Cristo teve que Morrer para existir o apóstolo Paulo. Uma curiosidade, Saulo é a forma ocidentalizada de Saul, que significa “grande”, “poderoso”, “forte”. Saulo "o grande", tornou-se Paulo "o pequeno". O poderoso guerreiro tornou-se escravo e servo de todos. O Grande agora é pequeno. Aquele que perseguia a igreja tornou-se num dos servos mais perseguidos e relevantes da história do cristianismo. Tudo por saber que sua vida não era mais dele.

3. “... mas é Cristo quem vive em mim...”: Cristo agora habita em mim. Muitos não entendem que Deus está de fato conosco através do Espírito Santo o tempo todo. Estes não levam isso a sério. Este é o paradoxo do Evangelho, a verdadeira liberdade é viver para Cristo, ou seja: “A vida está na Morte e a liberdade está na escravidão”. Se lembrássemos mais que Cristo habita em nós, talvez viveríamos o cristianismo com mais seriedade e compromisso, com mais temor e reverencia. Todos os que querem fazer algo de errado, o fazem quando pensam que não tem ninguém olhando, mas Cristo vive em nós, não tem como fugir disto. ELE é Onipresente, por isso, devemos levar muito mais à sério a vida cristã.

F O Natal só fará sentido se você morrer. Você já Morreu? Suas Vontades são as de Cristo? Qual a sua identidade? Morra e Viva para Cristo.

Para o viver com Cristo celebrando o Natal...
VERDADE - O Apóstolo Paulo ensina que ao ser Crucificado com Cristo, você terá um novo sentido para a vida. 

b: “... E essa vida que vivo agora no corpo, vivo pela fé no Filho de Deus...” A expressão “Agora” marca a transição da antiga vida para uma nova vida com Jesus. "Agora" vivo uma vida nova. Uma nova vida com fé real e sentido verdadeiro. Com esperança. Esta Nova Vida, é vivida pela fé no Filho de Deus. O próprio apóstolo Paulo disse: “Quem está em Cristo Nova Criatura é, as coisas velhas já passaram eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5.17). Aquele que entrega sua vida para Cristo, não tem como mais viver como antes, pois a Graça transforma e faz novas todas as coisas.

Há muitas crenças hoje em dia, mas Jesus disse: “Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida” (João 14.6). “Sem o Caminho não há para onde ir; Sem a verdade não há como saber; Sem a vida não há como Viver”. Não há vida longe do autor da Vida. Só teremos vida em Cristo, por isso “o justo viverá pela fé” (Hebreus 10.38).

O apóstolo Paulo noutra ocasião disse: “Eu sei quem tenho crido”.  Por isso ele vivia para Jesus. “O Viver é Cristo e o Morrer é Lucro”. Viver pela fé é entregar-se totalmente a Jesus. É imitá-lo e seguir suas pegadas. É refleti-Lo ao mundo. É exalar o Seu bom Perfume. É amar as coisas de Deus e não as coisas do mundo. O cristão é sal e luz. É Embaixador por Cristo. Tem o ministério da reconciliação. É como o 5º Evangelho, do qual as pessoas leem. Que tipo de leitura as pessoas fazem de nós?

F O Natal só fará sentido se você viver em novidade de Vida. A sua vida mostra, evidencia que você vive pela fé? Viva pela fé em Cristo.

Para o viver com Cristo celebrando o Natal...
VERDADE – O Apóstolo Paulo ensina que o Cristão deve sempre se lembrar do que Jesus fez por ele Na Cruz.

c: “... que me amou e se entregou por mim”.

O apóstolo Paulo fala daquilo que Cristo fez por ele na Cruz e por nós também. “JESUS ME AMOU”. Este é um Amor Incondicional. Talvez este fosse este o pensamento de Paulo: “Eu perseguia a Igreja e Ele me amou mesmo assim, não considerou meu ser. Simplesmente me amou”. Como? “ELE SE ENTREGOU POR MIM”. Não foram os cravos que prenderam Jesus na Cruz, mas foi seu imenso amor. Trata-se de um Amor e Sacrifical. Ninguém em toda a história realizou tal feito. Jesus se entregou por mim e por você.

O que Cristo fez foi um ato específico: “se entregou a si mesmo em nosso favor”. Surpreendente é este amor, o mesmo amor descrito por João no seu evangelho 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deus seu único Filho, para que todo aquele que Nele crê não morra, mas tenha a vida eterna”. E ainda disse que ELE é o bom pastor, que dá a vida por suas ovelhas (Jo 10)

O apóstolo Paulo demonstrava gratidão pela Salvação: Gosto de pensar no meu compromisso. Gosto de Pensar no Céu, eu estarei lá! Podemos ter certeza, Podemos ter convicção. Como é preciosa a Salvação! E que privilégio é pertencer a Cristo. Temos de ter corações agradecidos.

F O Natal só fará sentido se você viver lembrando o que Cristo fez por você na Cruz. A sua vida exterioriza, reflete a Gratidão por Cristo, pela Salvação? Você JÁ entendeu o que Cristo fez por você? Tenha sempre um coração agradecido. Viva, lembrando-se todos os dias o que Cristo fez por você na Cruz.

Conclusão
Olhando para Jesus e Celebrando o Natal. Não tem como celebrar o Natal sem a Cruz de Cristo. Lembre-se sempre o que Jesus fez por você. Ele morreu a nossa morte para que tivéssemos vida e vida em abundancia. Ele morreu, mas ressuscitou, está vivo e um dia voltará para buscar sua igreja. Viva o verdadeiro Natal. Um Natal com sentido. Tenham em mente essas verdades. Melhor ainda, pratique-as a cada dia. Morra, viva para Cristo, viva pela fé em Cristo e lembre-se todos os dias o que Cristo fez por você na Cruz. Assim, desta forma, o Natal terá sentido para você!

O Natal terá sentido em sua vida e na vida dos que estão em sua volta.

     Morra e viva para Cristo
     Viva pela Fé
     Lembre-se da Cruz


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Clique aqui e baixe o slide da mensagem


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...