Se o Senhor quiser...

Se o Senhor quiser...
"Ao invés disso, devemos dizer: Se o Senhor quiser viveremos e faremos isto ou aquilo" (Tiago 4.15)

O ano tem 365 dias, nós estamos no mês de Setembro, ou seja, daqui 3 meses acaba o ano, eu gostaria de levantar algumas questões: O que você fez até aqui? Das coisas que você realizou, quantas você perguntou se o Senhor queria? Das coisas que você deseja ainda fazer, já as colocou diante Dele para saber se é assim mesmo que Ele quer? Ou simplesmente você faz tudo como quer? Você tem o hábito de perguntar para Deus: Senhor o que queres que eu faça? Qual a tua vontade?

Planejar é muito bom. É necessário. Não podemos deixar as coisas para a última hora, nem para correr o risco de não conseguir fazer o que queremos e nem ficarmos chateados porque não deu certo, por isso, temos de ser prudentes e sábios, o planejamento é algo importante sim. Deus nos dá sabedoria para "prever" algumas coisas, não todas, mas de algumas podemos nos prevenir.

E Sonhar? Ahhh.... sonhar também é bom, é bom fazer projeções, imaginar como seria  ou como será aquilo que estamos sonhando. Mas também é preciso ter os pés no chão, os dois. Pois vez ou outra, o que sonhamos, não acontece e se não estivermos preparados para receber o NÃO de Deus, ficaremos frustrados. Contudo, se estivermos preparados, quando não acontecer o que tanto queremos, não sofreremos por isso.

Embora tenhamos estas opções de planejar e sonhar, nós jamais podemos deixar de dar atenção ao que Tiago disse, ele nos lembra que em sua época, muitas pessoas diziam assim: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro" (v.13). Engraçado, parece-me que nada disso mudou, muitos de nós continuamos com o mesmo discurso.

Contudo Tiago afirma: "Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã" (v.14a). Realmente não sabemos! Não sabemos sequer se estaremos vivos amanhã. Tiago fala dessa nossa fragilidade no v.14b: "O que é a sua vida? Somos como a névoa que aparece por pouco tempo e logo desaparece".

Diante disto, como não nos atentar para as palavras de Tiago:  "Ao invés disso, devemos dizer: Se o Senhor quiser viveremos e faremos isto ou aquilo".

Sim! Se o Senhor quiser... Que este seja o nosso proceder para toda nossa vida. Faça planos sim, sonhe! Mas acima de tudo pergunte a Deus se os teus planos, se os teus sonhos são também os planos e os sonhos de Dele. E você pode confiar, seja qual for a resposta de Deus, saiba que nada foge do Seu controle. Podemos afirmar que: "tudo da certo, mesmo que aos nossos olhos deu errado". Sim deu certo, pois a vontade de Deus é perfeita.

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...