Judas Iscariotes


JUDAS ISCARIOTES
“Tão Perto e ao mesmo tempo tão Longe”
Mensagem do dia 01/06/2014 (Domingo/Noite) 
Igreja Batista Central em Toledo

 14 Então, um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes 15 e lhes perguntou: O que me darão se eu o entregar a vocês?. E eles lhe fixaram o preço: trinta moedas de prata. 16 Desse momento em diante Judas passou a procurar uma oportunidade para entregá-lo (Mateus 26.14-16).

INTRODUÇÃO
Quando pensamos em Judas Iscariotes, a primeira palavra que nos vem à mente é Traidor. Que forma ruim de ser lembrado na história, nada mais que que um “traidor”. Judas é tão mal visto que existe até uma tradição: a Malhação de Judas ou a Queima de Judas. É uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes. Fazem um boneco e batem nele ou o queimam. Judas viveu “Tão Perto e ao mesmo tempo tão Longe” de Jesus. Um homem que teve uma das oportunidades mais excelentes, a de estar ao lado de Jesus, caminhar com ELE, todavia, fez a opção errada. Ele queria ganhar, mas apenas perdeu.

Vamos analisar a vida de Judas, um homem que viveu “Perto e ao mesmo tão Longe” de Jesus.

1.      JUDAS PERDEU A MAIOR OPORTUNIDADE DE SUA VIDA
Judas foi chamado por Jesus para ser um dos doze (Mt 10.4), lugar de honra, selecionado entre muitos. Jesus confiava nele (embora soubesse o que iria acontecer), ele quem cuidava do dinheiro (era o tesoureiro). Era respeitado por ser um dos doze. Na última Ceia, quando Jesus disse que um deles iria trai-lo, não desconfiavam de Judas, mas “muito entristecidos, puseram-se a perguntar um por um: Porventura sou eu?(Mt 2622).

Três anos com Jesus. Ouviu, viu e vivenciou muitas coisas que todos nós gostaríamos de ter ouvir, visto, presenciado e experimentado. Judas pregou e expulsou demônios (Mc 3.14-19, 6.7 e 12-13; Mt 10.5-8). Trabalhou até se cansar. Poderia ser outro grande vulto do cristianismo como foi Pedro, João, Paulo e outros. Judas poderia ser lembrado hoje como um grande homem de Deus, mas Jogou tudo fora por causa de 30 moedas de prata. É lembrado como traídor.

Aprendemos com isso uma primeira lição: Jesus deu oportunidade mesmo sabendo como era o coração de Judas e o que ele faria com Jesus. Isso significa que ainda hoje todos que crerem e estiverem dispostos podem ter a oportunidade de andar com o Mestre, servi-lo e aprender Dele. Ter comunhão e intimidade com ELE. Jesus está disponível para todos.

Outra lição: Os perdidos não estão ‘apenas’ fora da igreja, há muitos perdidos na casa do Pai. Judas estava tão perto de Cristo e ao mesmo tempo tão longe. Literalmente estar na igreja, ou ir à igreja, não significa ser Igreja. Algo a pensar! Assim acontece conosco, Deus tem lhe dado oportunidades para servi-Lo, como você tem aproveitado? Judas jogou fora esta grande oportunidade.

2.     JUDAS COMETEU O MAIOR ERRO DE SUA VIDA
Traiu. Sua marca mais forte. É uma das marcas mais triste que um ser humano pode ter em vida, é a marca da traição. Ele traiu simplesmente o Messias, sangue inocente, ele mesmo reconheceu isso depois (Mt 27.4).

Judas era um nome comum. Pelo menos, seis homens assim se chamavam no Novo Testamento. Ironicamente, o nome Judas significa: “Louvor a Yahweh”, Deus é glorificado”. É o “Judá” no Antigo Testamento. Daqui vem a palavra “judeu” (“aquele que louva a Deus”). E Iscariotes significa: Aquele que é generoso, cortes, caridoso e companheiro. Fico tentado a usar um ditado popular quando ironicamente nos deparamos com uma situação desta: “Um amigo assim, para que inimigo?”.

Há outro Judas, o irmão de Jesus (Mt 13.55), ele não cria em Jesus (Jo 7.5). Mas após a ressurreição de Jesus passou a crer (Atos 1.14). É tido como o autor da carta de Judas. Este Judas, um pouco desconhecido, mas um homem sério e integro. Já não é o caso do Iscariotes, que não viveu coerentemente com o significado do seu nome. Não louvou a Deus com vida. Deus não conduziu: João 13.27 E logo que comeu o pedaço de pão, Satanás entrou nele. Judas estragou o seu nome. Perdeu a reputação. Que tragédia! Trocou Jesus por 30 moedas: salário de 80 dias. Dois meses e meio (Hoje R$ 1.930,67, baseado no salário mínimo R$724,00). Moedas que sequer ficaram com ele. Trocou Jesus por nada.

Você tem trocado Jesus? Quais são suas 30 moedas? Será que são as suas prioridades? O estilo de vida? Vícios? Pecados? As amizades? Relaxo com a Obra de Deus? Será que somos tão diferentes de Judas?

3.     JUDAS REJEITOU A MAIOR OFERTA DE SUA VIDA
Desespero. Penso comigo que talvez ele esperasse que Jesus se safasse da condenação. Mas nós sabemos que Jesus veio para esta hora (Mt 26.51-53), se Jesus quisesse rogaria ao pai por uma legião de anjos para protege-lo. Mas se este era o pensamento de Judas, de que Jesus iria se safar e que ele ficaria com o dinheiro, não foi isso que aconteceu, sua aposta não deu certo, leiamos Mateus 27.3-4:

3 Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo:  4 Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo.

Os Sacerdotes desprezaram Judas. Jesus: o perdoaria, como Ofereceu perdão a Pedro. Perdoou a Saulo e todos que arrependidos o buscassem. Em 1João 1.9: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Mas ele não se arrependeu. Sentiu remorso. E foi se matar. Ele teve pelo menos 3 oportunidades para se arrepender e confiar no perdão de Jesus: 1 Quando Jesus lavou seus pés na última Ceia; 2 Quando Jesus serviu a Ceia para ele; 3 Quando após beijar Jesus o chamou de amigo; Todos estes foram gestos de que Jesus o amava assim como todos os outros.

Mas não basta se lamentar. É preciso pedir perdão, dizer para Deus: SENHOR, sou pecador, me perdoa. Você crê no perdão de Deus? Busque a pessoa certa, Jesus. Tenha o sentimento certo! Arrependimento. Jesus Perdoa suas falhas e pecados. Se arrependa, não sinta apenas remorso ou lamentação.

CONCLUSÃO
Que lição preciosa! Judas estava “Tão perto do Mestre e ao mesmo tempo tão longe”. Triste! Talvez você esteja na mesma situação, perto, você ouve, gosta, reconhece, lê a Bíblia, ora, vem à igreja. Não é Judas, mas os ensinamentos do Senhor não estão fazem efeito em sua vida. Se esta for sua situação, com todo amor eu lhe digo: Cuidado! Saiba que ainda há tempo. Você tem a oportunidade de acertar o alvo, tem oportunidade de estar perto de verdade do Mestre. Andar com Ele, aprender Dele, imitá-lo, testemunhar do Seu maravilhoso amor. Mas a escolha é Sua. Jesus lhe chama de amigo, seja amigo Dele.


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Clique no Slide e baixe da Mensagem

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...