Jesus Cristo é a nossa Páscoa

Jesus Cristo é a nossa Páscoa
Mensagem do dia 20/04/2014 (Domingo/Noite)
Igreja Batista Central em Toledo

Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois Cristo, nossa Páscoa, já foi sacrificado (1Coríntios 5.7).

Introdução
Com toda certeza você já deve ter pensado em como a Páscoa é vista e vivida nos dias de hoje. Assim como o Natal, a Páscoa foi secularizada, ambas as datas se tornaram simplesmente uma época para obterem lucros, virou comércio. No natal ao invés de Jesus o foco tornou-se o “bom velhinho”, o famoso Papai Noel e na Páscoa, Jesus foi trocado por um "coelhinho", que ainda por cima bota ovos, e de chocolate! Mas a Palavra de Deus diz: Jesus Cristo é a nossa Páscoa.

O termo "páscoa" deriva da palavra hebraica "pesah", que significa “passar por cima”, “pular além da marca” ou “passar sobre”. Quando Deus ordenou ao anjo destruidor que eliminasse todo primogênito na terra do Egito, a casa que tivesse o sinal de sangue do cordeiro sacrificado para esse fim, não seria visitada pelo Anjo. Este passaria "por cima" e o primogênito que ali morasse seria preservado (Êx 12.1-36). Os judeus passaram então a celebrar a Páscoa comemorando a saída do Egito. A partir de Jesus, a celebração da Páscoa foi substituída pela Ceia do Senhor, com o pão e o vinho, em Sua memória. Símbolo do que realizou por nós na cruz, por isso Jesus Cristo é a nossa Páscoa. E o Seu sangue, o sangue do Cordeiro de Deus nos lava e purifica de todo pecado (Lc 22.1-20). Jesus Morreu, Ressuscitou e está Vivo. Amém!

Certo, você já sabe o que é a Páscoa e quem é a Páscoa. O nosso texto diz: Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois Cristo, nossa Páscoa, já foi sacrificado (1Coríntios 5.7). Não era para os corintos viverem na velha forma, mas em novidade de vida. Este versículo me remete a outro, Gálatas 2.20 (leremos depois) e aqui se encontra o objetivo de minha mensagem, não quero falar sobre a história da Páscoa (vocês já conhecem bem). Quero levantar algumas questões importantes como:

è O que a Páscoa implica para o Cristão? A Páscoa de Cristo implica em VIDA NOVA. O fato de Cristo ter morrido e ressuscitado, faz com que hoje vivamos “sem fermento”. A Páscoa e toda a obra salvifica de Jesus Cristo, deu à luz ao cristianismo. O cristianismo existe por causa de Jesus Cristo e de sua obra redentora. Outra Pergunta importante:

è Que tipo de cristianismo vivemos hoje? O apóstolo Paulo, a meu entender, resumiu o Cristianismo neste versículo de Gálatas 2.20 e nos ensina 3 VERDADES sobre como devemos viver a Páscoa do Senhor.

“Já estou Crucificado com Cristo. Portanto, não sou mais eu quem vive, mas é Cristo quem vive em mim. E essa vida que vivo agora no corpo, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gálatas 2.20)

Contexto: O teor da Carta aos Gálatas é de exortação. Os ouvintes da igreja em Galácia haviam se desviado do evangelho (Gl. 1.6), por causa de alguns mestres judaizantes que pregavam a circuncisão e a observância da lei para a Salvação. Porém o Evangelho ensina que a Salvação vem somente pela Graça, por intermédio exclusivo da fé em Jesus Cristo. A lei serve apenas para condenar. A questão agora é... qual é a sua Identidade? Como é o Cristianismo que você vive? Como é a Páscoa que você comemora todos os anos?

VERDADE - O Apóstolo Paulo ensina que ao seguir Cristo, você não será mais dono de si mesmo.

a: “... Já estou Crucificado com Cristo. Portanto, não sou mais eu quem vive, mas é Cristo quem vive em mim...”

Usamos a expressão: “Dei minha vida para Cristo”. Os Gálatas não sabiam e muitos hoje em dia não sabem o real significado desta expressão. “Dar a vida para Jesus” virou um “jargão crentes”. É por isso que o cristianismo é também mau compreendido e vivido de qualquer forma. O que o apóstolo Paulo queria dizer?

1. Já estou Crucificado com Cristo: Paulo Se remete para a Cruz de Cristo. Sugere uma Crucificação espiritual do “eu”, do ego, das próprias vontades para obedecer a Jesus Cristo. O problema é que Muitos O querem como Salvador, mas não como Senhor. Querem os benefícios da cruz, mas não querem as responsabilidades. Gostam de bênçãos, mas não de ser questionados, confrontados pela Palavra. Cobram em demasia, mas não vivem!

Romanos 6.6-8: “ 6 sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;  7 porquanto quem morreu está justificado do pecado. 8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos

2. “...não sou mais eu quem vive”: Paulo diz: “Morri, Não vivo mais Eu”. Minha Vida não é Minha. É de Jesus. Ele é meu dono. Ele me comprou por um alto preço. Eu sou dele. Saulo o perseguidor da Igreja de Cristo teve que Morrer para existir o apóstolo Paulo. Saulo "o grande", tornou-se Paulo "o pequeno". O poderoso guerreiro, tornou-se um simples escravo e servo de todos.

3. “...mas é Cristo quem vive em mim...”:  Cristo agora habita em mim. Muitos não entendem que Deus está de fato conosco através do Espírito Santo. Não levam isso a sério. Este é o paradoxo do Evangelho, a verdadeira liberdade é viver para Cristo. “A vida está na Morte e a liberdade está na escravidão”. Se lembrássemos mais que Cristo habita em nós, talvez viveríamos o cristianismo com mais seriedade e compromisso.

F A Páscoa de Cristo só fará sentido se você morrer. Você já Morreu? Suas Vontades são as de Cristo? Qual a sua identidade? Morra e Viva para Cristo.

VERDADE - O Apóstolo Paulo ensina que ao ser Crucificado com Cristo, você terá um novo sentido para a vida. 

b: “... E essa vida que vivo agora no corpo, vivo pela fé no Filho de Deus...”

A expressão “Agora” marca a transição da antiga vida para uma nova vida com Jesus. "Agora" vivo uma vida nova. Uma nova vida com fé real e sentido verdadeiro. Com esperança. Esta Nova Vida, é vivida pela fé no Filho de Deus. O próprio apóstolo Paulo disse: “Quem está em Cristo Nova Criatura é, as coisas velhas já passaram eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5.17).

Há muitas crenças hoje em dia, mas Jesus diz: “Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida” (João 14.6). “Sem o Caminho não há para onde ir;  Sem a verdade não há como saber; Sem a vida não há como Viver”. Não há vida longe do autor da Vida. Só teremos vida em Cristo, por isso “o justo viverá pela fé” (Hebreus 10.38).

Paulo noutra ocasião disse: “Eu sei quem tenho crido”.  Por isso ele vivia para Jesus. “O Viver é Cristo e o Morrer é Lucro”. Viver pela fé é entregar-se totalmente a Jesus. É imitá-lo e seguir suas pegadas. É refleti-Lo ao mundo. É exalar o Seu bom Perfume. É amar as coisas de Deus e não as coisas do mundo. Qual é a tua fé? No que você tem crido? Em quem tem crido? É em Jesus?

F A Páscoa de Jesus só fará sentido se você viver em novidade de Vida. A sua vida mostra, evidencia que você vive pela fé? Viva pela fé em Cristo.

VERDADE – O Apóstolo Paulo ensina que o Cristão deve sempre se lembrar do que Jesus fez por ele Na Cruz. 

c: “... que me amou e se entregou por mim”.

Paulo fala daquilo que Cristo fez por ele na Cruz e por nós também. “JESUS ME AMOU”. Este é um Amor Incondicional. Talvez este fosse este o pensamento de Paulo: “Eu perseguia a Igreja e Ele me amou mesmo assim, não considerou meu ser. Simplesmente me amou”. Como? “ELE SE ENTREGOU POR MIM”. Não foram os cravos que prenderam Jesus na Cruz, mas foi seu imenso amor. Trata-se de um Amor e Sacrifical. Ninguém em toda a história realizou tal feito.

O que Cristo fez foi um ato específico: “se entregou a si mesmo em nosso favor”. Surpreendente é este amor, o mesmo amor descrito por João no seu evangelho 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deus seu único Filho, para que todo aquele que Nele crê não morra, mas tenha a vida eterna”.

O apóstolo Paulo demonstrava Gratidão pela Salvação: Gosto de pensar no meu compromisso. Gosto de Pensar no Céu, eu estarei lá! Podemos ter certeza, Podemos ter convicção. Como é preciosa a Salvação! E que privilégio é pertencer a Cristo.

F A Páscoa de Jesus só fará sentido se você viver lembrando o que Cristo fez por você na Cruz. A sua vida exterioriza, reflete a Gratidão por Cristo, pela Salvação? Você JÁ entendeu o que Cristo fez por você? Tenha sempre um coração agradecido. Viva, lembrando-se todos os dias o que Cristo fez por você na Cruz.

Conclusão
Vocês não possuem mais fermento. Cristo te limpou? Lembre-se sempre o que Jesus fez por você. Ele morreu a nossa morte para que tivéssemos vida e vida em abundancia. Ele morreu, mas ressuscitou, está vivo e um dia voltará para buscar sua igreja. Viva a verdadeira Páscoa. Tenha em mente essas verdades. Melhor ainda, pratique-as a cada dia. Morra, viva para Cristo, viva pela fé em Cristo e lembre-se todos os dias o que Cristo fez por você na Cruz.

Nunca se esqueça: JESUS CRISTO É A NOSSA PÁSCOA.

Assim, desta forma, a páscoa terá sentido para você!

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

 Clique no link e baixe o slide da mensagem



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...