Prudência


Prudência
Mensagem do dia 08/12/2013 (Domingo/Manhã) 
Igreja Batista Central em Toledo

“Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado” (Provérbios 19.2).

Uma das maiores causas das pessoas se meterem em situações complicadas e difíceis na vida e em muitas delas, infelizmente sem volta, é por falta de prudência. Quando ainda novo convertido, eu aprendi que é necessário sempre avaliarmos as situações antes de tomar decisões, principalmente se esta decisão pode mudar totalmente a vida de uma pessoa. Parece muito óbvio, mas é fato que nos esquecemos do “óbvio” e cometemos várias imprudências.

O que é Prudência? [Prudência é a virtude que leva o homem a conhecer e a evitar perigos ou inconveniências].

Porque será que as pessoas agem sem pensar? “Por não haver reflexão pode surgir um problemão”. Já soube de cada caso, dos mais simples aos mais complexos: Marido que comprou um carro do nada sem comunicar a esposa, aparece com o carro e depois entra em dívidas porque se precipitou; Adolescentes e Jovens que por causa de minutos de prazer fazem sexo e a surge uma gravidez e noutros casos alguma doença sexualmente transmissíveis como a AIDS e a Gonorréia; Muitos entram no mundo das drogas e não conseguem voltar; e aí poderíamos citar muitas outras histórias, quem sabe você poderia citar casos dentro de sua própria família, com amigos ou talvez uma experiência pessoal.

Há uma frase que diz: “A prudência é a irmã da sabedoria”. Outras frases e ditados populares também nos fazem Refletir a respeito de quem toma decisões errôneas: “Viu? Isso que dá ficar dando murros em ponta de faca”; “Não disse? Agora não adianta chorar pelo leite derramado”; Jesus disse para Paulo quando ainda era Saulo: “Saulo, Saulo, porque me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões” (Atos 26.14). E aí quero completar o que Tiago escreveu de forma tão simples, mas profunda e óbvia: “Se alguém necessita de sabedoria, peça-a a Deus...” (Tiago 1.5).

Lembre-se, nosso coração é enganoso. Se estiver precisando tomar uma decisão importante, ou se está prestes a entrar numa “roubada”. Ainda há tempo. Pare, Pense, Reflita, depois tome a decisão. Claro que há decisões que são óbvias e você simplesmente deve evitar os maus caminhos, mas para não errar USE a PRUDÊNCIA. Seja Sábio. Peça a Deus Sabedoria para não tomar a decisões que podem prejudicar sua vida e a de terceiros no presente e no futuro. Este é o meu desejo.

Oração: “Senhor, muitas vezes nos encontramos em situações difíceis, onde as dúvidas pairam sobre nossas mentes, porém sabemos que o que o Senhor confirma no claro, não precisamos duvidar no escuro, porque o Senhor nos mostra o que devemos fazer e como devemos agir. Tu não és Deus de confusão, mas humildemente lhe peço, dá-nos da Tua sabedoria para não entrarmos em roubadas. Em nome de Jesus. Amém”.


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...