Jesus estimula a oração

Jesus estimula a oração
Mensagem do dia 04/08/2013 (Domingo/Manhã) 
Igreja Batista Central em Toledo

"7 Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta 8 Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta” (Mateus 7.7-8)

O texto é interessante, há três ações humanas que geram três reações de Deus. Para a teologia “determinista” e “triunfalista” é um prato cheio para heresias, das quais devemos passar longe. Primeiro porque não podemos e nem devemos ‘determinar’ nada a Deus, o texto diz: “Peça, Busque, Bata”, não diz: “Determine, Pegue, Toma Posse”. Segundo, porque Pedir, Buscar e Bater (embora possuam promessas positivas), não significa que seremos atendidos, porque a ênfase não está em nós e sim em Deus, pois de acordo com Sua soberana vontade seremos ou não atendidos de não receber não é de nenhuma maneira falta de fé, é o que dizem os deterministas e os triunfalistas.

Na verdade o que Jesus está fazendo é estimular a pratica da oração. Não importa se receberemos ou não, importa orarmos. E os três verbos estão no imperativo “Pedi, Buscai e Batei”. É uma ordem dada por Jesus, Ele deseja e está pronto a nos ouvir.

1. “Peçam, e lhes será dado”.
O estímulo é o pedir, outra versão diz: “Pedi, e dar-se-vos-á” - A oração é um clamor, deve vir de um coração piedoso e contrito. A oração que Jesus estimula não pode ser feita de qualquer forma, deve ser feita com fervor, com todas as forças, com todo sentimento, com fé.

2. “Busquem, e encontrarão”.
Sinônimos: Procurar, Buscar por... Investigar, examinar, considerar. “Buscai, e encontrareis”. Zetéo. É a mesma palavra usada em Mateus 18.12: Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará ele nos montes as noventa e nove, indo procurar a que se extraviou?”. Nossa busca deve ter a mesma intensidade, o mesmo desejo. A busca possui um objetivo específico. Mas o que buscamos? Uma resposta propicia aparece em Mateus 6.33: buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Devemos procurar no Senhor, os recursos, a intimidade, a comunhão, a paz, o caminho, o entendimento, o conhecimento a sabedoria, a justiça... Só no Senhor encontraremos respostas, soluções para as nossas buscas.

3. “Batam, e a porta lhes será aberta”.
“Batei, e abrir-se-vos-á”. Somente o Senhor pode abrir as portas para as necessidades espirituais, para as necessidades materiais ou emocionais. Jesus não apenas abre as portas, ELE é a PORTA, a porta para a salvação como registrado em João 10.9: “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem”. Bata, se não bater, nunca saberá se a porta vai se abrir. Muitas vezes Deus nos dá oportunidades valiosas, mas as perdemos por não fazer nossa parte. Apenas bata e creia que as portas serão abertas por Deus.

Conclusão
Mateus 7.8: “Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta”. Exercite-se dia após dia em oração, coloque-se sempre diante do Senhor as suas petições, os seus agradecimentos, interceda uns pelos outros. Ore, ore, ore... isso é o que Jesus mais deseja.

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Clique no link e baixe o slide da mensagem

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...