Sabedoria, uma coisa que não pode nos faltar


Sabedoria, uma coisa que não pode nos faltar.
Mensagem do dia 26/07/2013 (sexta-feira/Culto dos Homens) 
Igreja Batista Central em Toledo

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1.5).

Introdução
Como homens, pais, filhos, maridos e acima de tudo, como cristãos: O que não pode faltar em nossas vidas?

Conforme o nosso texto já dá a dica, não pode nos faltar sabedoria. Não sei você, mas eu ultimamente tenho pedido muito e reconheço que ainda me falta mais e mais. Contudo, o que estamos pedindo a Deus, em nossas orações? Certamente, pedimos para nós mesmos e para os outros, bênçãos em diversas áreas: como saúde, financeira, emocional, acadêmica (quem estuda), sentimental, profissional, familiar. No entanto, quantos pedidos são por sabedoria, pondo em prática o que nos ensina a Bíblia (Tiago 1.5)?

Talvez não peçamos por sabedoria por confiarmos em nós mesmos, como capazes de resolver os assuntos que nos competem resolver. Talvez não peçamos por sabedoria por orarmos sempre na hora da aflição, em busca de soluções rápidas. Talvez não peçamos por sabedoria por acharmos que Deus já nos deu o suficiente e agora é conosco. Qual seria a sua razão para não pedi-la?

É importante primeiramente reconhecer sua atual situação. Seja sincero! Você tem falta de sabedoria? Saiba que reconhecer que tem falta de sabedoria, é ser sábio. O orgulho impede a pessoa ter a real imagem de si próprio, esta atitude chama-se “humildade”. Porque o conceito do mundo é contrário do de Deus. O mundo acha que reconhecer as limitações é sinônimo de fraqueza, todavia Deus mesmo disse que “Exalta os humildes e ignora os soberbos”.

Quando pensamos em um homem sábio da Bíblia quem vem à sua mente? Salomão.
Vamos aprender com o exemplo que ele nos deixou.

1. PEDIU PORQUE NÃO TEM
Temos o exemplo de Salomão que pediu por sabedoria – 1Reis 3.9: “Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de sabedoria (discernimento) para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este teu grande povo? ".

2. PEDIU PORQUE CONHECE A SI MESMO
Ele pediu porque tinha a real imagem de si próprio: "Agora, Senhor meu Deus, fizeste o teu servo reinar em lugar de meu pai Davi. Mas eu não passo de um jovem e não sei o que fazer” (v.7).

3. PEDIU PORQUE AGRADA A DEUS
E qual foi a resposta do Senhor a Salomão? 1Reis 3.10-12:  “10 O pedido que Salomão fez agradou ao Senhor. 11 Por isso Deus lhe disse: Já que você pediu isto e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça, 12 farei o que você pediu. Eu lhe darei um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você”.

Salomão foi atendido, se até mesmo Salomão que era rei, cheio de glória, pediu sabedoria, porque você e eu não vamos pedir? Não devemos ser sábios ao nosso próprio entendimento e sim viver na dependência de Deus. Todos nós precisamos de sabedoria, quer ver?

Homens (Pais e Maridos)
  • Sabedoria para lidar com a esposa, com o casamento.
  • Sabedoria para lidar com as finanças de casa.
  • Sabedoria para lidar com os filhos (educação, correção, ajuda, conselhos)
  • Sabedoria para lidar com os familiares.
  • Sabedoria para lidar com os amigos, com os vizinhos.
  • Sabedoria para lidar com o trabalho, o chefe e os colegas de trabalho.
  • Sabedoria para lidar na Igreja.
  • Sabedoria para lidar com o tempo.
  • Sabedoria para investir na vida espiritual sua e de sua família como sacerdote do lar.

Filhos (Jovens/Adolescentes)
  • Sabedoria para lidar com os pais, com os irmãos,
  • Sabedoria para lidar com os estudos
  • Sabedoria para escolher bem o futuro, a profissão, a esposa etc

Quem foi que disse que não precisamos de sabedoria?
Quem foi que disse que acertamos em todas essas áreas?

Conclusão
Portanto, pede por sabedoria quem reconhece que não a tem ou que pelo menos precisa de mais a cada dia. Pede por sabedoria quem valoriza menos as bênçãos imediatas e mais o relacionamento de intimidade com Deus. Pede por sabedoria quem deseja ser pastoreado por Deus realizando a Sua vontade. O Sábio é feliz exatamente porque vive no centro da vontade de Deus.

1. Pediu porque não tem.
2. Pediu porque conhece a si mesmo.
3. Pediu porque agrada a Deus.

Você tem falta de sabedoria? Peça a Deus!


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...