Série: UMA IGREJA FRUTÍFERA 05


Série: UMA IGREJA FRUTÍFERA 05
Uma Igreja Frutífera Realiza a Obra de Deus
Mensagem do dia 21/04/2013 (Domingo/Noite) – Igreja Batista Central em Toledo

João 15.8, 16: "Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão considerados meus discípulos... Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça..."
Recapitulação
Nós vimos nas mensagens anteriores que UMA IGREJA FRUTÍFERA...
1.      TEM CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DE FRUTIFICAR.
2.      TEM CONHECIMENTO E PRÁTICA DA PALAVRA DE DEUS.
3.      TEM VIDA DE ORAÇÃO
4.      É RELEVANTE PARA A SOCIEDADE
´
Hoje veremos que: Uma Igreja Frutífera Realiza a Obra de Deus

Vimos a semana passada a respeito da missão integral da igreja. Missão integral pressupõe que a igreja esteja interessada em transformar a sociedade alcançando o homem todo, ou seja, todos os campos que propõe a vida do ser humano. A igreja que cumpre a missão integral apresenta “o evangelho todo, para o homem todo, para todo homem". A ideia é cumprir a missão da igrejas: “Todos dias, em todos lugares e em tudo que fazemos”. O foco da mensagem era “os de fora”, agora vamos nos voltar para “dentro da igreja”, ou para a igreja local, o serviço, o servir na obra de Deus dentro da igreja, Mas é importante frisar que embora foquemos alguma atividade dentro, sempre temos que tem em vista os de fora, por isso, uma  igreja frutífera REALIZA A OBRA DE DEUS.

Vamos meditar nas Palavras de um Rei:
20 Disse Davi a Salomão, seu filho: Sê forte e corajoso e faze a obra; não temas, nem te desanimes, porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes todas as obras para o serviço da Casa do SENHOR” (1 Crônicas 28.20).

INTRODUÇÃO
O rei Davi havia feito de tudo para construir o templo, mas o Senhor falou que não seria ele o construtor e sim Salomão, seu filho (1Cr 28.3, 6). Davi deu as instruções para Salomão de como tudo deveria ser feito conforme a Palavra do Senhor (1Cr 28.11-19). E nos versículos 20 e 21 dá sua palavra final, uma palavra de animo e encorajamento. A Bíblia diz que: “Davi reinou durante 40 anos sobre Israel, morreu em boa velhice, com vida longa, riquezas e honra” (v. 28). Davi obedeceu as regras estabelecidas por Deus e descansou em paz.

Dizem que "tudo que é bom, dura pouco". Eu diria que “tudo que é bom pode durar eternamente”. O que você pensa sobre isso? Afirmo isso, por causa da vida de Davi, o que Davi fez de bom não ficou apenas enquanto ele era vivo, continuou no reinado de seu filho e sabemos que sua vida e reinado “falam” até os dias de hoje, ele foi considerado “um homem segundo o coração de Deus”, seus testemunhos, ensinamentos e experiências com Deus são sempre relembrados, citados até porque na Palavra de Deus está registrada toda a vida deste admirável servo.

Este texto me intrigou muito e me levou a refletir: Como é que uma pessoa que não conseguiu fazer o que queria, consegue ter palavras de encorajamento e animo? Isso acontece por causa do coração deste homem, “um coração segundo o de Deus”, somente um homem desprendido de vaidade e obediente ao Senhor poderia ter tal atitude. Por isso, Uma Igreja Frutífera Realiza a Obra de Deus, pensando neste texto, nas palavras do rei Davi para seu filho Salomão, quais lições podemos aprender?

Nós aprendemos que...
1.     A OBRA DE DEUS DEVE SER REALIZADA, mas não de qualquer forma!
“Sê forte e corajoso e faze a obra; não temas, nem te desanimes...”

Davi sabia da importância que seria a missão de Salomão, assim como também sabia das dificuldades que enfrentaria. Penso que hoje NÃO É DIFERENTE. Observo que muitas vezes nos desanimamos com facilidade com a obra do Senhor e na maioria das vezes por questões tão pequenas que dá até vergonha de mencionar, por imaturidade deixamos de cumprir a vontade de Deus. Por orgulho e vaidade não deixamos Deus nos usar completamente.

Pois é, Davi sabia de tudo isso e ele deu uma palavra dirigida por Deus para que seu filho Salomão, não se intimidasse diante das adversidades e olhasse para a sua missão como algo especial, para que ele realizasse com todo empenho e dedicação. Ele usa a expressão: “Sê forte e corajoso e faze a obra” duas vezes, no v. 10 e no v. 20, assim como também em sua primeira conversa com Salomão 1Cr 22.7-13. É a mesma expressão usada por Moises quando passou “o bastão” para Josué, sua missão era adentrar na Terra prometida (Dt 31.7). A expressão volta aparecer em Josué 1.6, 7, 9 e 18, agora o próprio Deus encorajando teu servo. Da mesma forma que Deus foi com Moisés seria com Josué, teu sucessor. E agora o ciclo acontece novamente nas vidas e Davi e seu filho Salomão, Deus esteve com Davi e estaria com Salomão. Por isso Davi reforça: “... não temas, nem te desanimes...”

Essa palavra é para mim e para você também: “Sejamos fortes e corajosos e cumpramos a obra; não tenhamos medo e nem desanimemos...”. Há muito o que ser feito na casa de Deus, há espaço para todos, há trabalho para todos, Deus te deu dons e talentos e você deve deixar Deus te usar, Seja frutífero, realize a obra que Deus mandou você realizar. Você deseja realizar a obra de Deus?

Nós aprendemos também que...
2.     NA OBRA DE DEUS TEMOS UM AUXILIO ESSENCIAL, o Deus da obra está com os obreiros
“... porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo...”

A Bíblia diz que “sem a videira (Jesus) nada podemos fazer” (João 15.5). Também diz que: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31). Temos esta confiança, temos essa certeza, Deus estará conosco. Desistir para que? Temer para que? Se recordarmos bem, o próprio Jesus disse o mesmo em sua grande comissão:

19 portanto Ide, , fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século (Mateus 28.19-20).

Salomão não precisava temer, pois o próprio Deus estaria com ele, o Deus que seu pai serviu. Salomão poderia ter a certeza de que os planos do SENHOR se cumpririam em sua vida. Nós não somos nada sem Deus, mas sem nós Deus não quer. Podemos até nos sentir pequenos, mas veja bem: ELE prefere, ELE anseia usar sua vida e a minha vida, os nossos dons, seus talentos. Isso não é fantástico? O grande Deus deseja nos usar, ELE deseja que você coopere, e ELE está dizendo que estará conosco todos os dias. Você crê nisso?



E por fim, nós aprendemos que...
3.     A OBRA DE DEUS DEVE SER CONCLUÍDA, o Deus da obra dará todo suporte necessário para a concretização de Sua obra.
“... não te deixará, nem te desamparará, até que acabes todas as obras para o serviço da Casa do SENHOR”

Deus não apenas estará conosco, mas também dará todo suporte necessário para a concretização de Sua obra. Leiamos o v. 21: Eis aí os turnos dos sacerdotes e dos levitas para todo serviço da Casa de Deus; também se acham contigo, para toda obra, voluntários com sabedoria de toda espécie para cada serviço; como também os príncipes e todo o povo estarão inteiramente às tuas ordens”. 

Além de Deus estar com Salomão (que já é motivo suficiente para não desanimar), Deus providenciou que os sacerdotes, os levitas, vários voluntários sábios e habilidosos para executar qualquer tipo de serviço que fosse necessário, os príncipes e o povo estariam à disposição de Salomão para executar sua missão. Salomão teria razões para desistir e desanimar?

Talvez ao ouvir todas essas palavras, Salomão tivesse dito: “Que estimulo Senhor! Revigorou as minhas forças! Agora estou cheio de coragem, não tenho medo nenhum, não vou desanimar, obedecerei Tua Palavra e farei a obra que tu queres que eu faça”.

E assim aconteceu, em 2Crônicas 3, Salomão inicia a construção do templo. E em 2Crônicas 6.1-11, Salomão dá Graças ao SENHOR, pela concretização de Sua obra. Uma valiosa lição: 1º vem a Obediência, 2º a Gratidão. Obedecer é necessário. Você crê que Deus vai dar todo suporte necessário para que você realiza a obra de Deus?  

CONCLUSÃO
Deus cumpriu na vida de Salomão os Seus propósitos, mas ele obedeceu ao Senhor, se deixou ser usado por ELE e então frutificou. E assim como foi com Salomão, pode ser comigo e com você, com a nossa igreja. Basta obedecermos as palavras do Todo-Poderoso, ELE completará a obra em nossas vida. Eu creio que ELE tem grandes coisas para a nossa igreja. Uma Igreja Frutífera Realiza a Obra de Deus. Tem um texto que me serve sempre de estímulo e ele me veio à mente, palavras do apóstolo Paulo:

“Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis (Constantes) e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Coríntios 15.57-58)

Inicie a Obra e vá até o final. Ouça as palavras de um Rei...
  1. FAÇA A OBRA, mas não de qualquer forma.
  2. DEUS É CONTIGO, o Deus da Obra estará junto no meio da obra.
  3. CONCLUA A OBRA, não apenas estará na obra, mas capacitará e dará todos os recursos para Sua obra.

Oração: “Senhor, peço-te que dê forças, coragem, alegria e ânimo. Peço-te que o Senhor nos fortaleça a cada dia assim como já tem feito e que possamos ser, servos ousados, Firmes, Constantes, Frutificantes, Alegres, Animados, Corajosos. Sabendo que estamos realizando a maior de todas as obras que é Servir a Ti e anunciá-lo às nações. Em nome de Jesus que oro. Amém!”

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Clique no link e baixe o slide da mensagem


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...