terça-feira, 2 de abril de 2013

Os Seguidores de Jesus 03


Os Seguidores de Jesus 03
"Uma igreja frutífera possui verdadeiros seguidores de Jesus"
Série: Discípulos - Texto: Lucas 9.57-62

Mensagem do dia 17/03/2013 (Domingo/Manhã) – Igreja Batista Central em Toledo


Nós vimos dois estudos: 1. O disposto ingênuo. Sobre a consciência que a pessoa deve ter a respeito do preço a pagar por seguir Jesus. Sua disposição deve ser genuína e sem limites, ir de fato para onde Deus mandar e fazer o que Ele quiser. 2. O chamado, que não tinha prioridade. Jesus deve ser o primeiro na vida de seus seguidores. Ele deve ser prioridade, acima de tudo (sentimentos, pessoas ou coisas). Se Ele não for o primeiro em seu coração, então, não será nada, não passará de uma ilusão. Hoje veremos sobre:

3. O falso disposto. Lucas 9.61-62: "61 Ainda outro disse: "Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e me despedir da minha família". 62 Jesus respondeu: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus".

Vamos ao 3º candidato à seguidor de Jesus: Semelhante ao “disposto ingênuo”(vv.57-58), esta pessoa se oferece espontaneamente para segui-lo. E semelhante ao "o chamado que não tinha prioridade" (vv.59-60), ele tem uma condição: “mas primeiro deixe que eu vá me despedir da minha família”.

Não parece nada demais, não é? Por exemplo, quando Elizeu foi chamado para seguir Elias no Antigo Testamento, ele pediu para beijar o seu pai e a sua mãe, e o pedido foi concedido (1Rs 19.20). Não é o mesmo caso aqui? Parece, mas não é. A diferença é que Eliseu seguiu, Elias sabia que Eliseu era de fato vocacionado. Neste caso, a resposta de Jesus foi mais severa: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus".

O arado palestino antigo era segurado pela mão esquerda enquanto a mão direito segurava um aguilhão com uma ponta afiada de ferro para guiar o boi ou cavalo teimoso. Era uma técnica que exigia muita atenção e muita destreza. Se o agricultor olhasse para trás enquanto arava a terra fatalmente iria abrir um novo sulco. Por isso, jamais se deve olhar para trás quando está arando o campo.

Conclusão
Por isso, quem quiser seguir Jesus, não deve olhar para trás, se olhar fará tudo errado. Olhar para trás é sinônimo de desistência. Olhar para trás é sinal de relaxo, de falta de atenção. Olhar para trás significa não ter interesse nas coisas de Deus, é não ter a disposição e a prioridade que agrada ao Senhor. Ser seguidor de Jesus é cumprir a missão que Ele designou, proclamar o Evangelho em sua inteireza, não apenas em palavras, mas em atitudes, as mesmas que Jesus ensinou.

Você tem sido um verdadeiro Seguidor de Jesus?

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Clique no link e baixe o slide da mensagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth