Moisés - A oração como queixa - 03


Moisés - A oração como queixa - 03
Mensagem do dia 20/03/2013 (Quarta) 
Igreja Batista Central em Toledo
Textos: Êxodo 5.20 - 6.1

Vimos até aqui, duas verdades: a 1ª VERDADE: DEUS NÃO PROMETEU VITÓRIAS SEM LUTA. Deus faz a sua parte, mas exige que nós façamos a nossa parte também. Não é apenas crer, cruzar os braços e esperar as coisas acontecerem. Há muitas lutas em nossas vidas, provas que temos de passar. "Para estarmos aprovados, seremos provados"; A 2ª VERDADE: DEUS ACEITA AS QUEIXAS. Ele também nos ouve, podemos sim questioná-lo, mas com temor, sinceridade, com humildade sabendo reconhecer quem somos e quem é Deus. Ele é o Senhor e nós os servos, não podemos inverter a ordem dos fatos, Hoje veremos a terceira verdade aprendida neste texto, Êxodo 5.20 - 6.1:

3ª VERDADE: DEUS TEM SEU JEITO DE FAZER
A resposta de Deus para Moisés está em Ex. 6.1. Geralmente nós temos a tendência de querer resultados urgentes, na hora, mas Deus tem seu jeito de fazer as coisas. Ele age como Ele quer, no tempo Dele e se Ele quer. Isso está fora do nosso controle. Talvez, por isso mesmo que nos desesperamos.

E Deus novamente manda Moisés falar com o Faraó, em 6.10-13, e repete novamente em 6.28-30 animando Moisés. O problema é que a solução parecia realmente ser demorada e de certa forma "estranha", vamos ler 7.1-5. Nos vv. 1-2 Deus anima Moisés, mas nos vv. 3-4, Deus deixa bem claro que o Faraó não iria ouvi-los, "Ele iria endurecer o coração de Faraó".

Talvez Moisés tenha se perguntado: Mas por que Deus não faz as coisas logo? Nós só queremos que acabasse a escravidão. Para que falar se Faraó não vai nos ouvir? Não seria perca de tempo? Para que ir lá e ser zombado e correr risco de morte? Deus tem seu jeito de fazer. E também fica evidente que Deus tinha um OBJETIVO: Fazer os Egípcios saberem quem ele é, v. 7.5: "E os egípcios saberão que EU SOU O SENHOR, quando eu estender a minha mão contra o Egito e tirar de lá os israelitas". O Seu jeito é o melhor, mesmo que não compreendamos, é melhor! Creia nisso!

CONCLUSÃO
Vimos 3 verdades:
1ª VERDADE: DEUS NÃO PROMETEU VITÓRIAS SEM LUTA.
2ª VERDADE: DEUS ACEITA AS QUEIXAS.
3ª VERDADE: DEUS TEM SEU JEITO DE FAZER

Não é melhor cristão aquele que nunca se queixa com Deus, mas aquele que sempre dialoga com Ele. O cristão pode se queixar, pode expor livremente suas preocupações, medos, anseios, frustrações e dúvidas. O profeta Habacuque mesmo se queixou ao Senhor: Hb 1.2-4. Podemos expor a Deus nosso sentimento, mas com temor tendo em mente a certeza de que Deus agirá no tempo certo, à Sua maneira e do melhor modo. À nós só nos cabe imitarmos Moisés e Arão conforme o texto de Êx 7.20: “... fizeram Moisés e Arão como lhes ordenara o Senhor”. Podemos até não entender a forma que Deus age, mas obedecer sempre é a melhor coisa a se fazer.

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...