Jesus deseja tocar seu coração


Jesus deseja tocar seu coração
"A cura de um paralítico em Cafarnaum"
Mensagem do dia – 03/03/2013 – Igreja Batista Central em Toledo
Texto: Marcos 2.1-12

INTRODUÇÃO
Este texto é conhecido, e geralmente intitulado como: “A cura de um paralítico em Cafarnaum”. Mas seu assunto principal não é a cura, nem o paralítico, nem sobre seus 4 amigos, nem sobre Cafarnaum, nem sobre os Escribas, apesar de tudo isso fazer parte do enredo o assunto principal é sobre FÉ. A fé que agrada ou não a Deus. É uma passagem fantástica e fascinante (assim como toda a Bíblia), por isso, quero juntamente com os irmãos observar alguns aspectos importantes deste texto e tirar preciosas lições para as nossas vidas, Imaginem:
 
Cena 1: A Fé de "loucos" que AGRADA a Jesus (vv. 1-5).

Jesus estava em uma casa (v.1), provavelmente a casa de Pedro onde Jesus mantinha residência temporária(Mt 4.13); A casa estava lotada, cheia e Ele ensinava a respeito de Deus (v. 2); Foi então que trouxeram-lhe um paralítico numa maca – eram 4 homens (v. 3); Não podendo se aproximar por causa da Multidão. Sabe o que eles fizeram? Eles fizeram uma abertura no telhado e baixaram a maca onde o paralítico estava até estar à vista de Jesus (v. 4); Jesus viu, reconheceu a fé dos 5 homens (v. 5)

O paralítico e seus 4 amigos tiveram muita fé. Eles não se importaram com a grande multidão que estava lá, muito menos o que iriam pensar deles. Vamos imaginar se Jesus estivesse aqui fisicamente, e alguém fizesse uma abertura no teto deste templo e descesse um homem de maca, qual seria a reação dos irmãos? Provavelmente acharíamos uma loucura. Em Hebreus 11.6 diz que "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois é necessário que quem se aproxima de Deus creia que ELE existe e recompensa os que o buscam". Eles criam nesta verdade, por isso, tinham um objetivo: Levar seu amigo paralítico até Jesus. Porque sabiam que Jesus o podia curar, se assim quisesse fazer.

Não me canso de repetir algumas frases pessoais como: "Muitos querem apenas as bênçãos, mas não buscam o Deus das bênçãos". Não podemos achar que as bênçãos são mais importantes que o Deus que as dá. E também, achar que não precisamos nos esforçar e nos dedicar. Eles buscaram a Jesus e creram que poderiam ser agraciados. Eles agiram com fé e Qual foi a reação de Jesus?

v.5: Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados” (v. 5). Lembrei daquele texto de Isaías 59.1: “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir”.

O mestre estava atento. Havia uma multidão, mas Ele não deixou de olhar e perceber o paralítico e seus amigos, principalmente sondou seus corações e percebeu que o que motivava eles a fazerem o que fizeram fora a que eles tinham. Mas nem todos se alegram por isso...

Cena 2: A fé dos "sábios" que NÃO AGRADA a Jesus (vv. 6-7)

A incredulidade dos mestres da lei que pensavam em seus corações: "Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?

Há muitas pessoas incrédulas. O mundo está cético. Isso não é novo. O apóstolo Paulo escreveu que “O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2 Coríntios 4.4). Existe não só no mundo, mas dentro das igrejas posicionamentos "incrédulos", há pastores e cristãos que atestam sua falta de fé na Palavra de Deus, quando diz que ELA contém erros. Eles não acreditam nos milagres que Jesus fez. E existem também pessoas que ao invés de ajudar, contribuírem e cooperarem para o crescimento do Reino de Deus, elas tentam destruir o que está sendo construído.

Mas eles eram "mestres da lei", deveriam ser os primeiros a creem. Porque duvidaram de Jesus? Porque seus corações estavam duros. Seus olhos cegos. E assim, há muitas pessoas dentro e fora das igrejas. Você pode até ficar surpreso, mas nem todos os que se dizem cristãos, são! Muitos não se converteram genuinamente e seus frutos mostram isso. E por isso a "fé" destas pessoas não agradam a Deus. E pensando naqueles que não creram em suas palavras, Jesus resolveu manifestar o seu poder...

Cena 3: JESUS, manifesta seu poder para alcançar corações (vv. 8-12).

Jesus sabia o que eles estavam em seus corações, por isso disse: Que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se, pegue a sua maca e ande’? (v. 9). É verdade que qualquer um pode dizer: “os teus pecados estão perdoados”, isso é fácil, mas curar um paralítico não poderia ser qualquer um, apenas uma obra do próprio Deus. O que impressiona os homens não é a PALAVRA DE JESUS e sim os sinais e maravilhas que Ele realizava. Se Jesus não tivesse realizado os milagres que realizou, será que iriam crer?

Por isso Jesus prosseguiu: "10 Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico — 11 eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa". 12 Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos. Estes ficaram atônitos e glorificaram a Deus, dizendo: "Nunca vimos nada igual!"

Então aquele homem foi curado e perdoado. Veio paralisado, acamado, moribundo, saiu andando, feliz e na frente de todos. O "morto" agora estava "vivo". Agora ele além de poder andar, tem a vida eterna em Cristo Jesus, a sua fé o salvou por causa de sua fé. O resultado foi que eles "ficaram atônitos e glorificaram a Deus, dizendo: "Nunca vimos nada igual!"

Conclusão
Há pessoas piedosas e também pessoas incrédulas (isso sempre teve e sempre vai ter). Há pessoas com os corações duros, mas também há pessoas com o coração mole, aguardando ser tocado. Assim como Deus agia no passado das mais variadas formas e continua agindo, "ELE é o mesmo ontem, hoje e será eternamente" (Hb 13.8). Ele age quando ELE quer, afim de cumprir o propósito que Ele deseja e sempre para Glória Dele. Por isso, Deus pode Curar, se for da vontade Dele, mas o que Ele está mais interessado é no seu coração. É da vontade Dele que ninguém se perca. Ele anseia por um coração contrito e arrependido.

Você crê no Evangelho de Cristo? Na mensagem que é salvação para a sua vida? Você já tomou a sua decisão por seguir Jesus, fazer a vontade Dele e não a sua. Viver para Ele e abandonar o que precisa ser abandonado. Jesus deseja tocar seu coração. Deixe Ele ti Tocar e transformar em um coração segundo o de Deus. Deus deseja te usar, com certeza Ele depositou em você dons e talentos especiais. Você deseja entregar seu coração definitivamente a Cristo?

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

 Clique no link e baixe o slide da mensagem

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...