Enoque - Um homem de oração - 02


Enoque - Um homem de oração - 02
Mensagem do dia 06/02/2013 (Quarta) – Igreja Batista Central em Toledo
Textos: Gênesis 5.21-24, Hebreus 11.5-6, Judas, 14-15

Enoque era um homem dedicado que estava sempre na companhia de Deus.  Andava com ELE e nós vimos que a 1ª Razão que evidencia ser uma pessoa de oração... É QUE ELA MOSTRA ISSO NA CONDUTA. Enoque tinha isso em sua vida. Assim como Enoque, reconhecemos uma pessoa de oração exatamente porque ela mantém a comunhão com o Pai. Quem ora não precisa falar que ora, simplesmente sabemos que ela ora.

A 2ª Razão que evidencia ser uma pessoa de oração...
É QUE ELA TEM UMA VIDA DE FÉ QUE AGRADA A DEUS

Hebreus 11.5: “pela fé” e “agradara a Deus”. Enoque é descendente de Sete (sobrinho). Deus deu a Adão outro filho e foi nesta época que os homens começaram a invocar o nome Iahweh, Senhor  (Gn 4.26). Enoque vem de uma linhagem de piedosos. É muito bom quando os pais passam sua fé para os filhos e os educam no temor de Deus. Apesar de que seu pai não era nada fiel a Deus, Enoque foi e "andou com Ele".

Hebreus 11.6 parece ser continuação do testemunho sobre Enoque: ele cria em Deus, se aproximava dele e sabia que seria recompensado por isto.  A fé não é barganha, mas Deus é um Deus de promessas, de fidelidade, de amor e de justiça. Lembrei do caso de Eli, o sacerdote. Deus disse para Eli: "Por que vocês zombam de meu sacrifício e de minha oferta que determinei para a minha habitação? Por que você honra seus filhos mais do que a mim, deixando-os engordar com as melhores partes de todas as ofertas feitas pelo meu povo Israel?... Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo" (1 Samuel 2.29-30). Honre e será honrado. Promessa de Deus.

Não é à toa que em Hebreus 11 ele está em outra linhagem: a dos heróis da fé. Pessoas que alcançaram recompensas por causa da fé. Por honrarem a Deus. Isso nos leva a refletir um pouco mais sobre a nossa conduta e fé.

Você acha que sua fé é suficiente para agradar e honrar a Deus? Não exatamente em quantidade, mas em qualidade. Os filhos de Eli e o próprio Eli não honraram a Deus, vocês sabem o fim deles (1Sm 4.11, 17-18), ambos morreram e se cumpriu a Palavra de Deus a Eli "... na sua família ninguém alcançará idade avançada" (1 Sm2.31). "E escolherei para mim um sacerdote fiel, que fará segundo o que está no meu coração e na minha mente..." (1 Sm2.35).

"Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam" (Hebreus 11.6).

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...