Tiago - Cristãos Bem-aventurados 03


Tiago - Cristãos Bem-aventurados 03
“São aqueles que perseveram nas provações, fogem das tentações e estão ligados em Cristo”
Mensagem do dia 09/01/2013 (Quarta) 
Igreja Batista Central em Toledo

Texto: Tiago 1.12-15:

O Cristão Bem-aventurado
3. É AQUELE QUE PROCURA ESTAR LIGADO A JESUS (v.15)
“Então a cobiça, tendo concebido, dá à luz o pecado e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte”.

O versículo 15 fala da consequência de ceder às tentações. A concupiscência é a mãe do pecado. “A cobiça, tendo concebido, dá à luz o pecado”. Tiago está seguindo a mesma linha de raciocínio de Jesus, em contraposição a teologia dos fariseus. O mal procede do interior do homem e não do exterior. O homem sente, pensa, quer, toma decisões, é um ser responsável pelos seus atos. São os maus desejos do seu interior que o levam ao pecado.

Isso foi exatamente isso que Jesus disse quando reinterpretou a lei de Moisés. “NÃO MATARÁS” (Ex 20.13), Jesus, porém disse: “todo aquele que se irar contra seu irmão, será réu de juízo e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno” (Mt 5.22). Se a lei proibia o assassinato, Jesus proibiu o ódio. É o ódio que produz o assassinato. João ainda diz: "Quem odeia a seu irmão é assassino..." (1Jo 3.15a), não precisa matar literalmente, em seu coração já matou. Da mesma forma, a lei mosaica dizia “NÃO ADULTERARÁS” (Ex 20.14). Jesus disse: “... todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mt 5.28). É o pensamento que gera o ato.

Após ter sido consumado, nasce o pecado e o pecado gera a morte. Isso é grave! Ou seja, Tiago está falando da Separação que o pecado causa entre o homem de Deus (a morte). Jesus falou certa vez que nós devemos estar ligados Nele. Ele é a videira e nós os ramos. O que não está ligado Nele, será cortado e jogado fora, mas o que está ligado será podado para dar mais frutos (João 15). Porque fomos chamados para dar frutos e assim glorificar ao Pai (João 15.8).

  • O cristão deve estar firme e preparado para fugir das tentações e buscar a Jesus, estar ligado com Ele é fundamental, só assim parar produzirmos frutos, pois sem ELE nada podemos fazer (Jo 15.5).

Conclusão
Os Cristãos Bem-aventurados: “São aqueles que perseveram nas provações, fogem das tentações e estão ligados em Cristo. Os pensamentos determinam as ações e os sentimentos. Pensemos coisas boas e as possibilidades de fazermos o bem serão maiores. Sigamos a orientação de Paulo em Colossenses 3.1-2: "Buscai... e Pensai nas coisas do Alto". Encha-se alguém de lixo e tudo que produzirá será lixo...

“Semeias um pensamento, colhes um ato.
Semeias um ato, colhes um hábito.
Semeias um hábito, colhes um caráter.
Semeias um caráter, colhes um destino”.

Examine-se a si mesmo. Examine a sua vida. Reavalie sua concepção de vida, seus pensamentos, sua forma de julgar o mundo. Veja bem o que você está pensando, mude seus pensamentos e mudará suas atitudes.

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...