Tiago - Cristãos Bem-aventurados 01



Tiago - Cristãos Bem-aventurados 01
“São aqueles que perseveram nas provações, fogem das tentações e estão ligados em Cristo”
Mensagem do dia 02/01/2013 (Quarta) – Igreja Batista Central em Toledo

Recapitulação: Tiago, não trata em sua carta, assuntos como: O Espírito Santo, Salvação, Evangelismo e nem da Volta de Cristo. Martin Lutero a chamou de “epístola de palha”. Tiago trata a conduta da vida cristã de forma bastante prática. Aborda problemas de ética, de relacionamentos e comportamentos. Fala dos sofrimentos e das tribulações como sendo um "teste", ou "prova" da fé do cristão, ensinando a paciência, perseverança e conduzirá os seus leitores à maturidade e integridade cristã. A sabedoria é ferramenta necessária para isto. Por isso o cristão deve ter sabedoria no viver.
·      1.1 - Sendo Servos - Tiago poderia dizer que era irmão de Jesus, mas se apresenta como servo.
·      1.2-4 Maduros - Tiago mostra os benefícios das provações. Todo cristão precisa amadurecer.
·      1.5-8 Sábios - Reconhecer que precisa de sabedoria é ser sábio.
·      1.9-11 - Eternos - As circunstancias terrenas são transitórias, não podemos inverter os valores.

Introdução
E aqui neste trecho da Palavra de Deus (Tiago 1.12-15), Tiago fala a respeito da origem do pecado na esfera da vida humana. Como sempre, Tiago é prático em suas palavras. Ele se preocupa em mostrar como o pecado surge na vida humana e nos conduz à prática do mal. Mas também podemos aprender que os cristãos podem ser Bem-aventurados. Portanto, quais lições aprendemos deste texto?

O Cristão Bem-aventurado
“Bem-aventurado o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam”.

1. Os bem-aventurados. Tiago logo no inicio nos traz uma “bem-aventurança”, v. 12: “Bem-aventurado é o homem...”. É dirigida aos “... que perseveram na provação...”, os que suportam a provação. Makários é o termo grego para “bem-aventurado”, é a mesma palavra utilizada por Mateus nas bem-aventuranças do sermão do monte. Significa: “feliz”, “bendito”, e aplica-se ao homem digno de felicitações e admiração. Por isso, podemos afirmar: O que suporta com firmeza a provação é bem-aventurado.

2. As provas são necessárias. "Para estar APROVADO tenho de ser PROVADO". Se não for provado não estarei aprovado, por isso é necessário passar pelas provas. Há quem diga que cristãos não passam por problemas, mas não se engane, todos nós passamos por provações, por dificuldades e por lutas, seja quais forem as áreas de sua vida, elas virão. Mas a forma que vamos passar por elas é uma decisão nossa. Por isso, se perseverarmos teremos benefícios mesmo em momentos difíceis.

3. A perseverança é essencial para recebermos a Coroa da Vida.  O crente receberá a coroa da Vida. É a mesma prometida em Apocalipse 2.10, onde a fidelidade dos esmirnianos é exigida, mesmo que à custa da morte: “Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Coroa da vida, o galardão dos fiéis. É o reconhecimento da vitória daquele que suporta com firmeza a provação, além disso testemunha do Amor de Deus. É a recompensa que o “Senhor prometeu aos que o amam”.

  • Você deve ser firme nas provações, perseverante até o final. Você tem sido fiel, firme e perseverante?

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...