quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Enoque - Um homem de oração - 01


Enoque - Um homem de oração - 01
Mensagem do dia 23/01/2013 (Quarta) – Igreja Batista Central em Toledo
Textos: Gênesis 5.21-24, Hebreus 11.5-6, Judas, 14-15

INTRODUÇÃO
“Enoque andou com Deus” (Gn 5.24). Curta e rica biografia. Era o filho mais velho de Caim (Gn 4.17). Seu nome significa “dedicado”. No hebraico, “andar” é  hallakah, que significa  “estar habitualmente com...”. É diferente de “caminhar”, ou “marchar”. É estar na companhia de alguém, viver com alguém. Duas vezes se fala que ele "andou com Deus" (Gn 5.22 e 24). Depois a palavra hallakah acabou significando, também “regra", "conduta”, separando aquele que "anda com Deus" e aquele que "não anda com Deus". Resumindo: Enoque era um homem dedicado que estava sempre na companhia de Deus.  

Mas, a Bíblia sequer descreve uma oração de Enoque. E o que tem isso a ver com oração? Muitas coisas! Há princípios inseridos na vida deste homem que "foi arrebatado e não experimentou a morte" (Hb 11.5). Enoque era um homem de oração. Você é de fato uma pessoa de oração? Nós podemos perceber em Enoque 3 razões que evidenciam ser uma pessoa de oração.

A 1ª Razão que evidencia ser uma pessoa de oração...
É QUE ELA MOSTRA ISSO NA CONDUTA
Orar não é dizer palavras. É manter comunhão com o Pai. Quem ora não precisa divulgar que ora, as pessoas sabem, reconhecemos uma pessoa que tem vida de oração. A forma de pensar, de agir, de se comportar e falar mostra isso. Até o rosto é diferente, (Êxodo 34.29 - Moisés quando desceu do monte com as tábuas do testemunho).

Não vou mentir, eu desconfio de "santos" emburrados, briguentos, maldosos e fofoqueiros. Mas não me preocupo com os operosos, sinceros e que pensa no Reino de Deus. Lameque (Gn 4.23) é a personificação da violência, matou um homem por que o ferio. Enoque é a personificação da santidade. "Andava com Deus". Deus é Santo e só anda com Deus pessoas que também são santas.

Por isso, quem ora vive na companhia de Deus e sua vida acaba sendo uma regra de conduta. A oração produz consagração. Quem vive com Deus é diferente. Faz diferença. Tem a visão das coisas de Deus.

Deus viu isso na vida de Enoque, será que vê também na sua?

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth