Um Jovem Religioso


UM JOVEM RELIGIOSO
Mensagem do dia 22/12/2012 (Sábado) – Jovens e Adolescentes - intercâmbio  
Igreja Batista Filadélfia em Toledo
Texto: Marcos 10.17-22
Introdução
Este texto traz consigo geralmente o titulo de "O JOVEM RICO", com certeza vocês conhecem ele. Jesus quer tratar uma questão importante, tratando-se do como herdar Reino de Deus e ter a salvação, o que nos conduz a Deus?

Não são as obras, muito menos as práticas religiosas. Ser rico ou pobre também não importa para Deus. Embora Jesus fala da dificuldade de um rico se converter por causa dos bens materiais, por causa do amor ao dinheiro, ao mesmo passo que alguém pode ser pobre e achar que Deus se esqueceu dele e ter uma vida desonesta. Mas isso é relativo, o caráter não depende de riqueza ou pobreza, cada um tem seu independente se é rico ou pobre.

O que Jesus deseja então? ELE quer um coração quebrantado, genuinamente convertido e desprendido de qualquer coisa, sentimento, pessoas ou situações. Para cumprir a vontade de Deus precisamos ter corações abnegados. Existe em sua vida algo que lhe impede de servir melhor ao Senhor? Vamos analisar o texto e extrair dele lições preciosas para as nossas vidas.

I - UMA DÚVIDA SUSPEITA (vv. 17-20 )
A religiosidade deste jovem o impedia de muitas coisas. Jesus conhecia perfeitamente o coração deste jovem. Olha a forma que ele aborda Jesus: "correu ao encontro de Jesus... ajoelhou-se e perguntou a Jesus: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?"

Imagine a cena que ele fez, um tanto quanto dramática. Se aproximou de Jesus. Ajoelhou diante Dele. O fato é que muitos se aproximam de Jesus - mas continuam longe Dele. Muitos se ajoelham, mas continuam em pé. Muitos erguem as mãos, dizem palavras eloquentes, espirituais e fazem uma cena tentando impressionar Jesus, mas seus lábios estão longe da adoração que Jesus deseja. Impressionam homens, mas não a Deus. Sua religiosidade serviu apenas para afastá-lo de Jesus e não o aproximar.

Ele disse: Que farei Senhor para herdar a Vida Eterna? Era uma Dúvida ou  Confirmação de suas ações? (religiosidade). Ele queria confirmação de que era bom suficiente para herdar a vida eterna mediante suas praticas religiosas: "Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude" (v.20).

Você é religioso? Saiba que a religiosidade nos afasta de Deus. Contudo, Jesus mostrou para ele o que ele teria que fazer.

II - UMA BOA RESPOSTA (v. 21)
Como eu disse, Jesus o conhecia intimamente, sabia dos seus intentos. Primeiramente  fez com que o Jovem revelasse o que realmente estava no seu coração quando ele mencionou os mandamentos (v. 19). O jovem achou que suas atitudes eram suficientes, ele não imaginava que a resposta para sua pergunta era incorreta. Por isso... "Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me" (v. 21).

Jesus olhou para ele. O amou. Deu a resposta. Deu a saída. Mostrou o caminho. "Uma coisa ainda falta... ". O jovem também não esperava por isso. Disse Jesus a ele:

  1. "... vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu"
Abra mão dos seus tesouros terrenos. E terás um tesouro no céu. A grande verdade é que nós invertemos os valores, vivemos o passageiro como se fosse eterno. Jesus noutra ocasião disse: "Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração" (Lucas 12.34).
Onde está o seu coração? Onde está o seu tesouro?

Agora sim, depois de vender tudo, dar aos pobres, terá um tesouro melhor, então...
  1. "... vem, toma a cruz, e segue-me".
Outra questão importante: A Salvação tem muitos benefícios, mas também tem suas obrigações. Alguns querem Jesus como Salvador, mas não o querem como SENHOR. A obediência é necessária para todo cristão. Tomar a cruz é assumir os benefícios e as responsabilidades de ser cristão.

Jesus conhece os corações, conhecia o coração daquele jovem e conhece o nosso coração, você tem tomado a cruz e seguido Jesus?

III - UMA PÉSSIMA ESCOLHA (v. 22  )
No final das contas, o que importa é o resultado e o resultado deste diálogo para aquele jovem, foi lastimável. Poderia ter obedecido ao Mestre, escolhido o melhor, "mas ele, abatido por essas palavras, retirou-se triste; porque possuía muitos bens".

Foi um choque para o jovem! Vou dizer uma coisa: Provavelmente aquela era a última coisa que ele esperava ouvir de Jesus. Assim como aquele jovem, muitos só querem ouvir apenas o que agradam o coração e não o que precisam ouvir para correção, exortação, transformação e mudança de vida. Ele fez uma péssima escolha, preferiu os bens terrenos do que os celestiais, era muito apegado aos seus bens, não queria abrir mão de tudo.

Seguir Jesus é Abnegação, é abrir mão, muitos não querem abrir mão. Qual tem sido a sua escolha?

Conclusão
Jesus foi muito duro com os falsos mestres da lei e fariseus  de sua época dizendo: "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade" (Mateus 23.27-28).

É assim que Jesus vê a religiosidade. O religioso normalmente também é egoísta, sínico, fingido, hipócrita (ator), por fora demonstra reverencia, mas seu coração está distante de Deus. Não tem interesse genuíno pelas coisas de Deus. Vai à igreja por outras razões.  Jesus deseja que você o siga, mas de todo coração. Ele não aceita religiosidade, isso nos afasta de Deus. Ele revelou essas coisas para aquele jovem, todavia, preferiu tomar uma péssima decisão. E você o que vai escolher?

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Clique no link e baixe o slide da mensagem

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...