Orai sem cessar 04


Orai sem cessar 04
Mensagem do dia 12/12/2012 (Quarta-Feira) 
Igreja Batista Central em Toledo
“Orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5.17)

*Orai com discernimento de quem Deus é e como Ele age;
* Orai com fé, a oração sem fé não é aceita, sem fé é impossível agradar a Deus.

Continuando a nossa série, temos outra questão importante: Quando você ora, O que você pede? Para que você pede? Qual a motivação ao pedir? A viúva (Lc 18.1-8) tinha uma causa importante e necessária, por isso ela insistiu.

3. Orai: com sabedoria
Uma oração sábia. Provérbios 30.7-9: 7 Peço-te que não me negues duas coisas antes de morrer:  8 Afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me apenas o pão de cada dia; 9 para que na fartura não te negue e diga: Quem é o Senhor? Ou, empobrecendo, eu venha a furtar e profane o nome de Deus”.

Estamos chegando ao final de ano, nós, ou boa parte das pessoas, têm por hábito fazer pedidos, avaliar o ano que está passando, planejar o próximo. A sociedade construiu em sua mente o desejo de progredir, crescer e prosperar. Quanto a querer progredir, não acho nada demais, podemos e devemos buscar o melhor. No entanto, o problema é  a forma que a pessoa deseja crescer e acima disso o que está no coração dela para alcançar este alvo. E neste mundo materialista em que vivemos, tal pensamento faz com que grande parcela da humanidade seja vaidosa, ambiciosa e egoísta. Então, uma boa parte querem progredir, mas por razões erradas.

Provérbios 30 é um interessante capítulo. Salomão faz citações das palavras de Agur (v.1). Parece ser um desabafo mostrando os seus dilemas, crises e intentos da vida. Fala daquilo que o impressiona e também do que desconhece e não entende (Sugestão: leia o capítulo todo). Mas principalmente em suas palavras, Agur sabe quem ele é, e tem convicção dos seus limites humanos, nos vv. 2-3 é relatado: “Na verdade sou o mais tolo de todos, não tenho o entendimento do homem; não aprendi a sabedoria, nem tenho conhecimento do Santo”.

Agur faz dois pedidos: “Afasta de mim a falsidade e a mentira” (v.8a). “Não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me apenas o pão de cada dia” (8b). Salomão sabia que o coração do homem é corrupto e que deseja coisas desnecessárias por vaidade e que pode articular o mal para alcançar seus objetivos, seja trapaceando, sendo injusto ou mentindo. Por isso, usando as palavras de Agur, deseja ser idôneo, reto e justo. Ele pede o necessário, não almeja ser rico e nem pobre no versículo 9 explica: “para que na fartura não te negue e diga: Quem é o Senhor? Ou, empobrecendo, eu venha a furtar e profane o nome de Deus”.

Mas isso é difícil aos nossos olhos, porque quanto mais o homem tem, mais ele deseja. Não é? Não se contenta com o muito e muito menos com o pouco. São os dois extremos: Um o de achar que é bom suficiente para não precisar mais de Deus; E o outro, achar que Deus o abandonou e assim blasfemar teu Santo Nome e ter atitudes errôneas e imorais. Tiago trata disso também, ele diz: “pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” (Tiago 4.3).

Essas palavras me levam a pensar: O que eu, Paulo César Berberth Lima, tenho pedido? Para que? Qual a minha real motivação? Será que é mesmo da vontade de Deus o que estou desejando? Será que tenho desejado algo desnecessário? E quanto aos extremos, será que agiria injustamente com Deus? E você? Quais são os teus pedidos? O que está em seu coração? Orai, mas com Sabedoria.

Nosso último estudo falará de algo extremamente importante, suas orações são apenas de pedidos? Tem espaço para gratidão? Orai: com gratidão

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...