Lídia - uma mulher exemplar


Lídia - uma mulher exemplar
Mensagem do dia 16/12/2012 (Domingo/Manhã) 
Igreja Batista Central em Toledo

"11 Partindo de Trôade, navegamos diretamente para Samotrácia e, no dia seguinte, para Neápolis. 12 Dali partimos para Filipos, na Macedônia, que é colônia romana e a principal cidade daquele distrito. Ali ficamos vários dias. 13 No sábado saímos da cidade e fomos para a beira do rio, onde esperávamos encontrar um lugar de oração. Sentamo-nos e começamos a conversar com as mulheres que se haviam reunido ali. 14 Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo. 15 Tendo sido batizada, bem como os de sua casa, ela nos convidou, dizendo: 'Se os senhores me consideram uma crente no Senhor, venham ficar em minha casa'. E nos convenceu...  40 Depois de saírem da prisão, Paulo e Silas foram à casa de Lídia, onde se encontraram com os irmãos e os encorajaram. E então partiram"  (Atos 16.11-15, 40).

INTRODUÇÃO Lídia foi fruto da 2ª Viagem Missionária de Paulo. Lídia era asiática, nascida na cidade de Tiatira (v. 14), mas morava em Filipos. Seu nome deriva da região da Lídia, onde Tiatira ficava. Seu nome pode ser um adjetivo, “a mulher de lídia”, "que nasceu em lídia". Devia ser uma mulher de alta posição social, solteira ou viúva (não se sabe), pois seu marido não é mencionado. Mas a casa é sua (v. 15). A igreja em Filipos começou com ela; depois veio o carcereiro. E alcançou pessoas de alta posição social: At 17.4 e 12. Era convertida ao judaísmo, mas entendeu o evangelho (v. 14). Alguns traços do seu caráter cristão nos ajudam a ver como o cristianismo primitivo vivia e podemos ter boas lições para nossas vidas.

1. LÍDIA, UMA MULHER DEVOTA. “... temente a Deus” (v. 14). Foi alcançada numa reunião de oração (v. 13). Onde não havia sinagogas, os judeus se reuniam em beiras de rios para orar. Ela se congregava com os irmãos de sua fé. Boa lição: Lídia buscava a Deus e foi encontrada por Ele.  Com isso, Lídia nos ensina o valor da devoção ao Senhor e o de congregar-se com os irmãos. Lembremos de Hebreus 10.25: "Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia". Muitos vivem segregados (separados), não adianta nada reunirmos nos templos, apertarmos as mãos uns dos outros, ou dizer que amamos. Aparentemente unidos, mas na verdade separados. Isso não é comunhão. Isso não deveria acontecer. Uma vida de devoção com Deus nos conduz a uma vida de comunhão com os irmãos e de cooperação e participação na Obra.

2. LÍDIA, UMA MULHER HOSPITALEIRA. Lídia tinha posses, era comerciante. Hospedou os apóstolos (v. 15). Sua casa se tornou local de encontro dos irmãos (At 16.40). Talvez uma igreja, pois se reuniam em casas. Lídia se encaixa na prescrição de Paulo como alguém irrepreensível: "bom testemunho, boas obras, hospitaleira, serva, generosa..." (1Tm 5.10). A hospitalidade é uma virtude cristã (Hb 13.2, 1Pe 4.9). Devemos saber receber, agregar, inserir, envolver-se, importar-se e ajudar uns aos outros.

3. LÍDIA, UMA MULHER QUE MARCOU VIDAS. Não é citada, mas obviamente está incluída em Filipenses 1.3-7 (principalmente o v. 5) quando Paulo agradece a cooperação no evangelho desde o início, fazem parte dos heróis da implantação do evangelho. Ela não pregava, não “ministrava” louvor, nem estudos, mas servia. Era serva de Deus. Pôs o que tinha a serviço do evangelho. Lídia nos ensina que o serviço cristão envolve bens materiais, desapego e abnegação. Há membros de igreja que atrapalham o evangelho. Lídia era serva e marcou vidas. Ela nos ensina que vida cristã não é busca de domínio, mas ser útil na obra.

CONCLUSÃO Uma mulher pouco conhecida, mas uma mulher exemplar que nos deixou boas lições: O valor da devoção; O valor da hospitalidade; e o valor da utilidade. Estas são marcas de um cristão operoso, firme e constante. Tais marcas são achadas em nossas vidas?

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth 

Clique no link e baixe o slide da mensagem

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...