Vidas Notáveis



Vidas Notáveis
Mensagem do dia 04/11/2012 (Domingo/noite) 
 Igreja Batista Central em Toledo

“Ao verem a intrepidez (coragem) de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus” (Atos 4.13)

Introdução
Logo após as primeiras conversões depois do pentecoste, os apóstolos Pedro e João curaram um aleijado no templo (At 3.1-10), logo em seguida Pedro inicia um discurso exortando o povo porque eles estavam admirados por causa da cura, mas Pedro deixa claro que não foram eles que curaram e sim Pela Fé em nome de Jesus Cristo que o homem foi curado (At 3.11-16), E os exorta ao arrependimento (At 9.19). Eles foram presos e muitos dos que ouviram a palavra creram e no dia seguinte reuniram-se em Jerusalém as autoridades, os líderes religiosos e os escribas e também alguns dos sumos sacerdotes (At 4.1-6). Então eles foram questionados...

Atos 4.7-13: “... Com que poder ou em nome de quem fizestes isto? 8 Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e anciãos, 9 visto que hoje somos interrogados a propósito do benefício feito a um homem enfermo e do modo por que foi curado, 10 tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós. 11 Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. 12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. 13 Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus”. 

Imaginem a cena: Pedro e João estavam perante o sinédrio (era uma assembleia de juízes judeus, um tribunal judaico). O clima não era nada agradável. Os corações dos judeus estavam amargurados e com muito ódio. Mas Pedro e João foram ousados no discurso e impactou aquele povo e principalmente as autoridades e religiosos presentes.

1.     Eles ficaram admirados por causa da Coragem dos apóstolos
A autoridade não estava neles, estava no nome santo de Jesus Cristo, o Nazareno. Podemos vivenciar o mesmo porque “Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Timóteo 1.7). E também:  "Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje e o será para sempre” (Hebreus 13.8). Mas para isso, é necessário ter vida com Deus, postura diante dos homens. Ousadia para defender o que cremos. Sem medo de sermos "prejudicados" por isso.

Como nos esquecer das palavras registradas em Atos 3.6-9: 6 ... Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!  7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; 8 de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus. 9 Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus”.

Somos incrédulos muitas vezes e perdemos muitas oportunidades por não agir com ousadia, não temos coragem muitas vezes nem para entregar um simples folheto e falar do amor de Deus, quanto mais não abrir mão dos valores e princípios que devemos ter. Quando não houver oportunidade, crie!

®    Sejamos Corajosos, Ousados.

2.     Eles ficaram admirados por causa da Simplicidade dos apóstolos
Pescadores, homens simples, a palavra utilizada é “Iletrados” (sem erudição). A palavra denota a falta de treinamento rabínico. Eles de fato não eram mestres da lei, mas Deus usou esses homens de tal forma que nem mesmo os mais letrados foram usados.

Lembro perfeitamente de uma mensagem que ouvi anos atrás por um homem chamado: João Miguel, iletrado, pedreiro, simples, homem de fé, trabalhador, ousado, mineiro que falava muitas palavras erradas, mas temente a Deus que tocava o mais duro coração. Que saudade de ouvi-lo!

Aprendemos que Deus usa quem Ele quer e quem se deixa ser usado por ELE, independente da posição social, grau de instrução, capacidade intelectual e psicológica, Deus usa todos aqueles que são simples o suficiente para depender de Deus e ser instrumentos dele e não achar que é fonte do poder. Ser simples não é sinal de fraqueza e nem motivo para se acomodar. Deus deseja usar sua vida. Permita-se ser usado como instrumento nas mãos do SENHOR.

®    Podemos ser Simples, mas nunca inúteis.

3.     Eles reconheceram que os apóstolos eram de Jesus
O mais interessante é que eles reconheceram a autoridade, a ousadia e  a coragem, dos apóstolos mesmo sendo simples e iletrados, no entanto, a conclusão que tiveram foi:  “... e reconheceram que haviam eles estado com Jesus”.

Essas foram as marcas de Pedro e João, ousadia e simplicidade, mas a maior foi a de ter a convicção de que eles andaram com Jesus. Tornaram-se Pescadores de homens. Não se iluda achando que o mundo e os homens do mundo pode lhe oferecer coisas melhores do que Jesus. Romanos 12.2 diz para: "não nos conformar com este mundo, mas nos transformar pela renovação da nossa mente, para que experimentarmos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".

Há pessoas que inverteram os valores: "Vivem o passageiro como se fosse eterno". Trocaram os tesouros dos céus pelos os da terra. Será que fizeram um bom negócio? Pedro e João andaram com Jesus e as pessoas reconheceram isso deles. Você tem andado com Jesus? As pessoas conseguem ver que você é de Jesus? Sua vida evidencia isso?

®    Que nossas vidas tenham evidencias de que andamos com Jesus Cristo

Conclusão
Por isso, tenhamos ousadia, busquemos em Deus coragem para proclamar a Sua Palavra. Vençamos as nossas limitações. Abramos as nossas mentes para alcançar pessoas. Tenhamos convicção, certeza e firmeza para lutar por aquilo que cremos, pelo Evangelho do Senhor Jesus. Tenhamos a convicção de que mesmo com simplicidade podemos ser instrumentos usados por Deus. E assim, ao vivermos tais coisas, nossas vidas evidenciarão que somos de Jesus Cristo e que andamos com Ele.

No Amor de Cristo, Pr Paulo Berberth


Clique no link para baixar o slide da mensagem

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...