Para não Fracassar


Para não Fracassar
Pastoral nr 018

“Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado” (Provérbios 19.2)

Na maioria das vezes, as pessoas se metem em situações difíceis e complicadas por não agirem com prudência, infelizmente algumas sem volta. Quando ainda novo convertido, aprendi que é necessário sempre avaliarmos as situações antes de tomar decisões, principalmente se esta decisão pode mudar totalmente a vida de uma pessoa. Parece muito óbvio, mas é fato que nos esquecemos do “óbvio” e cometemos várias imprudências. "O zelo sem conhecimento é inútil, por isso a pressa leva ao fracasso".  

O que é Prudência? Prudência é a virtude que nos leva a conhecer e a evitar perigos ou inconveniências. Sempre me pergunto: Porque será que as pessoas agem sem pensar, sem refletir, sem conhecimento?

Já soube de cada caso, dos mais simples aos mais complexos: Marido que comprou carro sem comunicar a esposa e aparece do nada com o carro em casa e depois entra em dívidas porque se precipitou. Jovens e Adolescentes que por causa de alguns minutos de prazer fazem sexo e a surge uma gravidez, noutros casos, adquirem alguma doença sexualmente transmissível. Muitos entram no mundo das drogas e não conseguem voltar. Com toda certeza, poderíamos citar muitas outras histórias, quem sabe você poderia citar casos dentro de sua própria família, com amigos ou talvez uma experiência pessoal.

 “A prudência é a irmã da sabedoria”. Elas vivem juntas, se falta uma, falta a outra. “Se alguém necessita de sabedoria, peça-a a Deus...” (Tg 1.5). É importante ter consciência de que quando tomamos decisões erradas, podemos afetar outras pessoas, talvez nossos  familiares, ou quem sabe um grupo todo. Lembre-se, que o nosso coração é enganoso mais do que todas as coisas e só Deus o conhece plenamente (Jr 17.9-10).

Muitas vezes nos encontramos em situações difíceis, onde as dúvidas pairam sobre nossas mentes, porém sabemos que o que o Senhor nos ajuda e mostra o que devemos fazer e como devemos agir. ELE não é Deus de confusão. Se estiver precisando tomar uma decisão importante, ou se está prestes a entrar numa “roubada”. Ainda há tempo. Pare, Pense, Reflita, depois tome a decisão. “Por não haver reflexão pode surgir um problemão”.

Portanto, evite os maus caminhos, USE a PRUDÊNCIA. Seja Sábio. Peça a Deus Sabedoria para não tomar decisões que o ETERNO nos conceda sabedoria e prudência para não entrarmos em roubadas.

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...