Tiago - Cristãos Sábios 03



Tiago - Cristãos Sábios 03
Mensagem do dia 17/10/2012 (quarta-feira) 
Igreja Batista Central em Toledo
Texto: Tiago 1.5-8.

Relembrando os estudos anteriores: Vimos que Tiago mostra uma SITUAÇÃO, A falta de sabedoria. Quem não precisa dela? Aquele que diz que não precisa de sabedoria, já demonstra ter falta dela. Depois Tiago mostra uma CONDIÇÃO, Pedir com fé. O homem sem fé “... é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento”. Nós veremos hoje o resultado da falta de fé e quem é o homem que não tem fé.

v. 5-6: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento”.
 
3. O RESULTADO - não receberá  (v.7-8)
 “7 Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; 8 é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz”

1. Não adianta bater o pé. Este homem não receberá coisa alguma do Senhor (v. 7). O resultado do pedido por sabedoria sem fé será um grande NÃO de Deus. Seria isso injusto? Não! Deus atende os nossos pedidos conforme a sua própria vontade. Deus é perfeito assim como a sua vontade é. Ele concede a quem quer e o que Ele quer, pois conhece nossos corações, conhece nossas motivações e sabe de nossa fé.

2. A Explicação: Este homem tem a “mente dividida”, "ânimo dobre", indica uma pessoa que esta com a mente ou a alma dividida pelas coisas de Deus e as do mundo, ele não sabe o que quer, ele é instável em tudo o que faz, não tem firmeza. Este texto está relacionado com Tiago 4.3-4: "Vocês pedem e não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus".

É muito ruim contar com pessoas assim. Podemos citar este exemplo nas igrejas: Há pessoas que dizem que quer ajudar e ser uteis, chegam a se comprometer, mas não sabe realmente se queria servir, na verdade nem sabe o porquê se comprometeu. Por consequência, acaba não cumprindo o que disse que iria fazer, porque é instável, inconstante, hesitante, “em tudo que faz”. Não apenas no âmbito espiritual, essa atitude se refletirá em sua vida profissional, na sua família, nos projetos de sua vida, essa pessoa nunca vai terminar nada porque ela não tem firmeza, não é decidida e isso não agrada a Deus, Ele não se agrada de tolos que votam e não cumprem (Ec 5.4-5).

  • Seja firme, decidido em tudo que for fazer.

Conclusão
A falta de sabedoria nos faz errar. O orgulho nos impede de ver quem realmente nós somos, abandone o orgulho, se você já venceu isso sabe que é necessário pedir sabedoria a Deus para o nosso viver cristão, mas não peça de qualquer forma achando que receberá, deve ser com fé, sem duvidar, pois Deus não se agrada de homens hesitantes, inconstantes. Seja firme, seja Sábio, busque sabedoria em Deus.

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...