Tiago - Cristãos Sábios 02


Tiago - Cristãos Sábios 02
Mensagem do dia 10/10/2012 (quarta-feira) 
Igreja Batista Central em Toledo
Texto: Tiago 1.5-8.

Semana passada nós vimos que Tiago mostra uma SITUAÇÃO: A falta de sabedoria. Quem não precisa dela? Aquele que diz que não precisa de sabedoria, já demonstra ter falta dela.

2. A CONDIÇÃO - pedir com fé (v.6) Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento”.

1. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar... ”. Como na maioria das promessas de Deus, para a concretização da promessa, existe uma condição. Por exemplo: Quando o povo estava afastado dos caminhos do Senhor, Ele disse que mudaria o destino deles “SE” o buscassem de todo coração, Leiamos Jeremias 29.10-14:

10 Assim diz o Senhor: "Quando se completarem os setenta anos da Babilônia, eu cumprirei a minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta para este lugar. 11  Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. 12 Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. 13 Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. 14 Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor, "e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugares para onde eu os dispersei, e os trarei de volta para o lugar de onde os deportei", diz o Senhor”.

Qual é a condição de Deus para o seu povo? “Se me buscar”. Aqui em Tiago o mesmo princípio se aplica. Peça a sabedoria, Deus vai lhe dar, mas “peça com fé sem duvidar”. Em Hebreus 11.6 lemos que “Sem fé é impossível agradar a Deus”.  Aqui sem fé é impossível receber de Deus a sabedoria. Não apenas sem fé, mas pedir por motivos errados, lembre-se de Salomão pediu 1º por não precisar de sabedoria, 2º por querer ser um bom Rei (1Reis 3.7,9 e 10-12).

2. O homem sem fé “... é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento”. Aquele que tem fé não pode ser levado por nada a não ser pela sua própria fé e convicção das coisas. O mundo pode até tentar influenciá-lo, mas não conseguirá, ele será firme no que crê. Sem falar que aquele que tem fé não precisa provar nada para ninguém, como ouvi no seminário várias vezes: "Quando a fé fala a ciência se cala". Diferente do que não tem fé, é levado por qualquer coisa e por qualquer um. Não tem convicções e nem esperanças de nada.

Um homem sem esperança e sem fé é praticamente alguém sem vida. E tem aqueles que sua confiança estão depositadas nelas próprias ou até mesmo em outras pessoas, nas situações e em coisas terrenas. Viver assim, trás uma grave implicação (conf. Jeremias 17.5-8). Aquele que deposita sua fé e esperança nele mesmo ou nos outros, viverá em desertos, será infrutífero, será infeliz. Mas aquele que confia no Senhor e cuja a esperança é o Senhor, será bendito, bem aventurado, será feliz.

  • Mostre sua fé para Deus

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...