domingo, 28 de outubro de 2012

Salmo 46 – Nosso Refúgio


Salmo 46Nosso Refúgio
Mensagem do dia 28/10/2012 (Domingo/Noite) 
Igreja Batista Central em Toledo

INTRODUÇÃO
Lutero sempre dizia: "Venha, vamos ler o Salmo 46". O salmo 46 serviu de inspiração para grande hino de Martinho Lutero, "Castelo Forte é nosso Deus" (CC 323| HCC 406). Este salmo dá início a uma trilogia de salmos, isto é, 46-48, todos eles são cânticos de triunfo. Mostrando que Deus protege seu povo. Titulo: Alamoth é uma indicação técnica, refere-se a um coro feminino, “vozes juvenis”, “soprano”.

O contexto do salmo é de guerra, encontra-se em ISAÍAS 10.5-34, DEUS  fala do juízo sobre a Assíria.  E no capítulo 36 de Isaías, o Rei Senaqueribe invade Juda e ameaça Jerusalém "... Não vos engane... Como o Senhor poderá livrar Jerusalém de minhas mãos?" (v.20). Mas no Capítulo 37, vem o livramento de Jerusalém. No momento de Crise, Ezequias (Rei de Jerusalém), procurou Isaías. Resposta divina: Isaías 37.33-35. Deus agiu. Destruiu o poder inimigo.


O salmo é a celebração da vitória sobre os assírios e a morte do Rei Senaqueribe, que foi morto pelos próprios filhos (Isaías 37.36-38). É também uma oração de confiança que mostra que nos piores momentos da vida há UM LUGAR DE REFÚGIO. Há três divisões naturais. Vamos analisa-las.

1. É POSSÍVEL ENCONTRAR REFÚGIO POR CAUSA DO PODER DE DEUS (1-3)
"1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. 2 Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem nas profundezas do mar, 3 ainda que  as águas venham rugir e espumar, ainda que os montes estremeçam na sua fúria". [Interlúdio]

O poder de Deus na natureza. "Deus é nosso refúgio e fortaleza" (7 e 11). É "um lugar de confiança e segurança". A cidade estava cercada pelo poderoso rei da Assíria, Senaqueribe. O pior lugar para se estar. Mas o poder de Deus estava ali. Como temer? Para que se preocupar? "Não temeremos", nem com a fúria total da natureza, terra, montes e mar. Nem assim temeremos!

Muitos se refugiam em castelos, em montanhas ou em portas de ferro. Outros confiam em cercas elétricas, muros altos, alarmes, vigilantes. Mas o crente, se refugia em Deus. Ele tem poder. O poder Dele é Maior que qualquer nação fortificada. Podemos confiar

2. É POSSÍVEL ENCONTRAR REFÚGIO POR CAUSA DA PRESENÇA DE DEUS NO MEIO DA CRISE (4-7)
"4 Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o lugar santo das moradas o Altíssimo. 5 Deus está no meio dela, e não será abalada! Deus a ajudará desde o amanhecer. 6 As nações se enfurecem, os reinos se abalam, ele levanta sua voz e a terra se dissolve. 7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio". [Interlúdio]

Havia um cerco de Senaqueribe, mas Deus estava na cidade. No meio da crise. "Há um rio" (2Cr 32. 2-4 e 30). Uma cidade cercada por Rio, com fontes, requisitos importantes para o povo devido a Grande necessidade. Nunca faltava água, isso os alegrava e supria.

Qual relação? O povo sabia que a cidade era um lugar onde Deus estava. "Deus está no meio dela". Não faltava Deus. Deus ajuda a cidade desde o amanhecer, Ele nunca se ausenta. Volta a idéia anterio: Não temer, Ele tem poder. A idéia presente: Não temer, Ele está conosco na crise, no meio do conflito.

Eles tinham água. Senaqueribe, não. Eles tinham Deus. Senaqueribe, não. E por isso, Senaqueribe seria vencido. Vence não quem é poderoso, quem tem exércitos e armas, mas quem tem Deus, O Senhor dos exércitos. Quem tem Deus é  vencedor. Ele está conosco é o nosso refúgio.

3. É POSSÍVEL ENCONTRAR REFÚGIO POR CAUSA DA AÇÃO DE DEUS (8-11)
"8 Vinde, completai as obras do Senhor, que devastações fez na terra. 9 Ele acaba com as guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança; destrói os carros com fogo. 10 Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.  11 O Senhor dos Exercitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso Refúgio". [Interlúdio]

Deus tem poder, É um Deus presente, Ele não apenas ajuda, mas passa pela batalha junto com seu povo, mais que isso, ELE luta pelo povo! Ele age, vence os adversários do seu povo. Contemplemos a ação de Deus na história. "Vinde!". É o vigia chamando o povo para ver o que aconteceu. Deus cumpriu sua palavra.

Isaías 37.33-36:  "33 Por isso assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Ele não entrará nesta cidade e não atirará aqui uma flecha sequer. Não virá diante dela com escudo nem construirá rampas de cerco contra ela. 34 Pelo caminho por onde veio voltará; não entrará nesta cidade, declara o Senhor. 35 Eu defenderei esta cidade e a salvarei, por amor de mim e por amor de Davi, meu servo! 36 Então o anjo do Senhor saiu e matou cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio. Quando o povo se levantou na manhã seguinte, só havia cadáveres!".

Deus não falha, nem tarda "como alguns dizem". Ele cumpre suas palavras. O versículo 10, talvez seja o mais conhecido do salmo, é a única vez que Deus fala: "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra".

"Aquietai-vos..." A palavra é forte, literalmente quer dizer: "Fiquem calmos", "Parem a guerra", Eu sou Deus - Já agi - Está tudo acabado. Deus lutou por nós. No v. 11, as últimas palavras: "O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso Refúgio". Há inquietação quando vemos os problemas. Há segurança quando vemos os atos de Deus. Ponha nele sua confiança.

CONCLUSÃO
A ordem dos argumentos: Deus é poderoso, está no meio dos problemas e age em favor dos seus. Por isso oferece segurança. Só pede uma coisa: v. 10 "Aquitai-vos". Jesus oferece lugar de refúgio, João 6.37-39: "Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei. Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia".

Refúgio há em Cristo. “... e o melhor de tudo é que Deus está conosco”.

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Um comentário:

  1. Q Deus possa te abençoar pr. E q vc continue deixando esses lindos e claros ensinamentos para pessoas q nem eu, q tem vontade de aprender mais de Deus.Deus abençoe!

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth