Salmo 46 – Nosso Refúgio


Salmo 46Nosso Refúgio
Mensagem do dia 28/10/2012 (Domingo/Noite) 
Igreja Batista Central em Toledo

INTRODUÇÃO
Lutero sempre dizia: "Venha, vamos ler o Salmo 46". O salmo 46 serviu de inspiração para grande hino de Martinho Lutero, "Castelo Forte é nosso Deus" (CC 323| HCC 406). Este salmo dá início a uma trilogia de salmos, isto é, 46-48, todos eles são cânticos de triunfo. Mostrando que Deus protege seu povo. Titulo: Alamoth é uma indicação técnica, refere-se a um coro feminino, “vozes juvenis”, “soprano”.

O contexto do salmo é de guerra, encontra-se em ISAÍAS 10.5-34, DEUS  fala do juízo sobre a Assíria.  E no capítulo 36 de Isaías, o Rei Senaqueribe invade Juda e ameaça Jerusalém "... Não vos engane... Como o Senhor poderá livrar Jerusalém de minhas mãos?" (v.20). Mas no Capítulo 37, vem o livramento de Jerusalém. No momento de Crise, Ezequias (Rei de Jerusalém), procurou Isaías. Resposta divina: Isaías 37.33-35. Deus agiu. Destruiu o poder inimigo.


O salmo é a celebração da vitória sobre os assírios e a morte do Rei Senaqueribe, que foi morto pelos próprios filhos (Isaías 37.36-38). É também uma oração de confiança que mostra que nos piores momentos da vida há UM LUGAR DE REFÚGIO. Há três divisões naturais. Vamos analisa-las.

1. É POSSÍVEL ENCONTRAR REFÚGIO POR CAUSA DO PODER DE DEUS (1-3)
"1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. 2 Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem nas profundezas do mar, 3 ainda que  as águas venham rugir e espumar, ainda que os montes estremeçam na sua fúria". [Interlúdio]

O poder de Deus na natureza. "Deus é nosso refúgio e fortaleza" (7 e 11). É "um lugar de confiança e segurança". A cidade estava cercada pelo poderoso rei da Assíria, Senaqueribe. O pior lugar para se estar. Mas o poder de Deus estava ali. Como temer? Para que se preocupar? "Não temeremos", nem com a fúria total da natureza, terra, montes e mar. Nem assim temeremos!

Muitos se refugiam em castelos, em montanhas ou em portas de ferro. Outros confiam em cercas elétricas, muros altos, alarmes, vigilantes. Mas o crente, se refugia em Deus. Ele tem poder. O poder Dele é Maior que qualquer nação fortificada. Podemos confiar

2. É POSSÍVEL ENCONTRAR REFÚGIO POR CAUSA DA PRESENÇA DE DEUS NO MEIO DA CRISE (4-7)
"4 Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o lugar santo das moradas o Altíssimo. 5 Deus está no meio dela, e não será abalada! Deus a ajudará desde o amanhecer. 6 As nações se enfurecem, os reinos se abalam, ele levanta sua voz e a terra se dissolve. 7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio". [Interlúdio]

Havia um cerco de Senaqueribe, mas Deus estava na cidade. No meio da crise. "Há um rio" (2Cr 32. 2-4 e 30). Uma cidade cercada por Rio, com fontes, requisitos importantes para o povo devido a Grande necessidade. Nunca faltava água, isso os alegrava e supria.

Qual relação? O povo sabia que a cidade era um lugar onde Deus estava. "Deus está no meio dela". Não faltava Deus. Deus ajuda a cidade desde o amanhecer, Ele nunca se ausenta. Volta a idéia anterio: Não temer, Ele tem poder. A idéia presente: Não temer, Ele está conosco na crise, no meio do conflito.

Eles tinham água. Senaqueribe, não. Eles tinham Deus. Senaqueribe, não. E por isso, Senaqueribe seria vencido. Vence não quem é poderoso, quem tem exércitos e armas, mas quem tem Deus, O Senhor dos exércitos. Quem tem Deus é  vencedor. Ele está conosco é o nosso refúgio.

3. É POSSÍVEL ENCONTRAR REFÚGIO POR CAUSA DA AÇÃO DE DEUS (8-11)
"8 Vinde, completai as obras do Senhor, que devastações fez na terra. 9 Ele acaba com as guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança; destrói os carros com fogo. 10 Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.  11 O Senhor dos Exercitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso Refúgio". [Interlúdio]

Deus tem poder, É um Deus presente, Ele não apenas ajuda, mas passa pela batalha junto com seu povo, mais que isso, ELE luta pelo povo! Ele age, vence os adversários do seu povo. Contemplemos a ação de Deus na história. "Vinde!". É o vigia chamando o povo para ver o que aconteceu. Deus cumpriu sua palavra.

Isaías 37.33-36:  "33 Por isso assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Ele não entrará nesta cidade e não atirará aqui uma flecha sequer. Não virá diante dela com escudo nem construirá rampas de cerco contra ela. 34 Pelo caminho por onde veio voltará; não entrará nesta cidade, declara o Senhor. 35 Eu defenderei esta cidade e a salvarei, por amor de mim e por amor de Davi, meu servo! 36 Então o anjo do Senhor saiu e matou cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio. Quando o povo se levantou na manhã seguinte, só havia cadáveres!".

Deus não falha, nem tarda "como alguns dizem". Ele cumpre suas palavras. O versículo 10, talvez seja o mais conhecido do salmo, é a única vez que Deus fala: "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra".

"Aquietai-vos..." A palavra é forte, literalmente quer dizer: "Fiquem calmos", "Parem a guerra", Eu sou Deus - Já agi - Está tudo acabado. Deus lutou por nós. No v. 11, as últimas palavras: "O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso Refúgio". Há inquietação quando vemos os problemas. Há segurança quando vemos os atos de Deus. Ponha nele sua confiança.

CONCLUSÃO
A ordem dos argumentos: Deus é poderoso, está no meio dos problemas e age em favor dos seus. Por isso oferece segurança. Só pede uma coisa: v. 10 "Aquitai-vos". Jesus oferece lugar de refúgio, João 6.37-39: "Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei. Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia".

Refúgio há em Cristo. “... e o melhor de tudo é que Deus está conosco”.

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

  1. Q Deus possa te abençoar pr. E q vc continue deixando esses lindos e claros ensinamentos para pessoas q nem eu, q tem vontade de aprender mais de Deus.Deus abençoe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...