Tiago - Uma introdução


Tiago - Uma introdução
Mensagem do dia 12/09/2012 (quarta-feira) 
Igreja Batista Central em Toledo

A Epístola de Tiago é bastante criticada. Alguns teólogos no passado afirmaram ser uma “Carta desinteressante”, porque ela não fala do Espírito Santo, Salvação, Evangelismo e nem da Volta de Cristo. Martin Lutero a chamou de “epistola de palha”.  

Assuntos. Tiago trata em sua carta a conduta da vida cristã de forma bastante prática. Escassez de ética e problemas de relacionamentos e comportamentos. O ponto de partida da teologia de Tiago é o “sofrimento”. A principal preocupação de Tiago diz respeito à saúde da comunidade. Assim, a ênfase especial nas tribulações, seja como "teste", ou "prova" da fé do crente ou "instrutivo" que ensinará a paciência, perseverança e conduzirá os seus leitores à virtude perfeita, à maturidade e integridade cristã. A sabedoria é ferramenta necessária para isto.

Destinatários. Eram cristãos judeus que haviam sido dispersados (1.1), possivelmente em consequência do martírio de Estevão (Atos 7; 31-34 d.C.); porém o mais provável é que a causa da dispersão tenha sido a perseguição sob o governo de Herodes Agripa I (Atos 12; 44dC.).

O autor. Quem foi Tiago?  Tiago era irmão de Jesus e irmão de Judas (Mt 13.55; Mc 6.3), o que escreveu a carta de Judas (Jd 1). “Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?”. O apóstolo Paulo o identifica como apóstolo e irmão do Senhor em (Gl 1.19), mesmo sabendo que ele não fizera parte dos doze.

O Tema Central: Sabedoria no viver Cristão. Como viver a vida com Sabedoria? 

  • Talvez seja o mais prático do Novo Testamento;
  • Há muitas referencias à Natureza: (1.6,10,11,17,21; 3.3,4,5,7,11,12,18; 4.14; 5.2,4,5,7,18).
  • Jesus é mencionado duas vezes diretamente (1.1; 2.1) e outras duas indiretamente (5.7,8).
  • É uma carta Judaica (como Mt e Hb) Tiago usa vários aspectos da lei.
  • Há semelhança com o livro de Provérbios: o padrão ético é muito elevado! Muitos Teólogos a chama de: “Provérbios do Novo Testamento”.
  • Há 54 imperativos (ação) em 108 versículos.
  • Há alusões a 21 livros do AT e faz uso de personagens do AT como ilustrações: Abraão (2.21); Isaque (2.21); Raabe (2.25); Jó (5.11); Elias (5.17).

Versículos chave:
  • 1.5 – Quem não tem sabedoria, deve pedir a Deus.          
  • 3.17 – A sabedoria vem de Deus – vem do alto.

“O maior problema do Cristianismo, não está fora da Igreja, mas está dentro: O evangelho não vivido”.

Os Cristãos que não vivem a sua fé sempre dão mau Testemunho: Escândalos, Intrigas, Invejas, Rancores, Imaturidade, Maledicências, Fofocas, Difamações, Vaidades e Maldades. Tiago Trata do que necessitamos: Conduta correta, Bom uso das Palavras, Integridade de Caráter, Honestidade, Verdade e Transparência no trato. A epístola de Tiago está longe de ser uma “epistola de palha”.

O Objetivo de Tiago é “nos tornarmos cumpridores da Palavra” (1.22). E mostrar que "Aqueles que praticam a Palavra de Deus, serão felizes" (1.25).

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...