Tiago - Cristãos Servos


Tiago - Cristãos Servos
Mensagem do dia 19/09/2012 (quarta-feira) 
Igreja Batista Central em Toledo

Um servo de Deus. A apresentação de Tiago: “Tiago, Servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão, saudações”.

Quem foi Tiago?  Tiago era irmão de Jesus “Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?... e não vivem aqui entre nós suas irmãs?” (Mt 13.55; Mc 6.3). E irmão de Judas, não o Iscariotes, mas o que escreveu a carta de Judas (Jd 1). O apóstolo Paulo o identifica como apóstolo e irmão do Senhor em (Gl 1.19), mesmo sabendo que ele não fizera parte dos doze.

A princípio, Tiago havia rejeitado Jesus como Messias, João 7.2-5: "Mas, ao se aproximar a festa judaica dos tabernáculos, os irmãos de Jesus lhe disseram: "Você deve sair daqui e ir para a Judéia, para que os seus discípulos possam ver as obras que você faz. Ninguém que deseja ser reconhecido publicamente age em segredo. Visto que você está fazendo estas coisas, mostre-se ao mundo. Pois nem os seus irmãos criam nele".

Mas depois, Tiago creu Tiago escreveu com a autoridade de alguém que havia visto pessoalmente o Cristo ressurreto (1Co 15.7). E tornou-se o principal líder na Igreja de Jerusalém (Cf. At 12.17; 15.13; 21.18; Gl 2.12). E foi chamado por Paulo de uma das “colunas” dessa igreja, junto com Pedro e João (Gl 2.9).

O que chama a atenção é que Tiago não se vale do grau de parentesco, alegando "mais importância" por ser irmão do Senhor, nem menciona a posição que ocupa de liderança, ele mesmo se intitula de “Servo”.  Ele poderia ter dito: “Tiago irmão do Senhor Jesus e líder e uma das colunas da Igreja em Jerusalém”. Mas não, preferiu se colocar como servo. A palavra, “Servo” (doûlos)  significa “escravo” – Tiago era Humilde e seu testemunho revelava isso.

Uma vida como Servo do Senhor requer humildade, abnegação, significa estar livre das vaidades e dos status que o mundo deseja proporcionar e nos seduzir. Ser servo não está em moda hoje em dia. Você é valorizado por quem você tem, cargo que ocupa ou pelo que você é em sua essência? E nós, como nos apresentamos ao mundo? Somos servos de Cristo? Como demonstramos humildade e servidão?

Lembrei de uma ocasião: "Surgiu também uma discussão entre eles, acerca de qual deles era considerado o maior. Jesus lhes disse: "Os reis das nações dominam sobre elas; e os que exercem autoridade sobre elas são chamados benfeitores. Mas, vocês não serão assim. Pelo contrário, o maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa como o que serve" (Lucas 22.24-26)

Quer ser o maior? Sirva o seu próximo. Sirva a igreja de Cristo.

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...