Servos, “o GRANDE é pequeno”

Servos, “o GRANDE é pequeno”.
Culto do Ministério Desperta Déboras

Mensagem do dia 31/03/2012 (Sábado) – Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

Texto: Marcos 10.35-45

Introdução
Jesus estava próximo da cruz, Ele anuncia sua morte, Marcos 10.33-34: "Estamos subindo para Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios, que zombarão dele, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão. Três dias depois ele ressuscitará".

Depois disso Tiago e João faz um pedido absurdo (vv. 35-37), Eles querem se sentar um a direita e outro a esquerda de Jesus em seu Reino. Este pedido dos irmãos causa revolta nos outros 10 (v.41), eles ficaram indignados. No entanto, Jesus nunca perde oportunidade para ensiná-los, e diz o que realmente importa.

Nós sabemos muito bem que o mundo valoriza status, bens materiais, cargos, posições. Mas o conceito de Deus é o contrário do mundo. Este princípio se aplica em qualquer área (guarde isso). E para Jesus os mais importantes, os primeiros, os maiores em seu reino são os Servos, por isso “o GRANDE é pequeno”.

Estamos aqui para servir e não ser servido.
1 Servir independente da circunstancia

Como já foi dito na introdução, Jesus estava próximo da cruz, ele anuncia sua morte, (Marcos 10.33-34). Nós não podemos nos colocar como vítimas das circunstancias. A ordem é bem clara: “Você quer ser grande? Então seja aquele que serve, quer ser o primeiro? Seja servo de todos” (vv. 43-44).

Muitas vezes somos ignorados, mesmo depois de servir. Um grande erro é achar que vamos agradar a todos, outro erro é achar que estamos “aqui” para agradar pessoas, não estamos. Muitos vão distorcer suas palavras, outros vão discordar de você, pior! Vão falar mal de você, criticar, criticar, criticar... Mas tenho uma noticia: Assim mesmo seu dever é SERVIR.

Jesus não considerou a sua atual situação, estava prestes a morrer e seu coração estava aberto para servir, independente da circunstancia. Ele veio para servir. Portanto, SIRVA, independente da Circunstancia.

Estamos aqui para servir e não ser servido.
2 Servir independente se a pessoa merece ou não

Um conceito errado e mundado é achar que as pessoas MERECEM O QUE RECEBE E RECEBE O QUE MERECE. Se fosse assim, se fosse verdade, o que diríamos então da Graça e da Misericórdia divina? Nós a recebemos não foi?

Graça é o favor não merecido, recebemos sem merecer.

Misericórdia é a punição não imputada. É a punição retira. Nós mereceríamos a punição, mas fomos perdoados por Deus.

Devemos nos lembrar de uma pessoa que caminhava com Jesus, era um dos 12, uma pessoa que estava junto à mesa com Jesus na última ceia, Judas Iscariotes (o traidor). Jesus serviu Judas na última ceia (Mc 14 12-26). Lavou seus pés (João 13.1-20). Jesus não considerou quem ele era e o que estava tramando.

Com este gesto, Jesus ofereceu-lhe oportunidade de arrependimento e perdão. Jesus não considerou servir um traidor. Ele amou Judas como amou a todos. Isso nos serve de exemplo, portanto SIRVA independente se a pessoa merece ou não.

Estamos aqui para servir e não ser servido.
3 Servir independente da posição

Sempre digo que na igreja as pessoas não são vistas pela profissão ou cargo que tem, são ovelhas. Não chamamos o fulano de Doutor tal, ou Mecânico tal, são todos irmãos e irmãs. Mas nós sabemos que para o mundo os poderosos são aqueles que exercem autoridade sobre os menores, então há um tratamento diferenciado. Mas para Jesus é o contrário, Ele disse, vv. 42-45:

"Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".

Pergunto: quem é Jesus? É o SENHOR. E porque Ele estava servindo? Porque Ele veio para isso. Nos deixou exemplo. Veio ao mundo para Servir e não ser Servido. Jesus é o Mestre, lavou os pés de todos. Jesus veio para grandes e pequenos, veio para todos.

Muitas vezes nos sentimos “tão importantes” que não nos sentimos na “posição” de querer servir o próximo. “Que isso, eu? Ahhhh... Sirvo a todos!” Será irmãos? Podemos identificar que nas igrejas as pessoas querem “holofotes”, querem aparecer. Mas não querem gastar tempo com aquilo que julgam atos ou atividades menores, como varrer a igreja, ajudar na cozinha, orar e interceder pelos que necessitam. Nãoooo. Querem aparecer, ser mencionados. Será esta a atitude que devemos ter?

Conclusão
Creio que todos nós ouvimos a PALAVRA DE DEUS. E a mensagem nos trouxe lições preciosas para o nosso dia a dia. Nós Estamos aqui para servir e não ser servido.

Então você deve...
1 Servir independente da circunstancia
2 Servir independente se a pessoa merece ou não
3 Servir independente da posição

Que possamos agir como Jesus agiu. Em nome Dele. Amém.

No amor de Cristo, 
Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...