Salmo 2 - O Triunfo Final De Jesus Cristo

SALMO 2
O Triunfo Final De Jesus Cristo

Mensagem do dia 11/03/2012 (Domingo/Noite)

Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

INTRODUÇÃO

Este é um salmo Messiânico (anuncia a Cristo). O tema central é a Vitória do Messias. O salmo 1 fala dos dois caminhos, dos justos e dos injustos. E o Salmo 2 fala como Deus julga quem anda nos caminhos. “Os que confiam Nele” (12c). O restante: os rebeldes e como os trata. A vitória final do messias, que entendemos ser Jesus Cristo. O Salmo 2 progressivamente , dirige seu foco poético sobre 4 cenas vividas relacionadas ao motim da humanidade contra Deus.

1. PRIMEIRA CENA: A FÚRIA E REBELIÃO CONTRA DEUS (vv. 1-3)
1 Por que se amotinam as nações e os povos tramam em vão? 2Os reis da terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido, e dizem: 3 "Façamos em pedaços as suas correntes, lancemos de nós as suas algemas!".

A rebelião humana. Por que juntam e tramam em vão? Verbos: “amotinar”, “tramar”, “levantar” e “conspirar”. Eles se juntam, se reúnem, para fazer um motim contra Deus. Homens que não querem Deus: Preferem Barrabás a Cristo (Mt 27.20-23). Preferem César a Cristo (Jo 19.15). O homem não quer aceitar o propósito divino. Muitos se acham autônomos e autossuficientes. A história humana é feita de desastres e violências. Sem Deus, o homem fica desorientado, se corrompe e faz muitas besteiras.

Ainda hoje há muitas pessoas revoltadas com Deus. O mais interessante é que quando você conversa com algumas dessas pessoas, conseguimos chegar à conclusão de que na verdade elas estão decepcionadas com as pessoas, com situações que aconteceram no passado. Na igreja vemos pessoas apegadas às formas de culto (liturgia), gostos pessoais (se não for do jeito que elas gostam ficam chateadas e ameaçam sair da igreja). Mas saiba que Deus está olhando para isso e Ele não quer crentes assim.

2.  SEGUNDA CENA: A SOBERANIA DE DEUS (vv. 4-6)
4 Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles. 5 Em sua ira os repreende e em seu furor os aterroriza, dizendo: 6 "Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte".

A reação divina. Preocupação?  Não! Deus riu deles. Repreende os rebeldes dizendo: v.6 "Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte". O EU é enfático, no hebraico. Noutras palavras: “Quem manda aqui sou Eu”. Deus é soberano e todo poderoso. Ele não se perturba e muito menos teme o homem. “Santo monte”. Era o Sinai. Desde a fundação do templo, Sião. Deus: “Tenho um trono, estou seguro, tenho um propósito”.  Estabelecer o reino (Dn 2.44). Jesus Cristo é o rei que reina eternamente.

Há uma frase que diz assim: “Deus sem você, continua sendo Deus, mas você sem Deus não é nada”. Deus conhece seu coração plenamente. Ele tem planos para sua vida. E cumprirá tudo aquilo que Ele mesmo planejou antes da fundação da terra.

3. TERCEIRA CENA: A PALAVRA DE DEUS SOBRE O MESSIAS (vv. 7-9)
7 Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: "Tu és meu filho; eu hoje te gerei. 8 Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade. 9 Tu as quebrarás com vara de ferro e as despedaçarás como a um vaso de barro".

O governo divino. Eis as primeiras palavras no livro dos Salmos sobre Cristo. Assunto: O decreto de Iahweh. "Tu és meu filho; eu hoje te gerei”. Duas expressões importantes que se aplicam a Jesus. 1. “Tu és meu filho”, 2Sm 7.8-16: referencia a aliança do Senhor com Davi – v.16 Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre”; 2. “Te gerei”.  Mesma substância de Deus.

Esse versículo é citado no NT em referencia ao nascimento de Jesus (Hb 1.5-6), Batismo (Mc 1.11; Lc 3.22) e também à sua ressurreição (At 13.33-34).  Sua divindade no AT. v. 8: mostra o domínio universal, Jesus o nome sobre todo nome. (Fp 2.9-11). “Vara de ferro” e “vasos de barro”, Jesus é poderoso, ele é a vara de ferro que destrói com facilidade os vasos de barro, v.9: O juízo sobre rebeldes. Ele aniquilará os rebeldes. No Juízo final, o Messias triunfará (1Co 15.24-25).

Jesus vai separar os que são Seus. Então chegará o grande dia em que todos nós estaremos frente a frente com o Senhor e Ele julgará as nossas obras. João 3.18: “Quem Nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”. Você crê no Messias?

4. QUARTA CENA: O APELO DO MESSIAS (vv. 10-12)
10 Por isso, ó reis, sejam prudentes; aceitem a advertência, autoridades da terra. 11 Adorem ao Senhor com temor; exultem com tremor. 12 Beijem o filho, para que ele não se ire e vocês não sejam destruídos de repente, pois num instante acende-se a sua ira. Como são felizes todos os que nele se refugiam!”.

A responsabilidade humana. Não tripudia. Deus Convida. 10a: “sejam prudentes”. 10b: “aceitem a instrução”. São reis, juízes e autoridades, mas lembrem-se que há um grande Rei, o grande Juiz e maior autoridade de todas, v. 11: Adorar, servir e regozijar, em vez de rebelar e odiar. Sujeição, Temor e Submissão a Deus. No v. 12: Um chamado ao amor, deixando a rebeldia. Não brinquem com Deus. Há gente que brinca e que desdenha. “Em breve...”  Deus pode irar-se. Com Deus não se brinca. Mudem a posição: 12c. “Como são felizes todos os que nele se refugiam!”.

O homem é responsável por suas atitudes. Deus nos dá dia após dia oportunidades para fazermos a coisa certa. Por isso, é importante nos examinarmos e mudar o que precisa ser mudado.

CONCLUSÃO
Respondendo a pergunta do versículo 1: Por que se amotinam as nações e os povos tramam em vão?

Porque as pessoas pensam que pode superar Deus, ou prejudicar a Obra Dele, pior ainda, pensam que não precisam Dele.

E tudo isso Para quê? Para nada! Mudem a atitude. De rebeldes a bem-aventurados. Por que a indiferença, a apatia e a rebeldia? Alguém pode achar que vai prejudicar a Deus ou a Obra Dele com essas atitudes, mas não se engane, “Agindo Deus quem impedirá?”.  Mude de vida. Jesus Cristo é o Messias, o Rei, o que há de triunfar. O tempo de amizade é agora. Hebreus 3.7-8a.: 7 Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz,  8 não endureçais o vosso coração...” Jesus está voltando, o tempo está acabando. V. 12 “Beijem o filho”, Ame a Cristo. Solte as armas e venha Amar o Filho de Deus. Ele te ama muito.

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Clique no link para baixar o slide da mensagem

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...