Jesus e Suas Ovelhas

Jesus e Suas Ovelhas

Mensagem do dia 19/02/2012 (Domingo/Noite) 

Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e Eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10.27-28).

Após dizer que os judeus não eram suas ovelhas (v. 26), Jesus caracteriza quem são elas. “As minhas ovelhas”. Ele começa a falar e faz uma das mais lindas declarações de toda a Bíblia. As ovelhas de Jesus não pertencem a uma denominação e nem se caracterizam por uma determinada liturgia de culto. As ovelhas de Jesus são conhecidas por seis marcas, todas de relacionamento com Ele.

A Primeira Marca: “ouvem a minha voz”.

Elas ouvem a Jesus, não a estranhos. Aceitam qualquer coisa. Ouvem a Jesus, não a Moisés ou a Elias, (símbolos do Antigo Testamento). Mateus 17.4-5: Falava ele (Pedro) ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a Ele ouvi”.

Ouvir “Moisés” e “Elias” e não a Cristo produz situações tristes nas igrejas. Tempos atrás li uma noticia pela internet de sete igrejas evangélicas colombianas que se tornaram sinagogas. Há muita igreja “sinagogada” por aí. Ou seja, não se comportam como ovelhas de Jesus, não o ouvem e nem aceitam sua mensagem. “O fim da Lei é Cristo”.

E há muitos que pensam ser ovelhas, mas não são. Estão perdidos na casa do Pai. E vivem para si e não para Jesus. Gálatas 2.20: “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”.

  • As Ovelhas de Jesus... Ouvem sua voz

A Segunda Marca: “Eu as conheço”.

Jesus não sabe apenas os nomes: “Zaqueu, desce depressa”, mas se relaciona com todas suas ovelhas. Sabe de suas carências e de suas fraquezas. Ele sabe o que é ser gente, pois foi como nós. Conhece nossas dores e fraquezas. Que consolo! Conhece também as nossas alegrias, planos e sonhos. Um dia ele vai separar as suas ovelhas. Jesus lhe conhece como ovelha dele?

  • As Ovelhas de Jesus... são conhecidas por Ele

A Terceira Marca: “elas me seguem”.

As Ovelhas de Jesus O seguem, não seguem falsos pastores e lideres, muito menos aos donos de seitas que tem conduzido muitas pessoas ao inferno. Não seguem a si mesmas, pois sabe quem é o seu guia. As ovelhas de Jesus “Seguem” e não apenas contemplam, (não olham de longe). E imitam-no ao segui-lo: “Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas” (1Pe 2.21). Seguir a Jesus não é apenas cantar, orar, dar aulas ou fazer qualquer coisa na igreja. É muito mais que isso. Seguir a Jesus é procurar imitar a Ele no cotidiano e Buscar ser como Ele é.

  • As Ovelhas de Jesus... seguem suas pegadas.

A Quarta Marca: “eu lhes dou a vida eterna”.

Ninguém consegue a vida eterna. Jesus a dá. É dom Dele. E não dá aos bons ou aos religiosos, mas aos que creem Nele e o seguem. Não vem pela nossa virtude ou nossa perseverança. Vem por ele. Não nos salvamos. Nós somos salvos. Efésios 2.8-9: 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;  9 não de obras, para que ninguém se glorie”.

  • As ovelhas de Jesus... Recebem a Vida Eterna

A Quinta Marca: “jamais perecerão”.

A vida eterna não é figura de linguagem. É vitória sobre a morte. Crer em Jesus é saber que viveremos eternamente com Ele. Na verdade podemos dizer que: Somos seres eternos. O cristão zomba da morte, como Paulo 1 Coríntios 15.55, 57:  “55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?... 57 Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”. 

O cristão encara-a com naturalidade, com esperança e por incrível que pareça, com alegria. Pois sabe o seu destino. Percebemos essa diferença nos velórios (é bem diferente o comportamento de quem confia no Senhor e de quem não confia). O morrer é Lucro.

  • As Ovelhas de Jesus... não tem medo da morte

A Sexta Marca:ninguém as arrebatará da minha mão”.

É a segurança do salvo. Uma vez salvo, salvo para sempre! Não existe perca da salvação. Jesus afirma: “ninguém as arrebatará da minha mão”.

A segurança das ovelhas de Jesus repousa Nele, que é o bom pastor, que tem poder de mantê-las a salvo. Os ladrões e salteadores (vv. 1 e 8), assim como os lobos (v. 12), podem fazer mal para suas ovelhas, mas o Senhor as protegerá. Ninguém é capaz de rouba-las das mãos de Deus.

Satanás pode ser perigoso e rugir ao nosso redor como leão, mas é um derrotado: “Vencido cairá por uma só palavra”. Podemos dizer como apóstolo Paulo:

“Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8.37-39).

  • As ovelhas de Jesus... Tem sua vida e salvação assegurada.

Conclusão
Eu conheci muitos pastores dignos e posso dizer que ser ovelha de um bom pastor é muito bom, tive bons pastores como o Pr Ivan Fidelis, Pr Isaltino Coelho Filho e o Pr Luciano Peterlevitz. Mas antes de todos eles, sou ovelha de Jesus Cristo. E ser ovelha de Jesus é a melhor coisa do mundo. Você é ovelha de Jesus? Pense nas marcas que Jesus disse que Suas ovelhas têm.

No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth



Clique no link para baixar o slide da mensagem



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...