Cristãos Sábios

Cristãos Sábios
Mensagem do dia 18/03/2012 (Domingo/Noite) 
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão
 Texto: Tiago 1.5-8.

Introdução

Há uma confusão entre pensar que ser inteligente é ser sábio. A inteligência é uma capacidade humana, cada ser humano tem um nível de inteligência. A sabedoria é Deus capacitando o ser humano. O homem pode ser inteligentíssimo, mas sem sabedoria no viver, quebra muito a cara, anda por caminhos perigosos e muitas vezes errôneos. Vamos analisar este texto de Tiago e ver o que nós podemos aprender.

1. A SITUAÇÃO (v. 5)
5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”.

1. “Se algum de vocês tem falta de sabedoria...”. A primeira coisa é reconhecer sua atual situação. Você tem falta de sabedoria? Saiba que reconhecer que tem falta de sabedoria é ser sábio. O orgulho impede a pessoa ter a real imagem de si próprio, esta atitude chama-se “humildade”. Porque o conceito do mundo é contrario do de Deus. O mundo acha que reconhecer as limitações é sinônimo de fraqueza, mas Deus mesmo disse que “Exalta os humildes e ignora os soberbos”.

2. Você tem falta de sabedoria? “... peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade...”. Peça a Deus: Salomão pediu – 1Reis 3.9“Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este teu grande povo? ". Ele pediu porque sabia quem ele era: "Agora, Senhor meu Deus, fizeste o teu servo reinar em lugar de meu pai Davi. Mas eu não passo de um jovem e não sei o que fazer” (v.7).

3. O texto de Tiago diz: “... e lhe será concedida”.  E qual foi a resposta do Senhor a Salomão? 1Reis 3.10-1210 O pedido que Salomão fez agradou ao Senhor. 11 Por isso Deus lhe disse: Já que você pediu isto e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça, 12 farei o que você pediu. Eu lhe darei um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você”.

Se até mesmo Salomão que era rei pediu sabedoria, porque você não vai pedir? Salomão pediu sabedoria e ensinou ao seu filho esta valiosa lição, Leiamos Provérbios 2.1-6:

1 Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; 2 se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; 3 se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto, 4 se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, 5 então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus. 6 Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento”.

  • Tem falta de sabedoria? Peça a Deus.

2. A CONDIÇÃO (v.6)
“6 Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento”.

1. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar... ”. Como na maioria das promessas de Deus, para a concretização da promessa, existe uma condição. Por exemplo: Quando o povo estava afastado dos caminhos do Senhor, Ele disse que mudaria o destino deles “SE” o buscassem de todo coração, Leiamos Jeremias 29.10-14:

10 Assim diz o Senhor: "Quando se completarem os setenta anos da Babilônia, eu cumprirei a minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta para este lugar. 11  Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. 12 Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. 13 Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. 14 Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor, "e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugares para onde eu os dispersei, e os trarei de volta para o lugar de onde os deportei", diz o Senhor”.

Qual é a condição de Deus para o seu povo? “Se me buscar”. Aqui em Tiago o mesmo princípio se aplica. Peça a sabedoria, Deus vai lhe dar, mas “peça com fé sem duvidar”. Em Hebreus 11.6 lemos que “Sem fé é impossível agradar a Deus”.  Aqui sem fé é impossível receber de Deus a sabedoria.

2. O homem sem fé “... é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento”. Aquele que tem fé não pode ser levado por nada a não ser pela sua própria fé. O mundo pode até tentar influenciá-lo, mas não conseguirá, ele será firme no que crê.

  • Mostre sua fé para Deus

3. O RESULTADO (v.7-8)
“7 Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; 8 é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz”

1. Não adianta bater o pé. Este homem não receberá coisa alguma do Senhor (v. 7). O resultado do pedido por sabedoria sem fé será um grande NÃO de Deus. Seria isso injusto? Não! Deus atende os nossos pedidos conforme a sua própria vontade. Deus é perfeito assim como a sua vontade é.

2. A Explicação: Este homem tem a “mente dividida”, ele não sabe o que quer, ele é instável em tudo o que faz, não tem firmeza. É muito ruim contar com pessoas assim. Podemos citar este exemplo nas igrejas: Há pessoas que dizem que quer ajudar e ser uteis, chegam a se comprometer, mas não sabe realmente se queria servir, na verdade nem sabe o porquê se comprometeu. Por consequência, acaba não cumprindo o que disse que iria fazer, porque é instável, hesitante, “em tudo que faz”, não apenas no âmbito espiritual, essa atitude se refletirá em sua vida profissional, na sua família, nos projetos de sua vida, essa pessoa nunca vai terminar nada porque ela não tem firmeza, não é decidida e isso não agrada a Deus.

  • Seja firme, decidido em tudo que for fazer.

Conclusão
A falta de sabedoria nos faz errar. O orgulho nos impede de ver quem realmente nós somos, abandone o orgulho, se você já venceu isso sabe que é necessário pedir sabedoria a Deus para o nosso viver cristão, mas não peça de qualquer forma, deve ser com fé, sem duvidar, pois Deus não se agrada de homens hesitantes, inconstantes. Seja firme! Seja Sábio!

No amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Clique no LINK e baixe o slide da mensagem


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...