Cristãos Servos

Cristãos Servos
Mensagem do dia 26/02/2012 (Domingo/Manhã) 
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

Introdução

A Epístola de Tiago é bastante criticada. Alguns teólogos no passado afirmaram ser uma “Carta desinteressante”, porque ela não fala do Espírito Santo, Salvação, Evangelismo e nem da Volta de Cristo. Lutero a chamou de “epistola de palha”.  

Tiago trata em sua carta a conduta cristã de forma prática. Escassez de ética e problemas de relacionamentos e comportamentos. O ponto de partida da teologia de Tiago é o “sofrimento”. A principal preocupação de Tiago diz respeito à saúde da comunidade. Assim, a ênfase especial nas tribulações, seja como teste e prova da fé do crente ou instrutivo que ensinará a paciência, perseverança e conduzirá à virtude perfeita, à maturidade e integridade cristã. A sabedoria é ferramenta necessária para isto.

O Tema Central: Sabedoria no viver Cristão. Como viver a vida com Sabedoria? 

Curiosidades:
  • Talvez seja o mais prático do NT;
  • Há muitas referencias à Natureza: (1.6,10,11,17,21; 3.3,4,5,7,11,12,18; 4.14; 5.2,4,5,7,18).
  • Jesus é mencionado duas vezes diretamente (1.1; 2.1) e outras duas indiretamente (5.7,8).
  • Judaica (como Mt e Hb) Tiago usa vários aspectos da lei.
  • Há semelhança com o livro de Provérbios: o padrão ético é muito elevado! Muitos Teólogos a chama de: “Provérbios do Novo Testamento”.
  • Há 54 imperativos (ação) em 108 versículos.
  • Há alusões a 21 livros do AT e faz uso de personagens do AT como ilustrações: Abraão (2.21); Isaque (2.21); Raabe (2.25); Jó (5.11); Elias (5.17).

Versículos chave:
  • 1.5 – Quem não tem sabedoria, deve pedir a Deus.            
  • 3.17 – A sabedoria vem de Deus – vem do alto.

“O maior problema do Cristianismo, não está fora da Igreja, mas está dentro: O evangelho não vivido”.

Cristãos que não vivem a sua fé sempre dão mau Testemunho: Escândalos, Intrigas, Invejas, Rancores, Maledicências, Vaidades e Maldades. Tiago Trata do que necessitamos: Conduta correta, Bom uso das Palavras, Integridade de Caráter, Honestidade e Transparência no trato. A epístola de Tiago está longe de ser uma “epistola de palha”. O Objetivo de Tiago é “nos tornarmos cumpridores da Palavra” 1.22

1. Um servo de Deus (1.1)
A apresentação de Tiago: “Tiago, Servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão, saudações”.

Quem era Tiago? Quem foi Tiago?  Tiago era irmão de Jesus e irmão de Judas (Mt 13.55; Mc 6.3), que escreveu a carta de Judas (Jd 1). “Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?”. O apóstolo Paulo o identifica como apóstolo e irmão do Senhor em (Gl 1.19), mesmo sabendo que ele não fizera parte dos doze.

A princípio, Tiago havia rejeitado Jesus como Messias (João 7.5), mas depois creu (1Co 15.7). Tiago escreveu com a autoridade de alguém que havia visto pessoalmente o Cristo ressurreto e tornou-se o principal líder na Igreja de Jerusalém (Cf. At 12.17; 15.13; 21.18; Gl 2.12), sendo chamado de uma das “colunas” dessa igreja, junto com Pedro e João (Gl 2.9).

O que chama a atenção é que Tiago não se vale do grau de parentesco, alegando mais importância por ser irmão do Senhor, nem menciona a posição que ocupa de liderança, ele mesmo se intitula de “Servo”. A palavra, “Servo” (doûlos)  significa “escravo” – Tiago era Humilde. Ele poderia ter dito: “Tiago irmão do Senhor Jesus e líder e uma das colunas da Igreja em Jerusalém”. Mas não, preferiu se colocar como servo.

Uma vida como Servo do Senhor requer humildade.
  • Como me apresento ao mundo?
  • Sou servo de Cristo?
  • Como demonstro humildade e servidão?

Quer ser o maior? Sirva o seu próximo, sirva a igreja de Cristo.

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...