Cristãos Maduros

Cristãos Maduros
Mensagem do dia 26/02/2012 (Domingo/Noite) 
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

2 Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, 3 pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. 4 E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (Tiago 1.2-4).

Introdução
A imaturidade nos faz andar por caminhos dolorosos. Para estarmos aprovados é necessário sermos provados. As provações fazem parte de vida de todo cristão e fica evidente ser um dos assuntos abordados por Tiago em sua carta. O cristão que não for maduro, não conseguirá ver os benefícios que as provações provocam em nossas vidas, elas causam crescimento espiritual.


Você compreende que sofrimento é inevitável? Enquanto estivermos nesta vida vamos sofrer. São doenças inesperadas, não diagnosticadas a tempo. É a morte que, como sempre, não avisa quando vai chegar. São dificuldades financeiras, dificuldades familiares, desajustes nos relacionamentos, acidentes, mudanças bruscas em nossa vida que nos faz “perder o chão”. Você já se sentiu assim?

A questão é: Como um cristão deve encarar as crises? Sabemos responder corretamente aos sofrimentos?

Tiago estava escrevendo àqueles irmãos que certamente estavam experimentando uma fase difícil em suas vidas, oferecendo um suporte à eles, desafiando-os à responder de uma forma mais positiva aos sofrimentos, às dores que enfrentavam pelo caminho. Como eu e você podemos enfrentar as provações?

1. Podemos enfrentar as provações... Com Alegria (v. 2)

v. 2: Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações”.

Quanto de alegria é preciso ter? “... grande alegria...” Como?  Que alegria é essa? É o conforto e a aceitação de que Deus tem um propósito maior para sua vida que no momento não é possível compreender. É a paz e a confiança de que Deus está cuidando de sua vida. É possível sentir essa alegria? Sim! E de onde vem essa alegria? A palavra de Deus diz que: “A Alegria do Senhor é a nossa força”.

A nossa tendência natural é querer evitar a dor, a dor é ruim. A maioria das pessoas não conseguem ver as bênçãos do Senhor nos sofrimentos. Nós até queremos saber a vontade de Deus, mas muitas das vezes não queremos cumpri-la, principalmente se for algo ruim. Porque no fundo, no fundo, nós queremos apenas o agradável, o que é desagradável deve ser evitado.

Todavia a palavra do Senhor está dizendo: “... considerem... o fato... por passardes por diversas provações”.  Encarem, Reconhecem. Pense que você é mais que vencedor e que todas as coisas cooperam para o seu bem.

  • Suporte as provações com Alegria

2. Podemos enfrentar as provações... Com Perseverança (v.3-4)

v. 3-4: “pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma”.

Nós já podemos detectar um beneficio das provações. A Perseverança. A prova gera a perseverança (Paciência), ação de perseverar, resistir firme, sofrer, suportar com calma e heróicamente situações difíceis.

Claro que muitas pessoas não suportam. Isso faz parte do processo de santificação, que é individual. Há pessoas que permitem a ação de Deus em suas vidas, de maneira que a perseverança chega a ter sua ação completa. Outras não permitem a ação de Deus e acabam estacionados. Cabe aqui outra pergunta: Para que somos Provados, testados?

Ao enfrentarmos as provações com alegria e perseverança... tornaremos maduros na fé. Muitos desistem no meio do caminho, outros vão até o final. Estes acabam ficando com a “casca grossa”, ou seja, chegam ao objetivo de Deus. A maturidade cristã, v. 4: “... a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma”.

Este é o objetivo de Deus. Ele deseja trabalhar nosso caráter por isso devemos ser: “maduros e íntegros (Corretos), sem lhes faltar nada (Irrepreensíveis)”.

Maduros. Idéia de crescimento contínuo – atingir a fase adulta, não ser criança na fé, ser plenamente desenvolvido. Quando enfrentamos uma crise e a superamos, tornamos nosso caráter mais perseverante, “firme e constante”. O crente pode se alegrar nas provações porque sabe que depois de passar por ela, sairá melhor!

  • Seja perseverante nas provações e deixe Deus trabalhar em sua vida através delas.

Conclusão
O Sofrimento faz parte do plano de Deus para nos fazer chegar à maturidade que Cristo aprova. Se você frequentemente não persevera na provação, isso é sinal de imaturidade. Pense nisso! Talvez seja hora de compreender que existe coisas invisíveis a serem enxergadas, há benefícios nas provações. É necessário extrair os aprendizados de cada situação, por mais difícil que ela seja, Deus sempre nos ensina algo.

“Para estarmos aprovados é necessário sermos provados”

No amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Clique no link e baixe o slide da mensagem


Comentários

  1. Glória A Deus!! por essa explanação tão clara e cheia das virtudes dos Céus. Precisei chorar muito para entender essa vontade de Deus em minha vida, mas hoje Louvo e O engrandeço por sentir o Seu grande amor nas provações, e por Vê-Lo segurando na minha mão nas horas mais difíceis, e por não abrir os meus lábios para só reclamar, mas sim o engrandecer. Amei tudo quanto li, e que Deus continue te abençoando Pr Paulo Berberth. Um grande abraço no amor de Cristo Jesus nosso Senhor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...