Cristãos Maduros
Mensagem do dia 26/02/2012 (Domingo/Noite)
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão
“2 Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, 3 pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. 4 E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (Tiago 1.2-4).
Introdução
A imaturidade nos faz andar por caminhos dolorosos. Para estarmos aprovados é necessário sermos provados. As provações fazem parte de vida de todo cristão e fica evidente ser um dos assuntos abordados por Tiago em sua carta. O cristão que não for maduro, não conseguirá ver os benefícios que as provações provocam em nossas vidas, elas causam crescimento espiritual.
Você compreende que sofrimento é inevitável? Enquanto estivermos nesta vida vamos sofrer. São doenças inesperadas, não diagnosticadas a tempo. É a morte que, como sempre, não avisa quando vai chegar. São dificuldades financeiras, dificuldades familiares, desajustes nos relacionamentos, acidentes, mudanças bruscas em nossa vida que nos faz “perder o chão”. Você já se sentiu assim?
A questão é: Como um cristão deve encarar as crises? Sabemos responder corretamente aos sofrimentos?
Tiago estava escrevendo àqueles irmãos que certamente estavam experimentando uma fase difícil em suas vidas, oferecendo um suporte à eles, desafiando-os à responder de uma forma mais positiva aos sofrimentos, às dores que enfrentavam pelo caminho. Como eu e você podemos enfrentar as provações?
1. Podemos enfrentar as provações... Com Alegria (v. 2)
v. 2: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações”.
Quanto de alegria é preciso ter? “... grande alegria...” Como? Que alegria é essa? É o conforto e a aceitação de que Deus tem um propósito maior para sua vida que no momento não é possível compreender. É a paz e a confiança de que Deus está cuidando de sua vida. É possível sentir essa alegria? Sim! E de onde vem essa alegria? A palavra de Deus diz que: “A Alegria do Senhor é a nossa força”.
A nossa tendência natural é querer evitar a dor, a dor é ruim. A maioria das pessoas não conseguem ver as bênçãos do Senhor nos sofrimentos. Nós até queremos saber a vontade de Deus, mas muitas das vezes não queremos cumpri-la, principalmente se for algo ruim. Porque no fundo, no fundo, nós queremos apenas o agradável, o que é desagradável deve ser evitado.
Todavia a palavra do Senhor está dizendo: “... considerem... o fato... por passardes por diversas provações”. Encarem, Reconhecem. Pense que você é mais que vencedor e que todas as coisas cooperam para o seu bem.
- Suporte as provações com Alegria
2. Podemos enfrentar as provações... Com Perseverança (v.3-4)
v. 3-4: “pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma”.
Nós já podemos detectar um beneficio das provações. A Perseverança. A prova gera a perseverança (Paciência), ação de perseverar, resistir firme, sofrer, suportar com calma e heróicamente situações difíceis.
Claro que muitas pessoas não suportam. Isso faz parte do processo de santificação, que é individual. Há pessoas que permitem a ação de Deus em suas vidas, de maneira que a perseverança chega a ter sua ação completa. Outras não permitem a ação de Deus e acabam estacionados. Cabe aqui outra pergunta: Para que somos Provados, testados?
Ao enfrentarmos as provações com alegria e perseverança... tornaremos maduros na fé. Muitos desistem no meio do caminho, outros vão até o final. Estes acabam ficando com a “casca grossa”, ou seja, chegam ao objetivo de Deus. A maturidade cristã, v. 4: “... a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma”.
Este é o objetivo de Deus. Ele deseja trabalhar nosso caráter por isso devemos ser: “maduros e íntegros (Corretos), sem lhes faltar nada (Irrepreensíveis)”.
Maduros. Idéia de crescimento contínuo – atingir a fase adulta, não ser criança na fé, ser plenamente desenvolvido. Quando enfrentamos uma crise e a superamos, tornamos nosso caráter mais perseverante, “firme e constante”. O crente pode se alegrar nas provações porque sabe que depois de passar por ela, sairá melhor!
- Seja perseverante nas provações e deixe Deus trabalhar em sua vida através delas.
Conclusão
O Sofrimento faz parte do plano de Deus para nos fazer chegar à maturidade que Cristo aprova. Se você frequentemente não persevera na provação, isso é sinal de imaturidade. Pense nisso! Talvez seja hora de compreender que existe coisas invisíveis a serem enxergadas, há benefícios nas provações. É necessário extrair os aprendizados de cada situação, por mais difícil que ela seja, Deus sempre nos ensina algo.
“Para estarmos aprovados é necessário sermos provados”
No amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth
Clique no link e baixe o slide da mensagem
Glória A Deus!! por essa explanação tão clara e cheia das virtudes dos Céus. Precisei chorar muito para entender essa vontade de Deus em minha vida, mas hoje Louvo e O engrandeço por sentir o Seu grande amor nas provações, e por Vê-Lo segurando na minha mão nas horas mais difíceis, e por não abrir os meus lábios para só reclamar, mas sim o engrandecer. Amei tudo quanto li, e que Deus continue te abençoando Pr Paulo Berberth. Um grande abraço no amor de Cristo Jesus nosso Senhor.
ResponderExcluir