Cristãos Atentos

Cristãos Atentos
Mensagem do dia 05/01/2012 (Domingo/Noite) 
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

16 Meus amados irmãos, não se deixem enganar. 17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes. 18 Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou”. (Tiago 1.16-18)

Introdução
Há hoje em dia, muitas pessoas sinceramente enganadas. Crêem em pessoas, em doutrinas, em dogmas, em tradições ou religiões que não cumprem a vontade de Deus, na verdade, não passam nem perto do que Deus quer. E assim nós vemos pessoas o tempo todo sendo enganadas. Vou contar uma experiência:

- Certa vez estava na fila do banco e um homem puxou papo comigo, era dia de pagamento e estava lotado. Ele falou muitas coisas e várias delas, foram coisas negativas a respeito de pastores televisivos que enganam o povo de diversas maneiras, falou sobre a igreja que funciona mais como um tribunal do que um hospital. Eu apenas ouvi e na hora me senti muito triste em ouvir aquelas palavras duras, confesso que compreendo ele, mas também não poderia apenas ficar quieto. Quando o homem perguntou: O que você faz? Respondi, sou pastor da igreja batista. O homem fez uma cara de espantado e me pediu desculpas. Mas ai eu tive a oportunidade de falar para ele sobre como deveria ser a postura de um verdadeiro pastor e da igreja de Cristo. No final, ele disse que não havia pensado por aquele lado e que já estava decepcionado com Deus à muitos anos. Mas disse para ele que Deus poderia restaurar seu coração.

Por isso, nós temos a Palavra de Deus. Ela nos instrui como devemos proceder. Neste texto existe uma progressão, ou seja, um princípio complementa o outro, por isso podemos ver que...

1. O Cristão atento é aquele que não se engana, v.16

16 Não vos enganeis, meus amados irmãos”. Não se enganar do que? Vamos ao contexto: Tiago vem tratando alguns assuntos pertinentes, ele ensina sobre: 1. Os benefícios das provações, vv. 2-4 (é para o nosso crescimento); 2. A sabedoria, vv.5-8 (se você não tem, peça a Deus); 3. As circunstancias transitórias, vv. 9-11(as coisas deste mundo são passageiras); 4. A origem do pecado vv. 12-15 (o homem é culpado pela própria tentação).

O cristão não pode se enganar. Não pode fechar os olhos, deve ser cuidadoso, ele precisa estar bem preparado para as batalhas, como um soldado, contudo para estar bem preparado é necessário estudar, esmerar-se, dedicar-se à compreensão de Deus e de Sua Palavra. Há pessoas que são levadas facilmente por qualquer tipo de pensamento, ideologia, teologia. São levadas como folhas ao vento e ficam pulando de galho em galho. Não conseguem ter firmeza no que crêem e não conseguem sequer explicar e mostrar na Bíblia o que crê.

  • Seja um cristão preparado, “não vos engane”.
2. O Cristão atento é aquele que não se engana e sabe que de Deus vem apenas bênçãos (v. 17a).

17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes”. Temos que tomar cuidado porque por algumas ocasiões o diabo ilude as pessoas. E quando ele faz isso, acaba destruindo a vida da pessoa, “ele veio mesmo para matar, roubar e destruir”. Mas o cristão atento consegue discernir as coisas espiritualmente. Há muita carnalidade dentro das igrejas hoje em dia. Tem aqueles que dizem receber dons espetaculares para impressionar as pessoas com curas, milagres e outras coisas.

Um grande impasse é a origem do mal. Nós sabemos a origem do bem, sendo assim, de Deus não pode vir coisas ruins. Muitos insistem em dizer que as grandes tragédias do mundo só existe um culpado, Deus. Mas isso é uma grande mentira! Deus com toda certeza se entristece com isso. Na maioria das vezes o próprio homem é responsável pelo próprio sofrimento, ou você pode ser alvo de outra pessoa e até mesmo do inimigo.

Jeremias 29.11-14: 11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. 12 Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. 13 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. 14 Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte”.

  • Deus quer nos abençoar e muitas vezes nós perdemos as bênçãos de Deus porque não estamos vivendo em comunhão com Ele. Ou simplesmente por não participar dos “banquetes” oferecidos pela igreja através da EBD, Culto de Oração, Cultos Dominicais, Pequenos Grupos e outras programações. Creia! De Deus vem apenas bênçãos.

3. O Cristão atento é aquele que não se engana e sabe que de Deus vem apenas bênçãos e que ELE é Imutável e sabe também que ELE é Soberano (v. 17b-18).

A imutabilidade de Deus faz parte da sua essência, o termo correto é “atributo”. O texto diz: “... em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”. É o atributo pelo qual não encontramos nenhuma mudança em Deus, em sua natureza, em seus atributos e em seu conselho.

Deus é imutável. Ele é eterno (Sl 102.26-27), auto-existente (Ex 3.14) e perfeito (Dt 32.4). A Imutabilidade não significa Imobilidade: Nosso Deus é um Deus de ação “Agindo eu, quem impedirá?” (Is 43.13). Deus não muda a sua natureza, Malaquias 3.6: “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos”. A Imutabilidade de Deus em Seus atributos: Deus é imutável em suas promessas, Deus é Fiel, é imutável em sua misericórdia, em sua justiça, em seu amor, em sua bondade. É imutável em seus conselhos: Os planos de Deus não mudam e nada e ninguém frustra a Sua soberana vontade.

Deus é Soberano: 18 Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas”. Ele tem o controle de todas as coisas, por isso que nada foge de suas mãos. Ele sempre sabe o que faz e sabe o que é melhor para as nossas vidas. Se alguma coisa fugisse do seu controle Ele deixaria de ser Deus. Mas e quando a situação está critica? É porque homens estão tentando fugir da Sua autoridade, Deus permite isso acontecer por algum tempo, para Ele mostrar o seu poder e seus propósitos no tempo devido.

  • Deus não muda, Ele é Soberano, você crê nisso?

CONCLUSÃO
O Cristão atento deve estar com os olhos bem abertos! O Cristão atento é aquele que não se engana, ele fica esperto com as coisas à sua volta, ele busca discernimento de Deus para não ser enganado. O Cristão atento é aquele que sabe que de Deus vêm apenas bênçãos, nunca o mal. O Cristão atento é aquele e que sabe que Deus é Imutável e sabe também que ELE é Soberano sobre todas as coisas. Essas verdades devem nos trazer conforto, motivação para servir ainda mais este Deus maravilhoso. Deus espera uma postura sua, você é um cristão atento?

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Clique no link e baixe o slide da mensagem

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...