Salmo 126

Salmo 126
Um louvor pelo retorno do cativeiro
Mensagem do dia 27/11/2011 (Domingo/Manhã) 
greja Batista Aeroporto de Campo Mourão

“... Grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres” (Salmo 126.3)

Você está feliz? A grande verdade é que nem sempre estamos felizes, mas farei outra pergunta: Você tem motivos para estar feliz? Sim eu tenho! Pensei no Salmo 126 para expressar minha alegria. Este é um salmo de alegria e de pedido de colheita abençoada. O Salmo celebra a bênção do Deus libertador (v 3) e pede a bênção do Deus preservador (v.4) “Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe”. O povo tinha voltado do cativeiro: “Quando o SENHOR Deus nos trouxe de volta para Jerusalém, parecia que estávamos sonhando” (v.1). O ponto central é este: voltaram para casa depois de 70 anos. Que alegria! “Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres” (vv. 2-3).

Este era o seu pedido. “Ó SENHOR, faze com que prosperemos de novo, assim como a chuva enche de novo o leito seco dos rios. Que aqueles que semeiam chorando façam a colheita com alegria!” (vv. 4-5). No passado o povo teve muita abundância. No tempo de Salomão, a prata era como pedra na rua. Agora, ex-escravos, tinham uma terra arrasada e abandonada há 70 anos para cultivar. A situação era grave (Neemias 5.1-5). Eles pedem que Deus os ajude a reconstruir suas vidas. Deus deu-lhes a liberdade e agora eles precisam refazer a vida.

Boa lição: Deus liberta e cuida do seu povo. Bela figura da obra dele em Cristo, por nós. Jesus Cristo libertou-nos e nos mantém livres. Gálatas 5.1 “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão”. É justo pedirmos bênçãos a Deus e que ele complete sua obra em nós. O versículo 6 pode ser visto como uma resposta de Deus. “Podem ir, vão, mesmo que chorando, eu abençoarei e vocês voltarão cantando”.

A obra seria completada. À luz de Ageu, eles desanimaram com as dificuldades e abandonaram a construção do templo, por isso, Deus os abandonou (Ageu 1.9-11). Mas se eles se corrigissem, seriam abençoados (Ageu 2.18-19). Podemos pedir, mas devemos permanecer firmes na obra de Deus. Isso não é barganha. A bênção está ligada à consagração de vida. Não há bênção para rebeldes e os que abandonam ao Senhor.

Este era um salmo cantado nas festas anuais. A lembrança do passado servia de estímulo para pedir no presente. E o presente, lembrava o passado. Última advertência: nossas experiências vividas com Deus não podem ser esquecidas. É muito bom lembrar o que Ele nos fez. E o que ele fez deve nos estimular a continuar firmes na fé. O Deus que tem cuidado de nossa vida espiritual e material continuará a cuidar. Que Ele seja louvado por isto!

Façamos um exercício agora. Olhe o presente perceba as bênçãos de Deus. Olhe para o passado recorde as experiências que viveu com Deus assim, poderá dizer: “... Grandes coisas fez o SENHOR por mim; por isso, estou  alegre”.

Oração:
“Senhor, quero agradecer-te primeiramente pela salvação, pela vida eterna e vida que tenho hoje em TI, pela liberdade que somente Tu podes dar e também por tantas bênçãos e alegrias proporcionadas no passado e hoje. A Tua palavra diz que mesmo com dificuldades voltaremos com cânticos em nossos lábios, veremos os resultados do nosso esforço e dedicação. Obrigado, porque “grandes coisas têm feito o SENHOR por mim; por isso, estou alegre”. Agradeço-TE em nome de Jesus Cristo. Amém!”.

No amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Comentários

  1. ÓTIMO DOCUMENTÁRIO DESTE SALMO....DEUS PERMANEÇA LHE ABENÇOANDO!!!

    ResponderExcluir
  2. interessante são os relatos tanto do profetas quanto do reformado dos muros que acompanham esse estudo!!! Muito Rico!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...