Os Lavradores Maus

Os Lavradores Maus
Mensagem do dia 22/01/2012 (Domingo/Noite) 
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

Texto: Mateus 21.33-45

INTRODUÇÃO
Jesus estava claramente fazendo uma alusão a essa passagem do AT (IS 5.2), que seria familiar aos líderes judaicos. A “vinha” é uma representação comum da nação judaica na Escritura. Aqui o dono das terras, representado por Deus, desenvolveu a vinha com muito cuidado e então a entregou aos lavradores, uma representação dos líderes judaicos. Aplicando para nós – Deus nos deu uma missão: Dar frutos para o Reino.

  • Que tipo de atitudes estamos tendo diante desta tão grande missão?
  • E o que pode fazer uma pessoa não dar frutos do Reino de Deus?

A primeira atitude é...
      I.            NÃO CUMPRIR O ACORDO (vv. 33 -34)
Jesus diz que o dono da vinha preparou as terras e a arrendou aos agricultores (v.33). Depois de um determinado tempo estava na hora de receber os frutos. Agora era a hora do acerto. Os agricultores deveriam dar a parte que cabe ao dono das terras conforme o acordo que fizeram.

Os votos que fazemos com Deus devem ser cumpridos. Especialmente o de dar frutos. Jesus disse certa vez que é a Videira e nós somos os ramos. O ramo que não dá fruto ele corta (João 15). Sua vida e a minha vida deve ser frutífera. Devemos produzir frutos. Mas para que isso aconteça, é necessário estar ligado à videira. É necessário cumprirmos o acordo. Fomos chamados para frutificar.

  • Você tem dado frutos para o reino de Deus?
  • Você tem cumprido o acordo com o SENHOR?

A segunda atitude é...
   II.            IGNORAR OS SERVOS (vv. 35-36)
Continuando a Parábola. Esses versículos ficam evidentes de que Jesus estava falando dos profetas (AT) enviados por Deus para falar ao povo. E muitos, diria que todos eles foram hostilizados, perseguidos, assassinados e a mensagem de Deus ignorada.

Jesus estava ali. O Messias prometido veio ao mundo. Àquele que fora anunciado pelos profetas do Senhor estava diante deles e eles o recusaram. João 1.11 diz que: Veio para o que era seu, e os seus não o receberam”.

Da mesma forma vemos as pessoas hoje ainda ignorando a mensagem dos profetas de Deus. Nos dias de hoje Deus continua usando Teus servos. Pastores, Missionários e Missionárias espalhados pelo mundo. A Bíblia diz que devemos respeitar os nossos líderes. Hebreus 13.17: Obedecei aos vossos pastores e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros”.

Observamos que existem pessoas incrédulas e que muitas das vezes chegam a distorcer a mensagem de Deus por fins pessoais. Existem também muitas pessoas insubmissas e rebeldes que ao invés de ajudar acabam atrapalhando a obra de Deus. Jesus disse certa vez: “Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha” (Mateus 12.30)

  • Você tem ignorado os servos que Deus mandou para proclamarem tão preciosa mensagem e servirem de exemplo para sua vida?
  • Você tem ignorado os pastores e líderes que Deus instituiu sobre a sua vida?

A terceira atitude é...
III.            IGNORAR O FILHO (v.v 37 – 39)
Além deles não cumprirem o acordo com o SENHOR, de ignorarem totalmente todos os seus servos, eles agora ignoraram o herdeiro. A pedra angular foi rejeitada pelos construtores. Jesus estava se referindo a ele mesmo.

DEUS se preocupou com a humanidade e por amar tanto o mundo, enviou seu único filho para que todos aqueles que Nele cressem, não morresse, mas teriam a vida eterna. Deus providenciou a Salvação. Mesmo assim há pessoas que ignoram JESUS, não querem saber de Jesus. Desprezam sua salvação. Que triste!

  • Você tem ignorado o Filho de Deus? Você tem ignorado Jesus?

DEUS é amor, mas também é justiça.... será que eles (os agricultores maus) ficarão impunes? Bom, a parábola ainda não acabou então Jesus faz uma implicação. Leiamos os vv. 40-45. O que será que eu e você temos haver com isso?

Jesus perguntou: “O que fará o Senhor com esses agricultores maus? (v. 40). Os sacerdotes e os fariseus responderam (v.41). Então Jesus diz “por entre as linhas” que eles estavam rejeitando a “Pedra Angular” e que o Senhor faria o mesmo com eles e com todos aqueles que...
1º.    Não cumprissem o acordo
2º.    Rejeitassem os servos
3º.    Rejeitassem o Filho


CONCLUSÃO
Deus quer saber de você. Será que você tem tido as mesmas atitudes que aqueles agricultores? Você não pode ser como eles. Deus quer ver você cumprindo o acordo corretamente. Ele deseja que você aceite os servos que Ele mandou para proclamarem a SUA palavra tanto no passado como nos dias de hoje. Deus quer principalmente além de tudo, que você RECEBA Jesus como seu único e suficiente Salvador. Ele o ama muito. Saiba que muitos servos morreram para que hoje a mensagem do Evangelho chegasse até você. O próprio Filho de Deus, JESUS CRISTO, deu sua vida por mim e por você. Você deve dar frutos do Reino – Proclamando a Cristo, contribuindo para o crescimento do Reino de Deus.

Apelo: Abaixem suas cabeças. Existe alguém aqui nesta noite que precisa acertar sua vida com Deus? Há alguém que tem dívidas com o Senhor? Farei dois convites e peço que ergam uma de suas mãos pois quero orar por você.

Primeiro: você que ainda não deu sua vida para Jesus cuidar inteiramente. Você deseja fazer isso agora?
Segundo: você que tem vivido uma vida com dívidas com o Senhor, é hora de pedir perdão, confessar seus pecados é hora de você estar com o coração contrito. Deus quer você do lado dele. Deus quer você dando frutos para o Reino. Você deseja fazer isso agora?

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Clique no link para baixar o slide da mensagem

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...