Habacuque: Expõe seus dilemas para Deus - 03

Habacuque: Expõe seus dilemas para Deus - 03
Mensagem do dia 28/09/2011 (quarta-feira) 
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

Série: Orações na Bíblia-04 – Texto Base: Livro de Habacuque

Deus respondeu a oração de Habacuque, mas não foi da maneira que ele esperava. Deus disse que levantaria uma nação muito forte e terrível (os Babilônios) que usaria como instrumento de castigo contra Seu povo (Hc 1.5-11). Deus é soberano e pode usar qualquer nação para cumprir Seus planos.

II- Habacuque expõe seus dilemas para Deus questionando os métodos que usou (Hb 1.5-17).

O que está ruim pode piorar?  Sim! A resposta que Habacuque ouviu de Deus foi pior do que o problema apresentado. Ele pediu justiça e Deus resolve levantar um povo gentil para marchar contra as cidades do profeta e destruí-la.
 

Deus é Eterno, é Auto-existente, é Santo, é Todo poderoso, é Fiel, é Puro, Justo e não concorda com a maldade (Hc 1.12-13). Aquele que na sua soberania, tem todo o direito de fazer o que deseja. Mas isso não entra na cabeça de Habacuque e questiona a Deus: “... por que ficas apenas olhando para os perversos e te calas enquanto o ímpio devora quem é mais justo do que ele?”.

Acredito que assim como o profeta, nós também temos dificuldades para entender os planos de Deus e da mesma forma que ele não tinha a resposta para seu próprio dilema, resolveu esperar a resposta de Deus (Hc 2.1).
  • Você se coloca diariamente na “torre de vigia” para orar ao Senhor?
  • Você espera pela resposta do Senhor? 

Muitas vezes nós não sabemos os porquês de Deus, mas podemos ter algumas certezas:

Isaías 55.8-9: 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, 9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”.

Romanos 8.28: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito".

Normalmente utilizamos este texto quando alguém está passando por alguma dificuldade e não entende os porquês das coisas, na tentativa de fortalecê-la, alegrá-la, motivá-la. Dizemos: “Ei... creia... Saiba que Todas as coisas Cooperam para o nosso bem”. A grande questão é que para enxergarmos as verdades deste texto, é preciso olhar com um olhar diferente para as provações, olhar para as dificuldades com um prisma de Deus, porém nem sempre isso é possível devido nossa limitada visão humana das coisas divinas.

A palavra “cooperam”, no grego synergei. Foi desta palavra que se originou a palavra “sinergia” é muito utilizada por administradores e empreendedores, principalmente por palestrantes motivacionais e significa – cooperar, trabalhar junto, trabalhar com. Este significado é fundamental para entender o texto.

Noutras palavras: “SABEMOS QUE DEUS TRABALHA JUNTAMENTE COM TODOS QUE O AMAM”.

Deus exerce a “sinergia” conosco. Louvado seja Deus! É por isso que TUDO que acontece, acontece para o nosso próprio bem. Lembre-se a Vontade de Deus é Boa, Perfeita e Agradável Rm 12.2, por mais que não entendamos, um dia provaremos o que esperamos.

Leiamos os versículos anteriores – Romanos 8.24-25: 24 Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? 25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos. 26 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos”.

Compreendi que os meus sonhos, anseios, desejos e planos que ainda não são vistos, que ainda não os tenho em minhas mãos, ainda espero exatamente porque vivo a esperança.

Quando aquilo que espero acontecer, é porque cheguei ao final de minha espera, ai então vou compreender porque que ao esperar vivenciei tais coisas não compreendidas. Achei isso fantástico! Não é à toa que o apóstolo Paulo diz: “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8.31).

Deus disse  à  Habacuque: “O Justo viverá pela fé” (Hc 2.4). Habacuque, você é justo? Então não se preocupe, porque o justo não morrerá.

O Justo viverá pela fé: O justo não morrerá, exatamente porque é fiel. O Justo será poupado por causa da sua fidelidade. O Infiel não será poupado. Os justos serão preservados no dia da tribulação.

Deus sabe todas as coisas e você pode confiar nele completamente.

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Comentários

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...