sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Habacuque: Expõe seus dilemas para Deus - 03

Habacuque: Expõe seus dilemas para Deus - 03
Mensagem do dia 28/09/2011 (quarta-feira) 
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

Série: Orações na Bíblia-04 – Texto Base: Livro de Habacuque

Deus respondeu a oração de Habacuque, mas não foi da maneira que ele esperava. Deus disse que levantaria uma nação muito forte e terrível (os Babilônios) que usaria como instrumento de castigo contra Seu povo (Hc 1.5-11). Deus é soberano e pode usar qualquer nação para cumprir Seus planos.

II- Habacuque expõe seus dilemas para Deus questionando os métodos que usou (Hb 1.5-17).

O que está ruim pode piorar?  Sim! A resposta que Habacuque ouviu de Deus foi pior do que o problema apresentado. Ele pediu justiça e Deus resolve levantar um povo gentil para marchar contra as cidades do profeta e destruí-la.
 

Deus é Eterno, é Auto-existente, é Santo, é Todo poderoso, é Fiel, é Puro, Justo e não concorda com a maldade (Hc 1.12-13). Aquele que na sua soberania, tem todo o direito de fazer o que deseja. Mas isso não entra na cabeça de Habacuque e questiona a Deus: “... por que ficas apenas olhando para os perversos e te calas enquanto o ímpio devora quem é mais justo do que ele?”.

Acredito que assim como o profeta, nós também temos dificuldades para entender os planos de Deus e da mesma forma que ele não tinha a resposta para seu próprio dilema, resolveu esperar a resposta de Deus (Hc 2.1).
  • Você se coloca diariamente na “torre de vigia” para orar ao Senhor?
  • Você espera pela resposta do Senhor? 

Muitas vezes nós não sabemos os porquês de Deus, mas podemos ter algumas certezas:

Isaías 55.8-9: 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, 9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”.

Romanos 8.28: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito".

Normalmente utilizamos este texto quando alguém está passando por alguma dificuldade e não entende os porquês das coisas, na tentativa de fortalecê-la, alegrá-la, motivá-la. Dizemos: “Ei... creia... Saiba que Todas as coisas Cooperam para o nosso bem”. A grande questão é que para enxergarmos as verdades deste texto, é preciso olhar com um olhar diferente para as provações, olhar para as dificuldades com um prisma de Deus, porém nem sempre isso é possível devido nossa limitada visão humana das coisas divinas.

A palavra “cooperam”, no grego synergei. Foi desta palavra que se originou a palavra “sinergia” é muito utilizada por administradores e empreendedores, principalmente por palestrantes motivacionais e significa – cooperar, trabalhar junto, trabalhar com. Este significado é fundamental para entender o texto.

Noutras palavras: “SABEMOS QUE DEUS TRABALHA JUNTAMENTE COM TODOS QUE O AMAM”.

Deus exerce a “sinergia” conosco. Louvado seja Deus! É por isso que TUDO que acontece, acontece para o nosso próprio bem. Lembre-se a Vontade de Deus é Boa, Perfeita e Agradável Rm 12.2, por mais que não entendamos, um dia provaremos o que esperamos.

Leiamos os versículos anteriores – Romanos 8.24-25: 24 Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? 25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos. 26 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos”.

Compreendi que os meus sonhos, anseios, desejos e planos que ainda não são vistos, que ainda não os tenho em minhas mãos, ainda espero exatamente porque vivo a esperança.

Quando aquilo que espero acontecer, é porque cheguei ao final de minha espera, ai então vou compreender porque que ao esperar vivenciei tais coisas não compreendidas. Achei isso fantástico! Não é à toa que o apóstolo Paulo diz: “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8.31).

Deus disse  à  Habacuque: “O Justo viverá pela fé” (Hc 2.4). Habacuque, você é justo? Então não se preocupe, porque o justo não morrerá.

O Justo viverá pela fé: O justo não morrerá, exatamente porque é fiel. O Justo será poupado por causa da sua fidelidade. O Infiel não será poupado. Os justos serão preservados no dia da tribulação.

Deus sabe todas as coisas e você pode confiar nele completamente.

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Um comentário:

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth