Habacuque: Expõe seus dilemas para Deus - 01
Mensagem do dia 14/09/2011 (quarta-feira)
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão
Série: Orações na Bíblia-04 – Texto Base: Livro de Habacuque
Introdução
Há pessoas que dizem não poder questionar a Deus, podemos perguntar o “PARA QUE”, mas não o “PORQUE”. Será que isso é verdade? Será que Deus nos dá a liberdade para perguntar os porquês? O que vocês acham?
Sim! Podemos perguntar para Deus todas as questões que sondam nossos corações, todavia a resposta virá ou não dos lábios do Senhor, porque a resposta depende DELE. E também não podemos tratar a Deus sem a devida reverencia e temor. Talvez Ele permita que você passe por crises exatamente para lhe ensinar algo. O apóstolo Paulo disse: “3 ... também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; 4 e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. 5 Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado” (Romanos 5.3-5).
Hoje, faremos apenas um PANORÂMA do livro e depois estudaremos com mais detalhes três pontos importantes aplicando em nossas vidas os ensinamentos do Senhor através de Habacuque.
No inicio do livro já aparece uma expressão importante que demonstra a incompreensão de Habacuque: “Até quando?...” (1.2); “... o SENHOR não fará nada?” (1.4): O povo era oprimido. E talvez por isso eles também se desviaram dos preceitos do Senhor.
A RESPOSTA DE DEUS – O que já está ruim pode piorar? 1.5-11: Os Babilônios vão assolar Judá. Eles eram poderosos. Por conta disso, Habacuque “chora mais um pouco”, 1.12-17 – Mas porque SENHOR? Vai permitir o mal? O Senhor é bom, como permitirás o mal para com seu povo? Habacuque resolve se isolar para esperar a resposta do Senhor (2.1).
O Justo viverá pela fé: 2.2-4. O justo não morrerá, exatamente porque é fiel. O Justo será poupado por causa da sua fidelidade. O Infiel não será poupado. Os justos serão preservados no dia da tribulação.
O Senhor ensina o povo a respeito da tirania, desonestidade, ambição e a idolatria (2.5-19). E encerra sua palavra mostrando que ELE é soberano e que é digno de reverencia (2.20).
A justiça triunfará depois que isso foi garantido, Habacuque eleva o coração numa oração rogando que Deus realize novamente uma obra poderosa conforme realizou no Êxodo e no Monte Sinai (3.2-15).
Depois de contemplar ao Senhor, Habacuque confirma sua confiança no Deus de sua salvação, numa das confissões mais comoventes das Escrituras Sagradas, Hc 3.17-19: “17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, 18 todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. 19 O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas”.
No amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth
Comentários
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth