AS Bem-Aventuranças 08

AS BEM-AVENTURANÇAS 8:
“OS PERSEGUIDOS”
Mensagem do dia 16/10/2011 (Domingo/Noite) – Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

Mateus 5.10-12 : 10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.  11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.  12 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós”.

INTRODUÇÃO

No Brasil, nós temos liberdade para confessar a nossa fé em Jesus, diferente de países como a China, Índia, Cuba, Nigéria e outros, que a expressão de fé em Jesus Cristo é terrivelmente proibida. Muitas pessoas morrem por confessarem o nome de Cristo (se tiverem oportunidade Acessem o Site da Missão Portas Abertas).

Nós vivemos outra realidade no Brasil. A nossa realidade é tão diferente que o mais triste é que boa parte das perseguições, vêem de dentro da igreja e não de fora. Cristãos se atacando e um difamando o outro, criando contendas e divisões. Que triste!  O apóstolo Paulo já havia dito Paulo:

14 Toda a lei se resume num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo". 15 Mas se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente. 16 Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne” (Gálatas 5.14-16).

Como venho falando desde a primeira mensagem desta série: O pensamento de Jesus é o contrario do mundo. A honestidade de Jesus difere da pregação da teologia da prosperidade, que prega uma vida sem problemas. No entanto, houve, há e haverá perseguição para os filhos de Deus. Jesus mesmo disse: “Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros...” (João 15.20).

Você é perseguido? De verdade? O que Jesus queria ensinar com essas palavras? Nós vamos analisar Mateus 5.10-12 em duas mensagens, cujo o tema central é a perseguição dos filhos de Deus. Jesus estava preparando seus discípulos para o que iria acontecer em breve.


1.     O QUE A BEM-AVENTURANÇA NÃO DIZ

Jesus não disse que bem-aventurado é aquele:
1.      Que sofre perseguição por causa da doutrina. Os Testemunhas de Jeová: não servem ao exército, recusam-se a ter vínculos com o Estado, não aceitam transfusões de sangue e nem comemoram aniversário; Os Adventistas: não trabalham aos sábado, não comem carne de porco.

2.      Que sofre perseguição por causa de grosserias. Um louco que sobe num banco, na porta de uma loja, chama todos de perdidos, de ímpios e de pecadores miseráveis. Ai ele toma um sopapo e diz que é perseguido? Isso não é perseguição, é falta de sabedoria. 

3.      Que sofre perseguição por má condutao funcionário da Junta que falta ao trabalho por causa de EBF da igreja, ou aquele que faz do trabalho um púlpito. Somos pagos para trabalhar e não para pregar. Há tempo para todas as coisas. Perseguição por má conduta.

2.     O QUE A BEM-AVENTURANÇA DIZ

1.      Bem-aventurados “por causa da justiça” (v. 10). São aqueles que sofrem por cumprirem a vontade de Deus, por serem justos assim como o Pai é justo. Se você age eticamente correto você é taxado de bobo, essa semana mesmo estava conversando com um casal que contava vantagem por terem pago a habilitação. O Caminho que agrada a Jesus é estreito, o que agrada o mundo é largo. Mas o caminho do mundo conduz para a morte e o caminho de Jesus são caminhos de vida.

2.      Bem-aventurados “por causa de Jesus” (v. 11). Caso sua fé em Jesus lhe cause problemas, sinta-se feliz. Caso lhe insultem e mentirem a seu respeito, sinta-se privilegiado, pois está sofrendo por causa de Jesus. Seu testemunho e vida falará mais alto do que qualquer acusação.


3.     O PRÊMIO DA BEM-AVENTURANÇA

1.      O reino do céu (v. 10). Se você cumpre a justiça de Deus é porque você o Ama e seu coração pertence a Ele. “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o reino de céu”. Ao praticar a justiça de Deus, ficará cada vez mais evidente de que você é um filho de Deus.

2.      Galardão no céu (v. 12). Além da Salvação, da vida eterna, os perseguidos por causa de JESUS receberão um galardão.  Essa é a nossa coroa. Não sei exatamente o que é, nem como Jesus dará aos teus servos. A única coisa que sei é que os Seus servos chamados de bons e fiéis receberão um galardão. Não importa o sofrimento aqui, não importa se nos perseguirem por causa de Jesus, não importa se a obra não é fácil, não importa se não nos amarem por causa de Jesus, o nosso tesouro está nos céus e terá direito todos aqueles que forem fiéis a Jesus Cristo.


CONCLUSÃO

Feliz é aquele que por causa de Cristo e de sua justiça vier sofrimentos, Eles desfrutarão do galardão e principalmente da vida Eterna. Sofrem perseguições porque são filhos de Deus. Você é visto assim? Que o Senhor nos ajude a superar todas as perseguições que surgem em nosso dia à dia.

Na próxima mensagem vamos continuar meditando neste texto (Mateus 5.10-12), será que sofrer por Cristo é falta de fé? Seguir a Cristo tem algumas implicações, quais implicações têm o cristão por seguir a Cristo? Que conselhos nós podemos ter sobre este assunto? Pense nisso!

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Clique no Link e baixe o slide da mensagem

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...