Evidências de um coração com sede de Deus

EVIDÊNCIAS DE UM CORAÇÃO COM SEDE DE DEUS
Mensagem do dia 15/10/2011 (Sábado/Noite) 
Aniversário da Igreja Batista COHAPAR em Campo Mourão - PR
Texto: Atos 8.26-40 “Filipe e o Eunuco”

INTRODUÇÃO
É interessante pensar sobre as pessoas que se denominam “filhos de Deus”. Há aqueles que dizem conhecer a Jesus Cristo, mas se perguntarmos algo um pouco mais profundo, nós podemos perceber que o seu conhecimento sobre de Jesus é insuficiente. É a mesma coisa dizer que conhecemos a presidenta Dilma, todos nós a conhecemos, mas quem de nós pode afirmar ter intimidade com ela? Quem pode dizer que é amigo dela? Nós a conhecemos da televisão, do jornal, da internet, contudo não temos intimidade com ela. Assim acontece com Jesus,  muitos o conhecem de ouvir falar, mas Ele deseja o nosso coração, Ele deseja ter intimidade conosco, Ele deseja ser o nosso Amigo, o melhor amigo. Então, você conhece a Jesus Cristo de verdade? Você poderia dizer com toda convicção: Sou amigo de Jesus! Poderia?


Gosto de dizer que na obra de Deus “Tudo começa no dispor”. E Filipe se dispôs para contribuir com a obra de Deus. v. 26:  “Levanta e vai...”,  v. 27“Ele se levantou e foi”. Obediência. Uma pessoa que não conhece a Jesus em intimidade só poderá conhecÊ-lo se o seu coração estiver aberto para a mensagem e como ouvirá a mensagem se  alguém não se dispor? Alguém precisa se levantar e ir. Filipe se dispôs. Nós vamos ver 4 evidências de um coração com sede de Deus.

1ª Evidência: Um coração com sede de Deus
BUSCA A DEUS (v. 27):
Eunuco: Pode se referir a um homem emasculado (castrado) ou pode tratar de um “oficial”, um “tesoureiro”, um “secretário” ou “camareiro”. Os eunucos eram empregados pelos reis orientais para tomarem conta dos aposentos dos príncipes e das princesas e até mesmo de seus tesouros.  A Etiópia nesta época era um grande reino localizado no sul do Egito. Então este homem era oficial da rainha.

O eunuco foi em Jerusalém para adorar...”: Um coração com sede de Deus, busca a Deus. Vai até Deus. Deus sempre vai às pessoas, Deus toca as pessoas, o grande problema é que boa parte das pessoas que não tem sede por Deus, estão com um coração duro e obstinado e não querem saber de Deus. Não O reconhecem. “Deus não quer robôs que o adorem, muito menos falsidade na adoração, Ele está em busca de adoradores que o adorem em Espírito e em Verdade” (Jo 4.24).

Outro problema é que há pessoas que BUSCAM A DEUS noutras fontes. Mas Jesus Cristo disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6). Meus queridos, Jesus um dia voltará para buscar aqueles que são teus, Creia...
  • Ele é o “Caminho à “sem o caminho não há para onde ir”.
  • Ele é a Verdade à “sem a Verdade não há como saber”. 
  • Ele é a Vida.... à“sem a Vida não há motivos para viver”.

Um coração com sede de Deus, busca a Deus.
þ  Você tem buscado a Deus?

2ª Evidência: Um coração com sede de Deus
APEGA-SE A PALAVRA DE DEUS (vv. 28-33)
Depois que a pessoa busca a Deus, ela começa a se interessar pela SUA Palavra. O v. 28 diz que o eunuco estava sentado em sua carruagem e lia o profeta Isaías. E o Espírito Santo novamente dá a ordem (vv 29-30) “Vai até lá”. E Filipe correu atrás da carruagem e ouviu que o homem lia o profeta Isaías e perguntou-lhe: Entende o que estás lendo?

No inicio nós temos muitas dificuldades para compreender a mensagem da Palavra de Deus e por isso precisamos de ajuda. O eunuco não pensou duas vezes e disse: “Como vou entender, preciso de alguém para me ensinar” (v.31). E pediu que Filipe subisse e se sentasse.

v. 32-33: A passagem que o eunuco estava lendo era a de Isaias 53.7-8: “Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca. Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado”.

“A Bíblia é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos” (Salmo 119.105).
Um coração com sede de Deus apega-se a palavra de Deus
þ  Você tem se apegado a Palavra de Deus?

3ª Evidência: Um coração com sede de Deus
ABRE A MENTE PARA CRISTO (vv. 34-35)
O eunuco buscou a Deus e se interessou pela Palavra de Deus, mas agora ao ler Isaías veio a dúvida e abriu sua mente para a resposta, v. 34: “Por favor, de quem o profeta está falando isso? De si mesmo ou de outro?”.

A Mensagem da obra de Cristo vai se encaixando aos poucos em nossa mente e neste momento ainda o eunuco não havia compreendido ela. Lembro-me de quando comecei a ter contato com a Palavra de Deus e com o Evangelho, não me fazia sentido nenhum a mensagem da Cruz, todavia aos poucos, e em um belo dia eu compreendi o propósito da Salvação e para isso tiveram algumas pessoas importantes em minha vida que me explicaram a mensagem.  Por isso, “Filipe passou a falar ao eunuco começando por essa passagem, anunciou-lhe o evangelho de Jesus” (v.35).

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).
Um coração com sede de Deus abre a mente para Cristo
þ  Sua mente está aberta para essa mensagem?

4ª Evidência: Um coração com sede de Deus
COMPROMETE-SE COM CRISTO ATRAVÉS DO BATISMO (vv. 36-37)
O eunuco buscou a Deus, se interessou pela Palavra de Deus, abriu sua mente e coração para Cristo e sua mensagem. Qual o próximo passo? É o Batismo. Qual o significado do batismo? Só é batizado quem compreendeu a mensagem e se converteu a Cristo, por compreender a mensagem a pessoa deve ter em mente os 2 aspectos do batismo, ou seja, ao ser batizado a pessoa está afirmando duas coisas. 1º que está morto para o mundo e agora é uma nova criatura em Cristo; 2º que por ser uma nova criatura, a pessoa está dizendo que servirá a Cristo na igreja local. Por isso que nas igrejas batistas existem cursos para batismos, ou de doutrinas batistas, para que a pessoa compreenda de fato o que é o batismo.

O eunuco compreendeu tanto é que ao passarem por um local onde havia água perguntou a Filipe: “Aqui há água, o que me impede de ser batizado? Filipe disse: É permitido, se crês de todo coração. E ele respondeu: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus” (vv. 36-37).

Um coração com sede de Deus compromete-se com Cristo através do batismo.
þ  Você crê em Jesus como seu único e suficiente Salvador? Você já fez este compromisso?
þ  Morrer para o Mundo, Viver para Cristo e Servir na Igreja Local

CONCLUSÃO
Um coração com sede de Deus... 1. Busca a Deus; 2. Apega-se a Palavra de Deus; 3. Abre a mente para Cristo; e 4. Compromete-se com Cristo através do batismo.  “Após o batismo, o eunuco alegre seguiu o seu caminho” (v.39). O evangelho de Jesus Cristo trás alegria, trás satisfação e Vida Nova. O Evangelho transforma vidas. Transformou a minha e a de alguns aqui e pode transformar a sua também. Jesus morreu na Cruz por você e por mim também. Ele deseja ser seu amigo e Não existe nada melhor do que ser amigo de Deus.  [Cantar: Amigo de Deus]. Após ouvir esta mensagem, você compreendeu o propósito de Deus para sua vida? Quero saber se você quer ser um coração com sede de Deus? Você deseja entregar sua vida para Jesus? Quero Orar por sua vida.

No amor de Cristo, 
Pr Paulo Berberth 

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...