As Companhias

Mensagem do dia 23/10/2011 (Domingo/Manhã) 
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

“Sou companheiro de todos os que te temem e dos que guardam teus preceitos” (Salmo 119.63).

O ser humano não foi feito para viver só. A amizade é essencial, necessitamos e precisamos ter vida social, interagindo com outras pessoas seja onde for, no trabalho, na faculdade, entre os familiares etc. A grande verdade é que sempre precisamos de alguém ao nosso lado, um amigo, um companheiro. Por isso sempre buscamos amizades, namoramos, casamos e assim, o relacionamento com pessoas torna-se imprescindível e indispensável.

Tem aqueles amigos de época: que fizeram parte de nossas vidas em um determinado tempo, na infância, no colégio ou faculdade; Tem os superficiais: aqueles que não são tão chegados da gente, mas mesmo assim são especiais; Tem as amizades passageiras: são aquelas pessoas que entram em nossas vidas e por alguma circunstancia acabam saindo, todavia suas lembranças ficam; Tem as amizades virtuais: que conhecemos nas redes de relacionamentos que existem por ai e na medida do possível a cultivamos, umas  tornam-se mais fortes e verdadeiras outras nem tanto, contudo são importantes para quem gosta; Tem também as amizades profundas: que independente do tempo que participaram ou participam de nossas vidas, ficam marcadas lá no íntimo de nosso coração; E por ultimo tem as amizades duradouras: que nem mesmo o tempo, nem a distancia e nada pode apagar, atrapalhar muito menos separar. Essa amizade é fantástica assim como a de Jônatas e Davi: suas almas se ligaram e a amizade deles tornou-se exemplo de fidelidade e companheirismo.

É importante salientar que constantemente nós influenciamos e somos influenciados, entretanto, quais tipos de influencias adquirimos? Qual influencia transmitimos? Você influencia mais do que é influenciado? Saber fazer amizades é necessário e muito bom, por isso o salmista fala dos seus companheiros. O texto diz: 

1. “Sou companheiro...”. A palavra "Companheiro" significa: "Comer pão com...". Ter intimidade, comunhão com alguém. São pessoas íntimas. “Sou”: do Hebraico, raber "Apegar". São pessoas a quem se apega, temos pessoas a quem nos apegamos facilmente outras não. Quem são os amigos a buscar?

2. “... de todos os que te temem ...”.  "Reverenciam". Não é o medo, mas o temor respeitoso, reverencia a Deus. O Salmo 1.1 mostra quem não teme ao Senhor. Provérbios 1.7 “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina”. Não devemos procurar amigos insensatos, mas aqueles que acrescentem positivamente a nossas vidas. Os que temem ao Senhor são boas amizades.  

3. “... e dos que guardam teus preceitos” "Guardam". Do Hebraico. shamrah, "vigiar", ligado à pálpebra, estar de olhos bem abertos, aquele que não fecha o olho. Do Hebraico fiqudin, temos a palavra traduzida por "Preceitos", ou seja, "ordens". Aqueles que pautam suas vidas pela Palavra de DEUS. Há um alerta do apóstolo Paulo: “Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes" (1 Coríntios 15.33).

Concluindo: Há boas e más companhias. Vocês vão escolher as suas.  Você pode ser e ter uma boa companhia. O bom companheiro é aquele que pauta sua vida pela Bíblia. Essa é uma lição para todos: Cuidado com más companhias. Coma pão com a pessoa certa, o temente a Deus e não os escarnecedores. Apegue-se a pessoas de valores e princípios que reflitam os preceitos de Deus.

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Comentários

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...