Pensamentos e Atitudes


Mensagem do dia 25/09/2011 (Domingo/Manhã) 
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

"19 Portanto, em nome do Senhor eu digo e insisto no seguinte: não vivam mais como os gentios, pois os pensamentos deles não têm valor 18 e a mente deles está na escuridão. Eles não têm parte na vida que Deus dá porque são completamente ignorantes e teimosos" (Efésios 4.17-18) NTLH.

Nós sempre ouvimos que “se conselho fosse bom, era vendido e não dado”. No entanto parece-me que o apóstolo Paulo não concordava com isso nem um pouco. A ênfase dele está na ordem: Ele afirma e insiste, não apenas sugere. Ele não dá margem para outra decisão:“... em nome do Senhor eu digo e insisto no seguinte: não vivam mais como os gentios, pois os pensamentos deles não têm valor...”. Neste caso, duas lições fundamentais e de alta seriedade precisam ser aprendidas:

Os gentios vivem de maneira errada e isso não deve ser copiado pelos filhos de Deus de forma alguma;
São os pensamentos que definem a nossa maneira de viver. O pensamento gera a atitude.

É bem verdade que precisamos de firmeza para viver uma vida que seja minimamente exemplar, pois é mais fácil estarmos em perfeita sintonia com nosso próprio “ego” (fazendo nossa própria vontade e não a de Deus) do que com qualquer outra coisa. Para ter uma vida que não causa admiração e impacto nenhum para ninguém, basta continuar respirando! Mas para causar impacto, para ter relevância na vida do outro, para ser exemplar, para fazer a diferença causando mudança e transformação – a coisa é bem diferente.

Se os meus pensamentos me levam a ter as atitudes que tenho, é importante refletir em quais têm sido os meus pensamentos? E quais têm sido as minhas atitudes? Vem de Deus ou não? Edifica ou destrói? Nosso testemunho é como um espelho, ele reflete quem nós somos. É como um perfume, qual será o nosso aroma?

Para termos boas atitudes, precisamos cultivar bons pensamentos. É como na lavoura, nós plantamos e depois colhemos o que plantamos. No meio vem as pragas, o mato e as ervas daninhas que crescem juntas, por isso precisamos limpar o campo e devemos arrancá-las e jogar no lixo. Isso deve acontecer 24 horas por dia e em todos os dias da nossa vida, afinal: “mente vazia é oficina do diabo”.

Não estou dizendo que devemos ter “pensamentos positivos” no sentido místico, como em alguns livros orientais, e/ou de auto-ajuda, mas refiro-me ao sentido prático. Leiamos as palavras do apóstolo Paulo em Filipenses 4.8: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.

Ou seja, se você pensar no ódio o que terá é ódio. Se pensar em mágoas, serão mágoas. Se ciúmes, o que terá é ciúmes. Se for em maldades, sua vida será cercada de maldades. Se seu pensamento for um lixo o que terá é lixo. Se pensar em tudo que vem de Deus, como o Amor, a Paz, a Verdade, o Respeito, a Bondade, Louvores, sua vida terá bons frutos, como no versículo que lemos: “... seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.

Isso envolve esforço, envolve empatia, envolve obediência a Deus, envolve abnegação, Ninguém perde em obedecer a Deus, o resultado vale a pena. Que os nossos pensamentos nos conduzam à prática da vontade de Deus que é BOA, PERFEITA e AGRADÁVEL. Por isso vivamos diferentes dos que não conhecem a Deus, para que através de nossas vidas eles possam conhecer a verdade e não viverem mais na escuridão, mas na Luz, na Luz que é JESUS.

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...