Moisés: Intercede pelo povo de Deus III


Mensagem do dia 31/08/2011 (quarta-feira)

Série: Orações na Bíblia-03 – Texto Base: Êxodo 32.1-35 e 33.1-17

Introdução
Moisés intercedeu pelo povo de Deus com Amor. Ele poderia muito bem não falar nada, mas preferiu interceder. O amor é importante a Bíblia diz que “o amor é o vínculo da perfeição” (Cl 3.14), de nada adianta orar e não tiver amor. Mas também, além de amar o povo de Deus, Moisés ele agiu com a verdade, ele deu nome aos pecados dizendo: Ora, o povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro” (32.31). Mas como homem de Deus e líder do povo, desejava a presença de Deus em tudo que iria realizar.

III – MOISÉS INTERCEDE COM VISÃO (Ex 33.1-17)
Moisés não estava satisfeito só com os fatos extraordinários de revelação narrados em Êxodo 33.7-11 (v 11. Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo), mas ele queria avançar mais profundamente na intimidade de seu Deus Amado. Por isso, ele mostra um desejo: O desejo da presença de Deus (vv.12-17).

É emocionante observar o diálogo entre Deus e Moisés e como este abre as seu coração no anseio de mais comunhão com Deus;
1. v. 12 – “quem enviarás comigo”;
2. v.13 – “Mostra-me os teus caminhos, para que eu te conheça, a fim de achar favor aos teus olhos”;
3. e Moisés mostra o anseio na manifestação de amor para com o povo, “considera que esta nação é teu povo” v.13; “Se tua presença não vai comigo, não nos faça subir daqui” v.15.

Todo projeto e sonhos das bênçãos na Terra da Prometida são jogados sob a condição da presença do Senhor. Tudo sem a Sua companhia seria “frustração e caos”. Percebemos o mesmo desejo dos discípulos de Emaús quando suplicaram: “Fica conosco, porque é tarde e o dia já declina” (Lucas 24.29).

  • Podemos, sinceramente, dizer que os nossos projetos, planos e sonhos, nossos caminhos e nosso futuro seriam nada sem a presença de Jesus?
  • Podemos dizer que sem Jesus tudo o que desejamos seria um enorme vazio sem a presença de Jesus?
  • Moisés intercedeu com visão, Sem Deus, era melhor o povo não receber nada.

Resposta de Deus: v 17 “Disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto que disseste; porque achaste graça aos meus olhos, e eu te conheço pelo teu nome”.

CONCLUSÃO
A intercessão é essencial no seio da Igreja. Aquele que está de joelhos é grande, sim! É grande porque ora, busca ao Senhor. Por isso a oração tem muito valor. Quando interceder por alguém, faça como Moisés fez.
I – Interceda com Amor
II – Interceda com Verdade
III – Interceda com Visão

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...