As Bem-Aventuranças 02


AS BEM-AVENTURANÇAS 02:
“OS QUE CHORAM”
Mensagem do dia 04/09/2011 (Domingo/Noite)
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão
                
Mateus 5.4: “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados”.

Introdução
Incoerência! Sem sentido. Sabemos muito bem que a sociedade é voltada para a felicidade e para o mundo, chorar e sofrer não são sinônimos de felicidade, sofrer não é bom e nunca será bom. Portanto, como chorar poderia ser sinal de bem-aventurança? O que Jesus queria dizer, exatamente?

1. OS QUE CHORAM “Bem-aventurados os que choram...”

A palavra “chorar” penqe,w pentéo significa: ”lamentar”, “prantear pelo morto” (comparado com a dor de luto).  Entristecer-se com uma profunda tristeza que toma conta de todo ser de tal maneira que não pode ser oculta, ela torna-se visível para todos. Jesus está falando de chorar pelo pecado, a tristeza piedosa que produz arrependimento, levando à salvação de todo aquele que crê.

O apóstolo Paulo fala da tristeza que os corintos sentiram, trata-se do efeito de sua primeira carta, que confrontou os seus pecados, a rebelião e as más condutas que estavam acontecendo na igreja de corinto, 2 Coríntios 7.9-10: 9 agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis. 10 Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte”.

O verdadeiro arrependimento não pode ocorrer sem que haja a tristeza genuína por causa do pecado. O arrependimento leva à contrição, um coração quebrantado. Mas a tristeza do mundo produz algo bem diferente, produz o sentimento de culpa, a tristeza nada mais é que o orgulho ferido, remorso e tais sentimentos não conduzem ao arrependimento.

É como o exemplo de Judas e Pedro. 1. Judas sentiu remorso, devolveu as 30 moedas de prata e  enforcou-se (Mt 27.3-5); 2. Pedro se arrepende: “depois que o galo cantou pela terceira vez, Pedro se lembrou da palavra que Jesus e saindo dali, chorou amargamente” (Mt 26.75).

Você já chorou diante do SENHOR reconhecendo que é pecador e que está arrependido?

·    Bem-aventurado (Feliz) é aquele que chora por reconhecer o pecado.


2. SERÃO CONSOLADOS “...porque eles serão consolados”.

“Consolados”. A palavra utilizada por Jesus foi paraklhqh,sontai parakltesontai, a mesma utilizada para “advogado”, “consolador”.  Portanto, Jesus não falou: "se consolarão", pois vem de fora. Também não é um estado emocional e nem psicológico, como dizem: "chorar faz bem". Chorar faz bem de vez em quando, mas isso não é consolo, isso é desabafo. A palavra na verdade diz que: “alguém consolará” – “serão consolados”.

1. Deus quer que seu povo seja consolado: Is 40.1 “Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus”. Ele não deseja nosso sofrimento, embora o permita algumas vezes, como foi no caso de Jó.

2. Quem consola? João 14.16: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”. Paráclito, o que vai ao lado. Deus oferece a companhia, pelo Espírito Santo, Ele é consolador. É Ele quem vai nos consolar. O salmista declara: “Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30.5). Você pode chorar a noite toda, mas a alegria vem pela manhã. Você será consolado pelo choro.

JESUS se interessa pelas pessoas. Quem não se lembra de quando Jesus fez a primeira multiplicação dos pães e peixes: "Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas” (Marcos 6.34).

O Pai quer, o Filho e o Espírito nos consolam. Quem sofre, chore diante do Senhor. Ele consola os que a Ele se entregam. Mas não é apenas aqui a consolação. É principalmente quando estivermos na eternidade com o SENHOR. O “consolo” é o conforto do perdão e da salvação. 

Apocalipse 7.17: “pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”.

Apocalipse 21.4: “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”.


Conclusão

  • Qual a razão da nossa dor? Por que choramos? É por culpa nossa?  1 Pedro 4.15: Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem”.  Se formos nós mesmos a causa de nossa dor, então: Corrijamo-nos!

  • A dor é pela fidelidade a Deus? 1 Pedro 4.16: mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome”. Sofrer por Jesus, pela fidelidade a Deus é glória para nós. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Deus se interessa pela nossa vida. Ele Enxuga nossas lágrimas.

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...