terça-feira, 6 de setembro de 2011

As Bem-Aventuranças 02


AS BEM-AVENTURANÇAS 02:
“OS QUE CHORAM”
Mensagem do dia 04/09/2011 (Domingo/Noite)
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão
                
Mateus 5.4: “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados”.

Introdução
Incoerência! Sem sentido. Sabemos muito bem que a sociedade é voltada para a felicidade e para o mundo, chorar e sofrer não são sinônimos de felicidade, sofrer não é bom e nunca será bom. Portanto, como chorar poderia ser sinal de bem-aventurança? O que Jesus queria dizer, exatamente?

1. OS QUE CHORAM “Bem-aventurados os que choram...”

A palavra “chorar” penqe,w pentéo significa: ”lamentar”, “prantear pelo morto” (comparado com a dor de luto).  Entristecer-se com uma profunda tristeza que toma conta de todo ser de tal maneira que não pode ser oculta, ela torna-se visível para todos. Jesus está falando de chorar pelo pecado, a tristeza piedosa que produz arrependimento, levando à salvação de todo aquele que crê.

O apóstolo Paulo fala da tristeza que os corintos sentiram, trata-se do efeito de sua primeira carta, que confrontou os seus pecados, a rebelião e as más condutas que estavam acontecendo na igreja de corinto, 2 Coríntios 7.9-10: 9 agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis. 10 Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte”.

O verdadeiro arrependimento não pode ocorrer sem que haja a tristeza genuína por causa do pecado. O arrependimento leva à contrição, um coração quebrantado. Mas a tristeza do mundo produz algo bem diferente, produz o sentimento de culpa, a tristeza nada mais é que o orgulho ferido, remorso e tais sentimentos não conduzem ao arrependimento.

É como o exemplo de Judas e Pedro. 1. Judas sentiu remorso, devolveu as 30 moedas de prata e  enforcou-se (Mt 27.3-5); 2. Pedro se arrepende: “depois que o galo cantou pela terceira vez, Pedro se lembrou da palavra que Jesus e saindo dali, chorou amargamente” (Mt 26.75).

Você já chorou diante do SENHOR reconhecendo que é pecador e que está arrependido?

·    Bem-aventurado (Feliz) é aquele que chora por reconhecer o pecado.


2. SERÃO CONSOLADOS “...porque eles serão consolados”.

“Consolados”. A palavra utilizada por Jesus foi paraklhqh,sontai parakltesontai, a mesma utilizada para “advogado”, “consolador”.  Portanto, Jesus não falou: "se consolarão", pois vem de fora. Também não é um estado emocional e nem psicológico, como dizem: "chorar faz bem". Chorar faz bem de vez em quando, mas isso não é consolo, isso é desabafo. A palavra na verdade diz que: “alguém consolará” – “serão consolados”.

1. Deus quer que seu povo seja consolado: Is 40.1 “Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus”. Ele não deseja nosso sofrimento, embora o permita algumas vezes, como foi no caso de Jó.

2. Quem consola? João 14.16: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”. Paráclito, o que vai ao lado. Deus oferece a companhia, pelo Espírito Santo, Ele é consolador. É Ele quem vai nos consolar. O salmista declara: “Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30.5). Você pode chorar a noite toda, mas a alegria vem pela manhã. Você será consolado pelo choro.

JESUS se interessa pelas pessoas. Quem não se lembra de quando Jesus fez a primeira multiplicação dos pães e peixes: "Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas” (Marcos 6.34).

O Pai quer, o Filho e o Espírito nos consolam. Quem sofre, chore diante do Senhor. Ele consola os que a Ele se entregam. Mas não é apenas aqui a consolação. É principalmente quando estivermos na eternidade com o SENHOR. O “consolo” é o conforto do perdão e da salvação. 

Apocalipse 7.17: “pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”.

Apocalipse 21.4: “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”.


Conclusão

  • Qual a razão da nossa dor? Por que choramos? É por culpa nossa?  1 Pedro 4.15: Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem”.  Se formos nós mesmos a causa de nossa dor, então: Corrijamo-nos!

  • A dor é pela fidelidade a Deus? 1 Pedro 4.16: mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome”. Sofrer por Jesus, pela fidelidade a Deus é glória para nós. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Deus se interessa pela nossa vida. Ele Enxuga nossas lágrimas.

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth