Antes de Tomar uma Decisão...


13 Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. 14 Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. 15 Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo” (Tiago 4.13-15).

Lembro-me de quando me convidaram para ser preletor num acampamento de jovens e adolescentes, então após a conversa (com meu coração tentado a ir e aceitar o convite), respondi que aceitaria, mas que precisava orar para Deus me dar as mensagens e sugestão para o tema.

Hoje, pensando melhor deveria ter dito: Eu gostaria muito de ir, mas você pode me dar uns dias para orar antes de responder?

Este pedido seria a melhor resposta, mas poderia talvez suscitar algumas questões, poderíamos pensar:  
  • Para que ocupar Deus com uma decisão tão simples?  
  • Não bastaria ponderar os prós e os contras e responder? 
  • Não seria suficiente seguir a inclinação do coração, pois estava desejoso de ir?
Não que errei ao aceitar o convite, até porque foi uma bênção aquele acampamento, todavia, eu poderia ter feito diferente, eu deveria orar antes de tomar a decisão e não tomar a decisão e depois orar para dar certo.

Essa atitude, porém, deve nos levar a refletir e confessar que, tantas vezes em nossas vidas, decidimos sem orar, escolhemos sem orar, compramos sem orar, vendemos sem orar, viajamos sem orar, mudamos sem orar, passeamos sem orar, chegamos sem orar, namoramos sem orar, casamos sem orar, optamos por um curso sem orar, apostamos numa profissão sem orar, investimos nosso dinheiro sem orar. Será que você age assim?

Davi, um homem segundo o coração de Deus, deu exemplo, por várias vezes orou antes de agir, como nas seguintes situações:

“Foi dito a Davi: Eis que os filisteus pelejam contra Queila e saqueiam as eiras. Consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Irei eu e ferirei estes filisteus? Respondeu o SENHOR a Davi: Vai, e ferirás os filisteus, e livrarás Queila” (1 Samuel 23.1-2).
  
"Depois disto, consultou Davi ao Senhor, dizendo: Subirei a alguma das cidades de Judá? Respondeu-lhe o Senhor:  Sobe. Perguntou Davi: Para onde subirei? Respondeu o Senhor: Para Hebrom" (2 Samuel 2.1). 

Também quero ser um homem segundo o coração de Deus. E você?

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Comentários

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...